Índice
Dedaleira, Digitalis purpurea, é uma planta ornamental comum em jardins e paisagens. Na medicina natural, é conhecida por suas propriedades terapêuticas como estimulante cardíaco, diurético e ansiolítico, sendo usada no tratamento de diversas condições de saúde. Saiba mais sobre a dedaleira, seus usos, benefícios e simbologias espirituais, com as informações a seguir.
A dedaleira é nativa da Europa, Ásia Ocidental e África do Norte. Embora seja uma planta medicinal, usada para tratar doenças cardíacas, é muito perigosa quando ingerida em grandes quantidades.
Foi introduzida na América do Norte no século XVIII, onde rapidamente se naturalizou em muitas regiões dos Estados Unidos.
O nome do gênero dessa planta, Digitalis, tem origem latina e significa ‘dos dedos’.
Popularmente, de acordo com o local, a dedaleira é conhecida por vários nomes comuns como:
Suas folhas têm aparência rugosa e formam pequenas rosetas.
As inflorescências são longas e com muitas flores em formato que lembra um dedal (daí o porquê do nome). São de coloração variadas, com tons lilás, roxos, brancos ou rosadas, sempre com pigmentos na porção interior.
O período em que floresce compreende as estações primavera e verão.
As dedaleiras têm preferências por climas amenos, boa luminosidade, regiões com alguma altitude, solo fértil e rico em matéria orgânica.
O cultivo pode ser através de sementes plantadas diretamente ou por divisão da própria planta adulta (o popular “pega de galho”).
Por ser uma planta com flores bem vistosas, em formato de dedais, a dedaleira é comumente usada como planta ornamental,
É excelente para bordaduras, maciços, jardineiras ou vasos.
Este vídeo do canal Jardim Botânico UTAD, mostra toda a beleza da dedaleira. Confira:
As folhas da dedaleira são as que mais contêm compostos chamados glicosídeos cardíacos, como a digitoxina e a digoxina, que têm ação sobre o músculo cardíaco. Quando utilizadas corretamente e sob supervisão médica adequada, essas substâncias podem ser benéficas no tratamento de condições como insuficiência cardíaca congestiva.
A casca da dedaleira não é comumente utilizada na medicina, sendo que as partes mais utilizadas suas folhas e flores.
Esta planta também pode ser utilizada para tratar uma série de doenças:
Caso esteja interessado em adquirir essa planta para fins ornamentais, você pode tentar encontrar sementes ou mudas em lojas especializadas em jardinagem ou através de fornecedores online.
Se for plantar dedaleira no jardim, certifique-se de mantê-la fora do alcance de crianças e animais de estimação, devido à sua toxicidade.
Se quiser usar a dedaleira para fins medicinais, pode encontrá-la em casas de ervas ou farmácias naturais, físicas ou virtuais. No entanto, consulte um médico ou fitoterapeuta antes. NUNCA SE AUTOMEDIQUE!
Como já dito, a dedaleira é uma planta tóxica e deve ser usada apenas sob a orientação de um profissional de saúde qualificado.
A dosagem e administração corretas são essenciais para evitar efeitos colaterais graves, como:
Digitalis purpurea é um remédio homeopático frequentemente usado para tratar insuficiência cardíaca congestiva, arritmia e ajudar na melhora de sintomas desses distúrbios cardíacos. A planta ajuda a:
Vale observar que a homeopatia é uma abordagem terapêutica controversa, e a eficácia dos remédios homeopáticos ainda é objeto de debate na comunidade médica.
Se você estiver considerando usar a homeopatia Digitalis purpurea ou qualquer outro remédio homeopático, é importante conversar com seu médico para determinar se é seguro e eficaz para o seu caso.
Em relação ao seu significado espiritual, a dedaleira é frequentemente associada à magia e ao mundo místico.
Nas antigas culturas, a dedaleira era tida como uma planta de proteção, usada para afastar energias negativas e maus espíritos. Também era utilizada para aumentar a intuição e a clareza mental, bem como para estimular a conexão com a natureza e com o mundo espiritual.
A antiga religião germânica considerava que a dedaleira era uma planta sagrada associada à deusa Freya, que representa o amor, a fertilidade e a sabedoria.
Vários povos europeus da antiguidade associavam as dedaleiras à magia e ao folclore das fadas.
Muitos contos infantis advertiam contra a colheita de flores de dedaleiras, dizendo que isso ofendia as fadas.
Alguns acreditavam que as manchas em algumas flores eram impressões digitais das fadas.
Outras lendas diziam que o orvalho encontrado nas dedaleiras podia ser coletado e usado para se comunicar com as fadas.
Na Escandinávia, conta uma lenda que as fadas ensinaram as raposas a avisar umas às outras sobre a invasão de caçadores tocando sinos de dedaleiras.
Na Irlanda, as dedaleiras eram usadas para impedir o mau-olhado e quebrar feitiços.
Uma curiosidade sobre essa planta é que o artista Vincent Van Gogh a usou para tratar sua epilepsia. Inclusive, as flores da dedaleira estão retratadas em duas pinturas que o artista fez de seu médico, Paul Gachet, segurando dedaleiras em ambas as obras.
Como visto, a dedaleira além de bela e exuberante, é uma planta amiga do coração e ligada ao misticismo.
Em suma, uma planta fascinante!
As informações são gerais e não substituem uma consulta médica para uso medicinal da planta. Nunca se automedique.
Fontes:
Para mais conteúdos sobre plantas, veja:
Umbuzeiro: Usos e benefícios dessa árvore sagrada
Flor Angélica: Significado, simbolismo, usos e benefícios
Mamona (Ricinus communis): Usos e benefícios
Tagua: Planta-elefante, marfim vegetal. Usos e benefícios
Mil-folhas: Planta medicinal amiga das mulheres. Usos e benefício
Categorias: Remédios caseiros
ASSINE NOSSA NEWSLETTER