Índice
A cultura brasileira é uma amálgama de diversidades – aproveitamos tudo o que nos serve, venha de onde vier, essa é a verdade. E isso é muito bom, essa possibilidade de receber de fora e integrar, incorporar à nossa cultura, o que outros povos já têm como conhecimento de seus “mais velhos”. Por isso, em respeito à nossa diversidade, vamos aqui falar um pouco dos remédios caseiros mais usados para os incômodos do dia a dia.
São esses alguns dos remédios que nossos avós e bisavós trouxeram, talvez de outras partes do mundo, talvez aprenderam seu uso com alguma benzedeira ou com um velho de uma aldeia distante. E são remédios comprovados, consagrados pela cultura popular e que ainda hoje são usados sem medo, e com resultados positivos, pelo povo do nosso país.
Conheça aqui mais usos para o cravo da índia, que é o nosso cravinho de cheiro.
Aqui você poderá ler mais sobre os usos curativos da alfazema e da arruda.
Leia aqui mais sobre o uso da carqueja.
Para conhecer melhor a camomila, leia aqui.
Aqui, leia mais sobre as propriedades curativas do alecrim, que são diversas.
E para coroar o dia, tome um banho de rosa branca (daquela rosa miudinha, de cacho, sabe qual é?). Esse é um dos banhos de cheiros mais relaxantes que eu conheço. Melhor ainda se você dissolver uma colherada de mel nele. Aí, depois do banho, direto para a cama. E durma bem!
Outro dia eu conto mais sobre as receitas caseiras que a cultura brasileira vem juntando a mais de quinhentos anos, de povos tão diversos quanto os indígenas originários desta terra, os negros africanos que vieram escravos da África, os italianos, portugueses e espanhóis que para cá imigraram até o século XX, e os japoneses e árabes que vieram para cá em épocas diversas.
Sim, somos um país de imigrantes e, com muita honra, somos um povo que se constitui na diversidade. Assim somos nós, os brasileiros.
Talvez te interesse ler também:
RECEITAS DA VOVÓ: REMÉDIOS CASEIROS QUE FUNCIONAM
TRATADO DAS PLANTAS MEDICINAIS: FAÇA GRÁTIS O DOWNLOAD DO LIVRO
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER