As camisas do Manchester United para a temporada 2018/2019 serão de plástico reciclado recolhido dos Oceanos. Isso foi anunciado pela Adidas e pela sociedade inglesa. O kit, produzido pela Parley for the Oceans, é um retorno ao azul marinho de 1968, que visa celebrar o 50º aniversário da vitória da equipe na Copa dos Campeões.
Naquela ocasião, os portugueses do Benfica foram derrotados por 4-1 na prorrogação, graças às redes do Sir Bobby Charlton (2), George Best e Brian Kidd, e os detalhes dourados do logotipo da Adidas e do emblema do clube prestaram homenagem a esse sucesso. Mas o verdadeiro sucesso é o material com o qual a terceira camisa da equipe inglesa foi feita.
Criada em Parley Ocean Plastic® pela associação Parley for the Oceans, a camisa é azul não apenas para lembrar a vitória européia de 50 anos atrás, mas também para lembrar a cor dos oceanos, cada vez mais ameaçada pelo plástico.
As camisas do United também terão um escrito dentro do colarinho: “For the Oceans”. Cada camisa foi feita com o tecido especial produzido pela reciclagem de 28 garrafas plásticas. O terceiro kit será usado em campo pela primeira vez pela primeira equipe durante a turnê de verão dos Reds nos Estados Unidos.
Oliver Nicklisch, diretor de produtos da Adidas explicou: “Todos nós precisamos mudar a maneira como pensamos e agimos contra nossos oceanos. É essa crença fundamental que a Adidas compartilha, e é por isso que nossa parceria inovadora com a Parley for the Oceans é tão importante para nós. Trabalhando com o Manchester United para criar as novas e extraordinárias camisas feitas com Parley Ocean Plastic, esperamos destacar o problema do plástico que prejudica nossos oceanos e, por fim, encorajar e inspirar os fãs a se juntarem a nós na criação de um melhor ambiente para todos”.
Além de criar conscientização sobre o problema do plástico em nossos oceanos, a Adidas e a Parley estão trabalhando juntas para fabricar calçados e roupas com lixo plástico reciclado interceptado por linhas costeiras, praias e comunidades costeiras.
Muito bom porque retirar o lixo dos oceanos é sempre um nosso dever cada vez mais urgente mas será que esse plástico não retornará aos oceanos através da lavagem da roupa? Há quem sustente essa teoria:
FIBRAS SINTÉTICAS: POLUEM OS MARES E OCEANOS CADA VEZ QUE LAVAMOS ROUPAS
Sobre o problema da poluição por plástico nos oceanos, leia também:
A SACOLA PLÁSTICA MAIS PROFUNDA DA TERRA, NA FOSSA DAS MARIANAS
3 VEZES A FRANÇA: ESTE É O TAMANHO DA ILHA DE PLÁSTICO NO PACÍFICO
PLÁSTICO SHOCK: 10 IMAGENS DA NATIONAL GEOGRAPHIC QUE TODO MUNDO TEM QUE VER
ASSINE NOSSA NEWSLETTER