Índice
Água termal com certeza é moda, mas será que vale mesmo a pena usá-la? Quais são as suas propriedades e os seus benefícios para a pele a para os cabelos? Será que o seu preço, alto, vale a pena? Vejamos:
Como diz o nome, é uma água, mas não apenas uma água mineral. A água termal é proveniente de fontes termais, ou seja, nascentes subterrâneas, rochas geotérmicas que contêm águas quentes (temperaturas entre 20 e 63 graus) e por isso contém altas concentrações de sais minerais. Quanto mais alta sua temperatura, maior a quantidade de minerais.
A água termal, como cosmético, se apresenta geralmente em formato spray, é de fácil aplicação e pode ser usada várias vezes por dia sem contraindicações. Não deve haver nenhum tipo de substância adicional. Deve ser água termal pura, sem conservantes, colorantes ou perfumes.
As águas termais são classificadas quanto a sua composição e temperatura. Elas podem ser:
Isotônicas: aquelas com concentração de sais minerais similar ao sangue.
Hipotônicas: aquelas com baixa concentração de sais minerais.
Hypertônicas: as que têm alta concentração de sais minerais.
Hipotermais: com temperaturas entre 20° e 30°C.
Termais: entre 30° e 40°C.
Hypertermais: acima de 40°C.
A principal característica da águas termais, e que faz com que ela seja assim especial, é a presença de sais minerais em sua composição natural. Entre os minerais mais comumente encontrados nas águas termais estão: ferro, zinco, selênio, cálcio, potássio, cobre e silício.
Ela pode ser usada por todas as pessoas de qualquer tipo de pele, inclusive de pele oleosa que não se dá bem com nenhum tipo de hidratante.
Basta borrifar a água sobre o rosto ou sobre a parte desejada mantendo uma certa distância.
Nunca agite o frasco e borrife a água com o frasco em posição vertical.
Use quantas vezes quiser em um dia: ao se levantar, ao se deitar, quando se sentir cansado ou para se refrescar, além dos usos acima mencionados.
A questão se vale a pena comprar ou não a água termal, não é só o preço – alto do produto, principalmente se importado.
Com certeza seu uso pode, além de ser gostoso e prático, fazer realmente bem à pele e ao cabelo mas hoje, como sabemos, até na , o lugar mais profundo da terra, há contaminação pelo homem, ou seja, poluição.
Não há nada de puro e limpo, nem às altas temperaturas. Tendo isso em vista, leia o rótulo, escolha o melhor produto, de procedência segura, sem aditivos químicos e, se quiser mesmo comprá-lo, saiba que cada coisa produzida/comprada/consumida significa mais lixo e mais CO2 emitido.
Categorias: Consumir, Cosméticos
ASSINE NOSSA NEWSLETTER