Inflação, desemprego: no mundo pós-pandemia dar e receber presentes de segunda mão não é mais um tabu!
Índice
Procurando por presente usado de Natal no Google, me deparei com uma noticia de 2013 da rFI (Radio France Internationale). Embora pareça antiga, a notícia é super atual. Nela, há uma pesquisa que revela que 47% dos franceses estariam dispostos a dar um presente usado no Natal.
10 anos atrás, a Europa estava em crise e agora, com pandemia e guerra, eis a crise de novo.
E não apenas comprar e dar presente de natal, como revendê-los depois. Na pesquisa, 57% dos franceses dissseram não ver problemas em revender um presente ganho durante as festas. Isso é bom para os brasileiros que vivem achando os franceses chiques.
Bom, vamos ao cerne: hoje em dia, com tantos aplicativos para compra e venda de objetos usados, além da questão econômica e ambiental, dar e receber presentes de segunda mão não é mais um tabu!
Vamos combinar que nem tudo é legal de dar usado, por exemplo, roupas íntimas. Mas alguns objetos, principalmente se custarem caro, fica bem legal de dar usado.
Outra dica é ver o presente pelo seu tempo de uso, passado e futuro.
Vejamos alguns exemplos:
Muitos eletrodomésticos custam caro, e são vendidos em ótimas condições por n motivos: presente de casamento repetido, mudança de casa, de cidade, etc.
Lixo elétrico e eletrônico é problema ambiental, consertar e revender esses produtos é a melhor opção.
Idem com os eletrônicos. Comprar um celular de penúltima geração e usado vale muito a pena. Tem gente que mal usa o aparelho e já descarta. Ricos!
Crianças crescem e às vezes os brinquedos de um ano não servem mais para o ano próximo. Doar e reutilizar. Brinquedos custam caro e é lixo plástico pra todo lado.
Não precisa ser estilo retrô. Móveis em boas condições valem sempre a pena. O mesmo para objetos, que sejam ou não relíquias. Dá para encontrar peças lindas e únicas: um presentão.
Roupas íntimas não, mas roupas, em geral, por que não? Tem cada brechó chique online e ao vivo, que nossa! Muita gente adora!
Livros, principalmente os clássicos da literatura são sempre fáceis de achar e vão custar pelo menos a metade de um livro novo. Em vez de um livro novo, compre dois ou três usados. Mais leitura!
Mineração é sinônimo de exploração humana e ambiental. Mas uma vez que as joias já estão no mercado usado, vale a pena presentear com elas: são eternas!
Quaisquer que sejam: de trabalho, profissão ou simplesmente uma caixinha de ferramentas para ter sempre em casa, e poder consertar um cano entupido, pendurar um quadro, etc.
O mesmo para utensilios de cozinha. Facas boas, taças e louças por exemplo são utensílios caros que você pode comprar em boas condições de segunda mão.
E você? Tem mais alguma ideia?
Você ficaria chateado de receber presente usado neste Natal?
Fonte: rFI
Talvez te interesse ler também:
Regifting: como “reciclar” o presente que você não gostou de ganhar no Natal
Embrulhar presentes com jornais, revistas, papeis de pão para um Natal green
Presentes Sustentáveis para o Natal: 10 Ideias Faça Você Mesmo
Faca Você Mesmo o Presente do Amigo Secreto: Dicas e Sugestões
Natal da Economia: 10 ideias para economizar da árvore à ceia
Categorias: Consumo consciente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER