Boas notícias para os animais da Califórnia. O estado norte-americano acaba de aprovar uma legislação que proibirá os produtores de cosméticos de venderem produtos ou ingredientes testados em animais.
A lei, aprovada pelo governador Jerry Brown na semana passada, entrará em vigor em janeiro de 2020.
A Cruelty-Free Cosmetics Act, assinada por mais de 100 empresas de cosméticos, acrescenta a Califórnia à lista dos países que já proíbem testes em animais, como a União Européia, a Índia, Israel e Guatemala. E isso marca um primeiro passo para a proibição em todos os estados dos EUA, ou pelo menos é isso que se espera.
“Este é um sonho que se tornou realidade”, disse Judie Mancuso, fundadora e presidente da Social Compassion in Legislation, que lutou para que as novas regras fossem aprovadas. “Eu estava esperando na vida de dizer adeus aos produtos testados em animais … Conduzir este esforço é o maior sucesso da minha vida, e somos muito gratos ao governador Brown por assinar este projeto de lei e marco salvador de vidas da qual ele e o senador Galgiani podem se orgulhar”.
Não haverá mais animais intoxicados por perfumes e queimados por cremes e sabonetes. A cada ano, milhares de animais morrem ou são maltratados por serem forçados a contribuírem para a produção de um bem de consumo muitas vezes supérfluo, sem falar na .
Mas, infelizmente, mesmo que as empresas não possam testar em animais e que muitos ingredientes sejam proibidos em alguns territórios, ainda assim é possível comercializar tais produtos em países, como a China por exemplo, onde testar cosméticos é obrigatório.
Talvez te interesse ler também:
TESTE ANIMAL EM COSMÉTICOS: PROIBIÇÃO MUNDIAL ANTES DE 2023, O DESAFIO DA UE
10 INGREDIENTES DE ORIGEM ANIMAL ESCONDIDOS NOS COSMÉTICOS
UM RATO VIRTUAL PARA POR FIM AOS TESTES EM ANIMAIS
Categorias: Consumir, Cosméticos
ASSINE NOSSA NEWSLETTER