Índice
Todos sabemos que a sustentabilidade está, mais do que nunca, na ordem do dia, sendo necessário ter muito cuidado com o uso consciente de todos os recursos que interferem no conforto de nosso dia a dia. A questão do uso de impressoras virou preocupação, porque, mesmo em tempos de alta tecnologia e arquivos digitais, o Brasil é um país cuja burocracia ainda nos obriga a depender intensamente do papel e da tinta. Isso implica em desmatamento e em produção de resíduos, como os de embalagens vazias de cartuchos que são descartada.
Mas como podemos fazer para reduzir essa geração de resíduos, se queremos manter uma boa qualidade de impressão e não depender de cartuchos recarregados? Sim, devemos nos preocupar com a escolha da fonte utilizada para a impressão dos documentos.
Uma empresa, pensou nessa questão e criou um programa que contém uma fonte tida como ecologicamente correta: trata-se da Ecofont. Ao longo do processo de impressão, a Ecofont faz pequenos pontos sem tinta nas letras, o que cria um estilo lindo, sem afetar a legibilidade.
Agora as coisas ficam mais interessantes: os referidos “pontos brancos” servem como formas de economizar tinta, fazendo com que menos partes do papel tenham de ser cobertas. Isso gera, simplesmente, uma economia da ordem de 50% do cartucho ou toner, ou seja, esses componentes renderão duas vezes mais!
Este softwar ainda guarda a seguinte vantagem: você pode escrever o texto com sua fonte preferida e apenas no momento da impressão fazer a mudança para essa fonte; tudo apenas ao clicar um botão.
Segundo um estudo da Winsconsin University, nos EUA, a fonte mais econômica seria a Century Gothic. Entretanto, a fonte Ecofont consegue ser ainda mais leve, fazendo com que economize mais. Para isso, basta formatar a Ecofont para imprimir em Century Gothic. Para reduzir ainda mais o consumo de tinta, é interessante imprimir em tamanho reduzido. Fica a dica!
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Consumir, Consumo consciente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER