O que fazer com roupas, acessórios e tecidos que iriam para o lixo?


A moda que está na moda é insustentável! O alto consumo de recursos naturais, necessário para que uma grande produção possa satisfazer a demanda de consumo, gera quantidades enormes de resíduos poluentes. A rápida obsolescência das peças, proposital para manter o ciclo de consumo constante, tem gerado montanhas de lixo têxtil de difícil solução. Nesse contexto, surgem iniciativas que tentam aliviar essa pressão econômica sobre o meio ambiente. Uma delas é o Projeto EcoOuse.

Trata-se de um projeto que visa promover a economia circular e a sustentabilidade, transformando a maneira como as pessoas consomem moda, e incentivando práticas conscientes e criativas. Saiba mais sobre essa iniciativa através das informações a seguir.

O que é o EcoOuse?

O projeto EcoOuse, idealizado por Caroline Caron, capacita indivíduos para reutilizarem roupas, acessórios e materiais têxteis descartados, transformando-os em novos produtos através de uma plataforma de moda sustentável. A plataforma incentiva, orienta e capacita as pessoas a reaproveitarem esses itens, muitas vezes considerados lixo, para criar novos produtos com identidade, exclusividade e atitude.

Desde abril de 2018, o projeto tem atuado e oferecido aulas teóricas sobre moda sustentável, além de ensinar técnicas de transformação de roupas usadas, culminando em um desfile de moda com as criações dos alunos.

Em 2019, o EcoOuse expandiu sua atuação social para capacitar mulheres de comunidades periféricas, para que elas possam gerar renda própria através da produção de moda sustentável.

Valores Fundamentais do EcoOuse

Os valores que permeiam o trabalho do EcoOuse são:

Consumo Consciente

As mudanças nos hábitos de consumo podem causar grande impacto no futuro da sociedade e do meio ambiente urbano. Por meio de projetos de participação voluntária, o EcoOuse difunde os conceitos de sustentabilidade e consumo consciente, transformando a maneira como as pessoas veem a moda.

Moda Circular

O EcoOuse defende a moda circular, baseada na ética, longevidade, eficiência de recursos, biodegradabilidade, reciclabilidade e não toxicidade.

Produtos de moda devem ser desenvolvidos com a intenção de serem usados de maneira proveitosa e circularem na sociedade pelo maior tempo possível.

Banco de Roupas para Trocas

Nesse Banco de Roupas, você pode trocar roupas e acessórios, novos e usados, promovendo economia colaborativa e consumo consciente.

Capacitação e Criatividade

O projeto também oferece um programa de capacitação inovador para alunos de vários perfis socioculturais e de todas as idades. Eles aprendem sobre Moda Sustentável e participam de oficinas práticas para desconstruir e reconstruir roupas e acessórios.

As aulas abordam temas como os impactos da indústria da moda no meio ambiente, história da moda, técnicas de desenho e croqui.

As oficinas incluem experiências práticas com estamparia, tingimento natural e customização. O resultado final é a entrega de produtos finalizados, com desfiles de moda, ensaios fotográficos e exposição dos trabalhos desenvolvidos.

Como participar do EcoOuse?

Para participar do Projeto EcoOuse, você pode seguir algumas etapas:

Visite o Site

Acesse o site oficial do EcoOuse para obter informações detalhadas sobre o projeto e suas iniciativas.

Conheça os seus Valores

Leia sobre os valores fundamentais do projeto, como Consumo Consciente e Moda Circular, para entender melhor sua missão e propósito.

Acesse o Banco de Roupas

Explore o Banco de Roupas do EcoOuse. Troque roupas e acessórios, novos e usados, promovendo economia colaborativa e consumo consciente.

Participe das Oficinas

Participe dos programas de capacitação inovadores para pessoas de todas as idades e perfis socioculturais.  Participar dessas oficinas é uma ótima maneira de aprender e contribuir para a moda circular.

Revolução Sustentável da Moda

Faça parte dessa revolução sustentável! Apoie o EcoOuse, use e compartilhe essa ideia inovadora e contribua para um mundo mais consciente e responsável.

Fontes:

  1. EcoOuse
  2. Banco de Roupas
  3. Stylo Urbano

Veja outros conteúdos sobre Moda Sustentável em:

Uma enorme pilha de roupas jogadas no lixo pode ser vista do espaço

Lixão têxtil a céu aberto no Chile é a nova paisagem do deserto do Atacama

Jeans rasgados nunca mais! Conheça os perigos dessa moda

Moda ecológica: Brilho sustentável com lantejoulas bioplásticas feitas de algas

Moda Vegana: Vestuário sustentável, Sem exploração e cruelty-free

Comprar menos e trocar mais: Um app para trocar roupas em vez de comprá-las




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...