O óleo essencial de melaleuca é extraído das folhas da Melaleuca alternifolia, espécie de planta nativa da Austrália, também conhecida como “árvore do chá“.
Em diversas áreas da Austrália é feita a coleta espontânea (não cultivada) desta planta, que posteriormente é submetida a um delicado processo de destilação, através da utilização de vapor d’agua.
Graças às suas propriedades curativas e antissépticas, seu óleo vem sendo empregado seja em cosméticos naturais que em produtos desinfetantes para limpeza doméstica.
Os óleos essenciais de melhor qualidade são extraídos das espécies cultivadas com a agricultura orgânica e sem o uso de solventes químicos.
Antes de comprar este óleo, confira se ele é 100% puro e preferivelmente de origem orgânica ou biodinâmica.
As propriedades do óleo de melaleuca
O óleo de melaleuca tem propriedades antibacteriana, cicatrizante, antifúngica e desodorante, o que o torna uma das substâncias mais milagrosas que a natureza pode nos oferecer.
Nos casos em que seja necessário aplicar o óleo sobre a pele, recomenda-se dilui-lo em uma pequena quantidade do óleo vegetal de sua preferência, de modo a evitar que a sua potente ação, possa irritar a epiderme, sobretudo se sensível.
Pelo mesmo motivo, o óleo de melaleuca, como todos os outros óleos essenciais, não devem ser aplicados diretamente sobre a mucose e devem ser mantidos fora do alcance das crianças.
O óleo de melaleuca é um produto altamente concentrado e de odor forte. Um frasco pode durar bastante se usado com parcimônia. Portanto, na hora de comprá-lo, veja a data de validade.
Se o cheiro for muito forte, dilua-o óleo em óleo essencial de lavanda ou limão. Veja se o frasco contém conta-gotas e se o vidro da embalagem é de cor escura pois os óleos essenciais são sensíveis à luz. Por isso conserve-os no escuro, por exemplo em uma gaveta.
Agora que você conhece suas propriedades e sabe como se orientar para comprá-lo, veja aqui algumas sugestões de uso:
Como usar óleo de melaleuca para beleza e saúde
- Como antisséptico, em caso de pequenas feridas. Aplique-o sobre a zona interessada com um cotonete depois de tê-lo diluído em duas ou três gotas de óleo vegetal.
- Em caso de problemas de acne ou furúnculo inflamados que parecem ser impossíveis de curar, use como tratamento de choque aplicando uma gota, melhor ainda se diluída, diretamente sobre a área interessada.
- Seu uso é frequentemente recomendado em caso de candidíase. Para saber como utilizá-lo de forma correta, peça conselho a um ginecologista de confiança.
- Contra os sintomas da gripe, adicione cinco gotas do óleo de melaleuca em água fervendo e respire este vapor por alguns minutos.
- Para combater a caspa, dilua dez gotas do óleo em um frasco de xampu neutro (preferivelmente sem perfume e com tensoativos vegetais) e use-o normalmente.
- Faça um colutório bucal natural de ações desinfetante e refrescante, diluindo em um copo d’água uma colherzinha de bicarbonato de sódio e duas gotas do óleo.
- O óleo de melaleuca combate eficazmente os odores causados pela transpiração. Por isso, pode ser adicionado na preparação de um desodorante natural feito de bicarbonato de sódio. A receita é: junte 50 gr de bicarbonato com 8 gotas do óleo essencial. Conserve tudo em um potinho de vidro bem fechado.
- Para uma massagem tonificante, junte 20 ml de óleo de amêndoas doce com 6 gotas de óleo essencial de melaleuca.
- Pode ser empregado como antifúngico nas clássicas patologias que afetam os esportistas em geral como pé de atleta e outras.
- Em caso de resfriados, a aromaterapia sugere esquentar algumas gotas diluídas de óleo de melaleuca esfregando-o nas palmas das mãos antes de respirar o seu perfume. Os seus ingredientes ativos passarão através da mucosa nasal.
Em casa e na viagem
- Para acabar com o mofo, em um recipiente spray coloque um litro d’água, junte meio copo de vinagre e 15 gotas do óleo essencial de melaleuca. Pulverize sobre a zona interessada e deixe agir por tanto tempo possível.
- A mesma receita acima pode ser utilizada como produto multiuso para limpar e desinfetar. Neste caso, para obter um perfume agradável e aumentar sua eficácia, junte 10 gotas de óleo essencial de limão.
- Junte 15 gotas do óleo de melaleuca com outras 15 de eucalipto em meio copo de bicarbonato e deixe tudo dissolver-se em um balde d’água. Obtenha assim um ótimo produto para limpar o chão.
- Para desinfestar maçanetas de portas, janelas e móveis, geralmente infestados de germes, aplique algumas gotas do óleo em um pano úmido e passe-o nestes lugares.
- Leve sempre um vidro de óleo de melaleuca em suas viagens para quando precisar de um produto desinfetante, tê-lo sempre ao alcance das suas mãos: em hotéis, acampamentos ou até mesmo se for usar um banheiro público. Aplique algumas gotas em um lencinho de papel umedecido com água e passe-o onde for necessário.
- Dilua 4 gotas do óleo na água do rechaud para afastar insetos indesejados.
- Aplique uma gota pura ou diluída sobre as picadas de inseto para aliviar a coceira. Leve sempre um vidrinho do óleo para as férias na praia onde geralmente os pernilongos fazem a festa.
- Coloque umas 10 gotas do óleo em lavanderia (a mão, máquina ou tanquinho) para reforçar a ação do sabão. Dê preferência aos sabões feitos em casa ou os mais naturais possíveis, pois são muito danosos ao ambiente.
- Poucas gotas do óleo derramadas de vez em quando na sua máquina de lavar louças ajudará a desinfestar tanto as louças quanto a própria máquina.
- Crie uma pasta de limpeza para a cozinha e ou banheiro para limpar os pontos mais difíceis neles. Junte 4 colheres de bicarbonato de sódio com 5 gotas de do óleo de melaleuca e água suficiente para obter uma consistência cremosa. Aplique a pasta com a ajuda de uma esponja, de preferencia natural, como a bucha vegetal, e esfregue.
Leia também:
101 Maneiras Diferentes de Usar o ÓLEO DE COCO
Óleo essencial de citronela: como usar e fazer o extrato em casa
Óleo essencial de pimenta-do-reino: detox e anticâncer. Veja usos e benefícios
ASSINE NOSSA NEWSLETTER