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Pesquisa encomendada pela empresa Alibaba Group revela que consumidores buscam cada vez mais adotar estilo de vida sustentável, mas nem sempre isso é fácil.
A empresa Alibaba Group divulgou seu mais recente relatório ESG (Environmental, social, and corporate governance), trazendo valiosos insights sobre as atitudes dos consumidores em relação à sustentabilidade e o papel das empresas em incentivar escolhas conscientes.
Segundo esta pesquisa, uma parcela significativa de consumidores (73%) busca adotar estilo de vida mais sustentável, com destaque para mercados emergentes na Ásia (87%). No entanto, o estudo aponta obstáculos como inconveniências e custos elevados como principais desafios para uma adoção generalizada.
A pesquisa “Tendências de Sustentabilidade 2023” entrevistou mais de 14.000 consumidores em 14 mercados na Ásia, Europa e Oriente Médio.
A pesquisa revela que consumidores em mercados emergentes asiáticos estão especialmente inclinados a aprender sobre compras online sustentáveis, com cerca de 76% demonstrando interesse em informações sobre consumo sustentável. Esse desejo é particularmente alto nas Filipinas (93%), Indonésia (91%) e Emirados Árabes Unidos (90%).
A disposição dos consumidores em adotar práticas de sustentabilidade varia entre regiões, sendo que os mercados asiáticos emergentes (88%) têm maior inclinação a aprender sobre como comprar online de forma sustentável em comparação aos mercados desenvolvidos da Ásia (66%) e da Europa (66%). A escolha de embalagens e reciclagem de produtos também varia de acordo com a região.
O relatório destaca que a acessibilidade continua a ser um fator-chave influenciando as escolhas dos consumidores. A falta de informações sobre produtos (48%) e preços elevados (45%) são as principais barreiras para a adoção de um estilo de vida sustentável. Mais da metade dos consumidores (53%) daria prioridade à sustentabilidade se fosse acessível e conveniente, especialmente na Ásia (61%).
Um terço (33%) considera a vida sustentável inacessível, com destaque para a Tailândia (84%), Emirados Árabes Unidos (41%) e Espanha (37%).
Ademais, 61% dos consumidores enfatizam a importância de preços acessíveis. Reduzir o uso de plásticos descartáveis (55%) e oferecer produtos e serviços sustentáveis (47%) como formas das empresas promoverem a sustentabilidade.
Contudo, as empresas precisam conquistar a confiança dos consumidores em relação a suas alegações de sustentabilidade, pois 38% deles afirmam ter pouca confiança nessas declarações, com níveis mais elevados de ceticismo na Tailândia (56%), França (48%) e Cingapura (47%), onde eles veem os produtos com slogan de “sustentáveis” como táticas de marketing para vender mais e elevar os preços,
Apesar do interesse crescente, apenas 15% dos consumidores expressam total confiança nessas alegações, o que motiva as empresas a focarem na construção de confiança, especialmente na Europa.
Como visto, os resultados desta pesquisa indicam que a acessibilidade e a motivação são os principais impulsionadores para promover mudanças em prol da sustentabilidade.
As tendências de consumo sustentável são importantes porque refletem a preocupação com o meio ambiente e a busca por soluções mais responsáveis e sustentáveis.
Cada vez mais, as pessoas estão conscientes dos impactos das suas escolhas de consumo, e buscam alternativas mais sustentáveis e responsáveis.
Oxalá, cada vez mais pessoas despertem para a necessidade de escolhas de consumo mais éticas, ecológicas e sustentáveis, para preservação ambiental e um futuro sustentável, justo e respeitoso com todos os seres.
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Fontes:
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Categorias: Consumo consciente
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