Estados Unidos e Brasil são os dois países do mundo com as taxas de infecção e mortalidade mais altas de Covid-19.
Ambos são muito populosos e de dimensões continentais, mas há algo mais em comum entre entre eles: o consumismo – hábito que vem sendo discutido em alguns países como necessário de ser freado pós-pandemia.
Muita gente pensa que a crise imposta pelo novo coronavírus fará com que encontremos um novo sentido da vida, que tenhamos uma maior conexão com a Mãe Natureza e que acordemos para uma nova dimensão de amor e solidariedade.
Mas isso pode ser uma utopia, pois o desejo de ter o mais novo produto lançado no mercado fez uma multidão se aglomerar em uma loja de calçados, em um shopping na cidade de Atlanta, para adquirir os novos tênis Air Jordan.
Em um vídeo postado nas mídias sociais é possível ver as pessoas fazendo fila para comprar o tênis, que está esgotado nas lojas on-line.
Here’s what it looked like as Jimmy Jazz’s doors opened at Greenbriar Mall in Atlanta. Everyone I talked to was in line for a new Air Jordan 5 that sold out online. pic.twitter.com/opbqIC08mq
— Charlie Gile (@CharlieGileNBC) May 2, 2020
A busca pelo mais novo produto ocorreu após o governador do estado da Georgia, Brian Kemp, liberar o fim do isolamento incentivando o comércio a reabrir as suas portas.
Talvez, aqui no Brasil, a situação não fosse muito diferente caso uma loja em um shopping anunciasse a venda do mais novelo modelo de iPhone.
Esse exemplo mostra o quão necessário é um gestor público comprometido com aquilo que realmente importa, sobretudo, neste momento: a vida.
Talvez te interesse ler também:
1º de maio: como serão as relações trabalhistas num mundo pós-pandemia?
Diaristas dispensadas sem pagamento: a categoria é a mais atingida pela crise coronavírus
ASSINE NOSSA NEWSLETTER