Índice
Ocasionalmente, um ingrediente ou produto torna-se um verdadeiro queridinho, graças às suas propriedades medicinais ou estéticas. É o caso do carvão vegetal ativado. Quem há alguns anos imaginaria passar carvão no rosto?
Pois se você fez cara feia só de imaginar a cena, pense melhor: o carvão vegetal ativado é um verdadeiro suprassumo da beleza, graças ao seu poder de funcionar como um verdadeiro detox da pele.
Quer saber mais? Para começar, conheça o que é exatamente o carvão ativado.
O carvão ativado é um produto natural, de origem vegetal, obtido a partir da queima, em altas temperaturas, de material orgânico, como madeira e cascas de coco, e baixo teor de oxigênio.
Esse processo faz com que o carvão ativado seja extremamente poroso, o que explica sua alta capacidade de absorção de sujidades e toxinas, o que promove uma verdadeira faxina na pele quando usado como máscara facial.
O carvão vegetal ativado é um excelente produto dermatológico, justamente por sua propriedade de absorção e por ser levemente abrasivo.
Entre os principais benefícios desse item estão:
Muitos produtos cosméticos, principalmente as máscaras de tratamento, entre elas a de argila, já possuem o carvão ativado em suas fórmulas.
No entanto, também é possível comprar esse item na farmácia. Nesse caso, ele vem, geralmente, em forma de pó ou comprimido.
Se puder escolher, prefira a versão em pó, pois o comprimido, mesmo triturado, pode machucar a pele, principalmente as mais sensíveis.
Conheça abaixo duas receitas de como usar o carvão ativado nos cuidados com a pele:
Separe
Triture os comprimidos de carvão, misture o leite, a gelatina e a cola ao ingrediente.
Leve ao micro-ondas por 10 segundo e passe essa receita na região afetada.
Deixe a máscara endurecer um pouco e retire.
Esta receita é do Canal Bruuh Canuto. Confira o vídeo abaixo:
No canal Você Bonita, a dermatologista Flávia Varella ensina a fazer essa máscara e dá outras dicas para usar o carvão vegetal ativado em pó. A receita é muito simples. Dá uma olhada no vídeo e boa máscara:
Talvez te interesse ler também:
Chá verde – reaproveite para usar e embelezar a pele e os cabelos
Esmalte em gel faz mal? O que dizem os especialistas
Vaselina: o que é, riscos para saúde e meio ambiente. Conheça alternativas
Categorias: Consumir, Cosméticos
ASSINE NOSSA NEWSLETTER