A França acabou de sancionar uma lei que proíbe redes de supermercados a jogarem no lixo alimentos prestes a vencer, no intuito de que eles sejam doados. Mas não é apenas na França que existe uma iniciativa que visa a evitar o desperdício e pratica a solidariedade. Por aqui também se evita o desperdício com a venda de alimentos fora dos padrões de perfeição dos supermercados.
O projeto brasileiro Fruta Imperfeita é um serviço de assinatura de cestas de frutas e legumes que seriam descartados por produtores porque não se encaixam no padrão estético exigido pelo varejo.
Ao invés de os alimentos irem para o lixo, o Fruta Imperfeita faz parcerias com os produtores rurais para que as frutas e os legumes cheguem àqueles interessados em consumi-los. Mas não pense que os produtos são feios e podres. Pelo contrário, eles são tão frescos, saborosos e nutritivos como os “perfeitos”. O objetivo do serviço é diminuir o desperdício de alimentos no Brasil com uma proposta de consumo consciente.
Ideias semelhantes já existem em outras partes do mundo. No Canadá, a maior cadeia de supermercados vende alimentos com pequenos defeitos a preços menores. O projeto Loblaw tem até uma linha chamada No Name Naturally Imperfect com produtos “feios” e imperfeitos, mas bons para o consumo e com preços até 30% mais baixos do que os seus ‘concorrentes’ mais bonitos.
O Loblaw começou apenas com batatas e maçãs, mas pretende se expandir, caso seja bem aceito. “Nós nos importamos, muito frequentemente, com a aparência dos produtos, em vez de valorizar o seu gosto”, disse Ian Gordon, vice-presidente sênior da Loblaw Brands.
Na França, outra boa ideia também já funciona: “Fruits et Légumes Moches” (frutas e legumes feios) é um experimento realizado pelo Intermarché que registrou um aumento em suas vendas de 24% depois de lançado.
Por serem alimentos considerados fora do padrão pelos supermercados, os produtos têm um grande desconto, já que, em muitos casos, iriam para o lixo. Por isso, os preços são bem mais atrativos.
As frutas e legumes aproveitados pelo Fruta Imperfeita têm tamanhos variados e pequenas imperfeições que não alteram em nada o seu sabor. Eles são igualmente saborosos e frescos.
O interessado pode escolher vários tamanhos de cesta e o período de assinatura da entrega. Por exemplo, pode-se escolher a compra unitária (somente 1 entrega), a assinatura mensal (4 semanas de entrega) ou a assinatura bimestral (8 semanas de entrega).
Infelizmente, o projeto só atua na cidade de São Paulo, mas a ideia é tão boa que quem sabe não inspira outras pessoas a realizarem-no em suas cidades?
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Categorias: Consumir, Consumo consciente
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