Índice
O que fazer se você tiver um contato acidental com uma água-viva? Existem vários remédios naturais para cuidar das lesões provocadas pelas medusas, e as recomendações mais conhecidas, infelizmente, são as piores a se fazer, como urinar, usar álcool ou amônia.
Veja aqui algumas dicas úteis.
Se uma água-viva de repente te tocar, saia imediatamente da água e mantenha molhada a área afetada com a própria água do mar. Não se lave com água doce o que favoreceria a liberação de mais toxinas.
Não entre em pânico, saia da água e peça ajuda se precisar. A água salgada ajuda na remoção dos tentáculos da água-viva, mas se isso não for o suficiente, nunca use objetos pontiagudos, como lâminas de faca ou de tesoura. O conselho é usar um objeto rígido mas que não corte como por exemplo um cartão de crédito, um palito de sorvete. E cuidado para não provocar lesão nas mãos durante o procedimento.
Se você nunca ouviu falar desse óleo conheça aqui todas as suas propriedades, pois ele é realmente fantástico. Para tratar queimaduras com água-viva usando o óleo da árvore-do-chá, ou tea tree oil como também é conhecido, leve um vidrinho de 10 ml para as suas férias contendo uma mistura de 1/3 do óleo essencial de melaleuca com 2/3 de óleo essencial de lavanda. O vidrinho pode ser útil também para desinfetar feridas.
Prepare uma mistura cremosa usando o bicarbonato com um pouco d’água. Coloque-a sobre a ferida e deixe-a em repouso durante pelo menos 30 segundos. O bicarbonato ajuda a aliviar o ardor. Evite coçar, tocar e esfregar a área, o que pode acionar mais células, as cnidoblastos, que contêm a toxina da medusa.
Os cremes esteróides e os cremes anti-histamínicos não afetam as picadas de medusas porque só entram em ação depois de 30 minutos, ou seja, quando a reação já atingiu o seu pico.
Entre os remédios populares mais usados para o tratamento de lesões provocadas por medusas, encontramos a aplicação de amoníaco, álcool ou urina. Estes são remédios que não encontram acordo na comunidade científica. Já o vinagre é indicado somente nos caso de lesões provocadas por medusas tropicais. No caso das medusas do mediterrâneo, o vinagre é contra-indicado pois poderia aumentar a sensação de ardor.
O Ledum palustre é um remédio homeopático recomendado para lesões provocadas por águas-vivas. É o mesmo produto considerado eficaz na prevenção de picadas de mosquito. Consulte um médico homeopata para prescrever este medicamento.
Outro remédio homeopático sugerido em caso de lesões por medusas é o Urtica urens. Consulte um homeopata para a prescrição do medicamento.
Para aliviar as lesões provocadas pelas queimaduras, duas plantas úteis podem ser a babosa (aloe vera) e a calêndula. Lave bem as áreas afetadas antes com a água do mar e espere-as secar, retire tentáculos se houver para depois aplicar uma pomada ou gel a base de uma destas plantas (pode ser o gel da babosa retirado da própria planta)..
Picadas de medusas são irritantes mas geralmente não são fatais, exceto se a pessoa for muito sensível à peçonha.
No entanto, podem surgir complicações, apesar dos primeiros socorros oportunos.
Podem ocorrer:
Pessoas alérgicas podem ter um choque anafilático.
Se sintomas inesperados aparecerem e o problema não for resolvido rapidamente, corra imediatamente para um Pronto Socorro.
Uma vez passado o ardor inicial. Evite tomar sol no lugar ferido ou use protetor solar para evitar cicatriz.
Não mate nem toque na água-viva que pode ser urticante ainda depois de morta. Os animais apenas se defendem, eles não têm maldade de machucar ou ferir os banhistas.
Talvez te interesse ler também:
8 remédios naturais para o verão – e que realmente funcionam!
As medusas (águas-vivas) mais venenosas do Brasil e do mundo
Imagens raras de uma água-viva que parece fogos de artifício. VÍDEO
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER