Cheirinho de suor, atenção, uma nova geração de desodorantes está por chegar. O terrível cheiro que algumas pessoas têm no sovaco estaria com os dias contados. Na verdade, a ciência agora promete acabar de vez como CC simplesmente mirando na raiz do problema.
Se é verdade que o que gera o odor não é o próprio suor, que é inodoro, mas sim as bactérias nas axilas que começam a fazer festa metabolizando certas moléculas secretadas pela pele em compostos odoríferos, duas equipes de pesquisadores da University of Oxford e da University of York, identificaram em um novo estudo a proteína de transporte que permite às bactérias reconhecerem e engolirem o suor.
E então eles pensaram: e se fizéssemos dessas bactérias um possível alvo para uma geração de desodorantes de ação direcionada?
O suor é composto de água e alguns tipos de moléculas secretadas pelas glândulas sudoríparas. Estas se distinguem em “excêntricas“, porque sse encontram na pele de todo o corpo e são responsáveis pelo suor substancialmente inodoro devido ao exercício físico, com o qual o organismo mantém a temperatura correta; e em “apócrinas“, que estão localizadas nas axilas e na área genital e, com água produzem moléculas complexas inodoras que, no entanto, podem ser assimiladas por bactérias que se convertem em compostos de cheiro ruim.
E somente algumas espécies bacterianas em nossas axilas são efetivamente responsáveis pelos odores mais desagradáveis. Uma destas é a Staphylococcus hominis, que engole a molécula S-Cys-Gly-3M3SH secretada juntamente com o suor, e a converte em tioalcolo 3-metil-3-solfanilesan-1-ol (3m3sh), conferindo o mau cheiro típico.
Isso acontece porque uma determinada “proteína de transporte” na membrana celular é capaz de reconhecer compostos específicos e de levá-los para a bactéria. Ali, no citoplasma, se realiza a transformação em 3m3sh.
Descobrir este mecanismo que produz o cheiro de suor, de acordo com os autores do estudo, pode lançar as bases para o desenvolvimento de novos tipos de produtos que ajam de forma orientada, focados ao pequeno número dos microorganismos realmente responsáveis pelo mau cheiro.
Já os desodorantes atuais que estão no mercado atuam matando a maioria das bactérias que vivem na epiderme e, os mais comuns deles, nem sempre funcionam, sem contar que acredita-se que muitos inclusive façam mal, seja porque impede o regular suor (que ajuda o corpo a manter sua temperatura ideal), seja porque cheio de produtos químicos duvidosos.
Leia mais → Desodorantes podem causar câncer, dizem pesquisadores
Se os pesquisadores conseguirem criar novos desodorantes eficazes e que não façam mal, ficaremos muito contentes. Enquanto isso, para combater os odores naturalmente, leia também:
SUOR E CC – COMO RESOLVER O MAU CHEIRO NO CORPO?
ALGUMAS ALTERNATIVAS NATURAIS AO DESODORANTE
CHEIRO DE SUOR EM CRIANÇAS – O QUE FAZER?
Categorias: Consumir, Cosméticos
ASSINE NOSSA NEWSLETTER