Em meados de agosto, abriu em Copenhague um supermercado diferente, onde o cliente recebe os produtos de graça. No Freemarket se compra sem pagar em dinheiro. E como isso é possível? O Freemarket pede em troca de seus produtos, que os clientes façam publicidade do supermercado nas redes sociais.
Ou seja, é quase grátis. Você não paga com dinheiro, mas com o tempo dedicado à publicidade para o supermercado e, é claro, com um pouco de sua privacidade (será que alguém realmente ainda se importa com a privacidade na era do Facebook?).
Funciona assim: você entra na loja e deixa suas informações pessoais, tira uma foto com os itens escolhidos e publica no Facebook ou outro social network como Twitter e Instagram.
Cada fotografia deve ser acompanhada de uma descrição e uma avaliação do produto. Os clientes que gostam da ideia e quiserem comprar sempre ali, devem pagar uma taxa mensal de apenas de 2,50 euros. As empresas que desejarem expor os produtos do Freemarket, pagam um montante acordado com os gestores para contribuir com a manutenção da loja.
Freemarket está localizado no distrito de Frederiksberg de Copenhague. A idéia surgiu a partir de um grupo de jovens dinamarqueses que decidiram criar uma startup, seguindo o slogan “Experimente antes de comprar“. A idéia é promover uma nova maneira de fazer compras.
Quais são as vantagens? Além da possibilidade de “fazer compras de graça”, há a vantagem de que os consumidores decidem o destino do produto e assim quais marcas levantarem e quais detonarem com seus comentários, conforme às escolhas pessoais. O sucesso de um produto será portanto, determinado principalmente pelo boca a boca e pelo feedback positivo.
O que você acha da ideia?
Não é a primeira vez que fazer publicidade nas redes sociais vira uma moeda de troca, um restaurante oferece comida grátis em troca de uma foto no Instagram.
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Fonte fotos: freemarket.nu
Categorias: Consumir, Consumo consciente
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