O futuro da moda: cogumelos são a última tendência


Esqueça todas as outras opções porque… os cogumelos são a última tendência na indústria da moda.

Os fungos provaram ter benefícios imensuráveis para o corpo, além de se tornarem um símbolo da cultura popular.

Agora, no mundo da moda, estes organismos ampliam cada vez mais as possibilidades de produzir tecidos a partir do Reino Fungi.

Brincos de cogumelos da Chanel? Tênis da Adidas de cogumelos?

Temos!

Cogumelos: o futuro da moda

Os cogumelos estão aparecendo em todos os lugares e de diversas formas. Na indústria da moda, estão sendo usados na fabricação de materiais.

Esta inovação, diante da crise climática que enfrentamos, mostra que os cogumelos podem ser a resposta para tornar o mundo da moda mais sustentável.

Através do processo de biofabricação, grandes empresas como Adidas e Chanel (entre outras), estão usando as raízes subterrâneas dos cogumelos (micélio) para criar alternativas sustentáveis ao couro e à camurça.

Por exemplo, o novo tênis da Adidas foi refeito com um material, o Mylo, derivado do micélio. O tecido é flexível, respirável e lembra muito o couro. Isso o torna uma alternativa ideal e ética aos materiais produzidos a partir de animais e plásticos sintéticos.

Assista ao vídeo:

 

As alternativas ao couro, como os cogumelos e até couro derivado de seiva de seringueira, estão inspirando diversas marcas a adotar uma abordagem mais orgânica para a inovação de materiais.

De maneira geral, os cogumelos parecem ser uma solução ideal para decisões mais eco-conscientes e para novas formas de pensar e viver de forma mais positiva com a natureza.

Ao contrário dos couros derivados de animais, que levam um ano para serem produzidos e consomem uma quantidade significativa de água, o couro à base de cogumelo Mylo, pode ser produzido em duas semanas com um consumo de carbono muito menor (seu processo de produção absorve até o carbono da atmosfera). Além disso, o tecido à base de micélio é produzido a partir de uma substância natural em vez das alternativas sintéticas derivadas de produtos petroquímicos.

Incrivelmente, o micélio de cogumelos já foi usado até para limpar derramamentos de óleo e pode se tornar um novo material de construção biodegradável.

Em um mundo tecnológico, as soluções para a insustentabilidade parecem estar no mundo natural.

Estes organismos resilientes estão provando ser um recurso versátil em diversas aplicações, mostrando ao mundo que a reconexão com a natureza pode resolver muitos problemas em nosso estilo de vida.

A meta é uma existência mais saudável tanto para nós quanto para o planeta.

Fonte: overduemagazine.com

Talvez te interesse ler também:

Couro vegetal feito de cogumelo: sensação de pele de bezerro

Roupas ‘vivas’ à base de cogumelos, abacaxi e algas que absorvem CO2 e purificam o ar

Pele vegetal feita de cacto e algodão: adeus ao couro animal

Cogumelo Juba-de-Leão: propriedades magníficas para a saúde

Cogumelos: 10 benefícios comprovados, receitas e contraindicações

Cogumelo Véu de Noiva: características, usos e propriedades surpreendentes




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...