Índice
Você sabe qual o nível de segurança dos produtos de beleza e higiene pessoal que aplica na pele em seu dia a dia? Com uma série de benefícios declarados pela indústria, alguns são considerados itens de primeira necessidade na vida moderna, mas por que sua composição levanta tamanha polêmica?
Em geral, a alegação da indústria é que os elementos tóxicos estão em pequenas concentrações e, mesmo assim, são apenas aplicados superficialmente, em pele e cabelos. Embora essa alegação já seja polêmica, uma vez que o que usamos sobre a superfície de nosso corpo seja, de fato, absorvido, há um item – utilizado sobretudo por mulheres – que é ingerido: trata-se dos batons e outros elementos aplicados nos lábios.
Segundo levantamentos, como os batons são reaplicados, em média, 20 vezes por dia, calculou-se, ao fim de cada ano, qual a média de consumo de batons e chegou-se à conclusão de que podem ser ingeridos, ao final do período de 365 dias, 2 batons inteiros – no acumulado de um ano, são ingeridos 3,5 g de produto! Nesse caso, mesmo que haja componentes tóxicos em pequenas quantidades, já não se trata de algo tão inofensivo assim, concorda?
Uma das preocupações manifestadas por pesquisadores da FDA – Food and Drug Administration – agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos encontraram chumbo em boa concentração em 400 amostras diferentes de batons de grandes marcas.
O limite imposto pela FDA para o uso de chumbo é da ordem de 20 ppm – partes por milhão. Encarada como permissiva, essa decisão do FDA entra em conflito com outros estudos que não estabelecem nenhum patamar seguro para o contato do corpo humano com o elemento chumbo. Vale apontar que na Europa, segundo legislação, houve banimento total do uso de chumbo em produtos cosméticos.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – permite apenas o composto acetato de chumbo, em tinturas para cabelo; mesmo assim, em 0,6% ppm e até três ppm de arsênio e uma ppm de mercúrio.
Entre os malefícios do cromo no organismo estão: agitação, nascimento prematuro, Alzheimer, agressão, perda de concentração, déficit de QI, demência, depressão, hiperatividade, redução das capacidades cognitivas desregulação do ciclo menstrual, Parkinson, entre outros.
Além de chumbo também se verificam outros elementos tóxicos na composição de batons, tais como crômio – ou cromo –, alumínio, cádmio, cobre, manganês, cobalto e titânio. Em batons, protetores solares, hidratantes e lápis para olhos.
Achou alarmante? Infelizmente, você ainda não viu nada. Um vídeo norte-americano explica, de forma leve e bem-humorada, como a indústria de cosméticos faz uso de substâncias tóxicas em seus produtos e as razões para tal – sim, há razões para que a indústria o faça. Veja o vídeo com legendas em português, clicando no botão legendas.
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Consumir, Cosméticos
ASSINE NOSSA NEWSLETTER