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A Black Friday está chegando e o consumismo aumentando devido às promoções! Muitas pessoas ficam em polvorosa querendo comprar até o que não precisam! Pensando nos prejuízos causados pelo consumismo desenfreado, propomos o Green Friday (Sexta-Feira Verde)!
Saiba mais com o que vem a seguir:
A Black Friday nasceu nos Estados Unidos em 1953, instituída na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, com a intenção de promover as compras antes do Natal e que acabou se espalhando pelo mundo inteiro.
O nome desse dia tem duas possíveis origens: uma é que o termo Black Friday nasceu na Filadélfia em referência ao trânsito congestionado devido às frenéticas compras dessa época; e a outra seria que o nome deriva dos livros de balanço financeiro das lojas, nos quais os lucros são registrados com caneta de tinta preta.
A primeira Black Friday do Brasil se deu no dia 28 de novembro de 2010 e foi online, com a participação de mais de 50 lojas do varejo nacional.
Em 2013, a Black Friday brasileira teve seu recorde com faturamento de R$770 milhões em comércio online e os produtos mais buscados foram televisores e smartphones.
Em 2014, a data gerou R$1,2 bilhão em vendas, somente na internet, consolidando assim a Black Friday como uma das datas que mais impulsionam o comércio online e o consumismo.
Assim como nos Estados Unidos, a Black Friday no Brasil acontece todo ano, na sexta-feira seguinte à 4ª quinta-feira de novembro.
Esse ano, 2022, será dia 25 de novembro.
Um problema sério desencadeado pela Black Friday é a manipulação de preços dos produtos com o aumento alguns dias antes da Black Friday, abaixando no dia do evento, para passar a ideia que os preços despencaram e está havendo “megadescontos”.
Os pequenos lojistas para não ficarem no prejuízo, acabam aderindo à campanha da Black Friday mesmo não podendo, só para não perderem os clientes, pois as grandes lojas divulgam promoções mirabolantes!
Com essa concorrência desigual, e até desleal, os comércios menores acabam ficando para trás e tendo prejuízos.
É necessário lembrar que enquanto os grandes lojistas lucram bastante e os consumidores compram em demasia, estimulados pelas propagandas e promoções, o meio ambiente fica no prejuízo por causa da poluição atmosférica produzida pela produção e transporte das mercadorias.
Além desse impacto ambiental, são gerados inúmeros resíduos oriundos das embalagens dos produtos comprados: caixas de papelão, plástico, poliestireno e muitos outros materiais. Fora o desperdício provocado pela compra de algo que não se tem necessidade.
Muitas pessoas se condicionaram a esperar a Black Friday para comprar o produto desejado com desconto. Mas, empolgados pelas ofertas, acabam comprando mais do que deveriam e mais do que precisam, sem pensarem no impacto ambiental que causam ao planeta. Por isso, em contrapartida, foi criado o Movimento Green Friday.
O movimento Green Friday surgiu há alguns anos na França, com a ideia da Envie, uma rede de empresas amigas do ambiente.
A Green Friday é uma alternativa que valoriza o “verde” em prol da Natureza, ao invés do “preto” do consumismo.
O movimento Green Friday busca informar os consumidores sobre a importância de comprar de forma consciente.
Fazem parte da Green Friday as seguintes ações:
Consumir é bom e necessário, porque é este o sistema em que vivemos. Mas é preciso ter consciência.
A questão é combater o consumo excessivo, desnecessário e prejudicial, e difundir um estilo de vida mais sustentável, ético e natural, incentivando as pessoas a refletirem antes de comprar, a darem preferência às empresas éticas, sustentáveis, aos pequenos produtores e aos produtos artesanais que geram rendas às famílias.
Agora que você conhece a Green Friday, que tal se engajar neste movimento e praticar um consumo consciente, com a prática de escolhas mais saudáveis, justas e ecológicas?!
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Categorias: Consumo consciente
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