Índice
Hoje, 22 de março é o Dia Mundial da Água e, neste ano, o tema da campanha de conscientização é voltado às águas subterrâneas e lençóis freáticos, tornando o invisível, visível.
O objetivo dessa campanha é chamar a atenção sobre as reservas internas de água que ficam no subsolo, que são responsáveis pela manutenção dos rios, e consequentemente do abastecimento de água nas comunidades.
A água subterrânea é invisível, mas os seus benefícios e importância são visíveis, porque impede os rios de secarem, abastece reservatórios e nos permite de ter água nos períodos de estiagem.
Ademais, conforme informação da ONU, a maior parte da água doce do mundo é subterrânea:
“Quase toda a água doce líquida do mundo é subterrânea, contribuindo para o fornecimento de água potável, os sistemas de saneamento, a agricultura, a indústria e os ecossistemas.”
O lençol freático é a camada superficial do solo, por onde a água da chuva passa para penetrar no subsolo, tornando-se uma reserva subterrânea de água que escoa para os rios.
Já a água subterrânea é importante para a vida no planeta pelas seguintes razões:
Para preservar os lençóis freáticos e as águas subterrâneas, é preciso que governos e cidadãos façam sua parte, através de ações sustentáveis com o meio ambiente e com o não desperdício no consumo de água.
A ONU alerta para uma outro problema:
“Em muitos países, a falta geral de profissionais no campo de águas subterrâneas entre o pessoal das instituições e administrações locais e nacionais, bem como responsabilidades, financiamento e apoio insuficientes dos departamentos ou agências de águas subterrâneas, dificultam a gestão eficaz desse recurso.”
Apesar de não estar visível aos nossos olhos, a água subterrânea é um tesouro escondido, uma riqueza que mantém a vida no planeta. Porém, essa riqueza pode se reduzir ou ser corrompida devido às ações do ser humano tais como:
Pensando em uma forma de exaltar este tesouro hídrico, a campanha do Dia Mundial da Água desse ano propõe um desafio:
O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1993 com o propósito de envolver os países signatários da Agenda 21 em ações do plano global de metas ambientais da entidade, e realizar atividades voltadas à conscientização do uso e consumo da água.
A celebração ao Dia Mundial da Água no Brasil dará ênfase aos primeiros avanços do Marco Nacional do Saneamento, aprovado pelo Congresso em 2020.
O Marco Nacional do Saneamento tem o objetivo de promover a universalização dos serviços de saneamento básico até 2033, com 99% da população brasileira dispondo de água potável e 90% contando com tratamento de água e esgoto.
O acesso à água tratada e coleta de esgoto é um direito universal e um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Porém, milhões de brasileiros ainda não dispõem desse direito.
A universalização dos serviços de saneamento básico traz vários benefícios para a população:
Além da implementação de saneamento básico nas regiões carentes desse serviço, o governo visa concretizar metas alinhadas com a agenda sustentável da ONU:
Alguns dos maiores aquíferos, reservas de água subterrânea, do mundo se localizam no Brasil.
Os grandes aquíferos do Brasil são:
Estes aquíferos são responsáveis por alimentar os rios com água fresca e a regiões que dependem deles.
Nesse contexto, é oportuno destacar a importância de zelar pela proteção e preservação das grandes áreas florestais, como a Amazônia e outras.
Conheça como são os lençóis freáticos e águas subterrâneas neste vídeo do canal ANA (Agência Nacional de Águas).
Agora que já sabemos da riqueza que se esconde debaixo da terra, vamos cuidar mais desse tesouro natural!
Para mais conteúdos sobre a água, consulte:
As causas do acidente em Capitólio e como evitar cabeças d’ água
Você sabia? 1 gota de óleo de cozinha polui 20 litros de água potável
Como reaproveitar a água pode ajudar durante a crise hídrica e no futuro
Jeff Bezos: US$ 1 bilhão para preservar o solo e a água da Terra
Está secando: Brasil perdeu mais de 15% de suas águas, diz estudo
As “atlântidas”do século XXI. Aquecimento global e nível das águas
Cataratas do Iguaçu: as águas voltaram após a pior seca da história
Águas tóxicas: os rios estão cheios de medicamentos que ameaçam o meio ambiente e os animais
Nossas Águas Brasileiras e as Multinacionais que as Saqueiam
Transposição de Águas do Rio São Francisco, nem tanto ao mar, nem tanto à terra
“Cerrado, Berço das Águas” em risco: campanha pela valorização deste bioma
ANA e ONU irão monitorar águas na América Latina
Categorias: Consumo consciente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER