Índice
Você já ouviu falar essa palavra? Shrinkflation é um fenômeno que tem se tornado cada vez mais evidente no cenário do consumismo global. Esta prática ocorre quando fabricantes decidem reduzir o tamanho ou volume de produtos, muitas vezes sem ajustar os preços. No Brasil, esse conceito é conhecido como “inflação disfarçada” ou “reduflação“, e afeta uma variedade de produtos, desde alimentos até itens de higiene e limpeza.
O impacto direto dessa estratégia é sentido pelo consumidor, que, muitas vezes, paga o mesmo preço por uma quantidade menor de produto. Embora as empresas possam argumentar que essa prática é uma resposta aos crescentes custos de produção, a transparência muitas vezes deixa a desejar.
Então, o que o consumidor pode fazer para identificar e lidar com a shrinkflation? Aqui estão algumas dicas:
Em um cenário onde a informação é poder, os consumidores desempenham um papel fundamental ao questionar práticas comerciais e promover a transparência. Com o poder da informação é possível enfrentar o desafio da shrinkflation e promover um mercado mais ético e justo para os consumidores.
Fonte: altroconsumo.it
Leia também:
Significado de greenhushing, greenshifting, greenlighting e outros termos
O que é Contribuição Consciente? Exemplos, Desafios e Vantagens
Fair Trade. O que significa Comércio Justo? Guia ao Consumidor
O que significa chocolate sustentável? Como reconhecer?
Categorias: Consumo consciente
ASSINE NOSSA NEWSLETTER