Como cultivar limão no vaso


Quer cultivar limão em casa? Se você tem um jardim, uma varanda ou um terraço, você poderia tentar cultivar essa delícia cítrica. A satisfação será garantida na hora de fazer a caipirinha e, melhor ainda, para temperar a salada, uma vez que os frutos serão sempre frescos e saborosos.

Plantando as sementes

Você pode optar por enterrar as sementes em um canteiro ou em um vaso grande, fazendo um bom esquema de drenagem e depois preenchendo-o com terra terra adubada de composteira. A temperatura ideal para a germinação é de cerca de 15 graus. Assim, o período indicado para semear é o inverno.

Para conseguir as semente é simples: ou você as compra em lojas especializadas ou você pode tentar fazê-las em casa, muito tranquilamente. Corte o limão (de preferência orgânico) e retire suas sementes. Lave-as muito bem, tirando qualquer resíduo da fruta e deixe-as de molho em um copo d’água, descartando tudo que flutuar no copo. Depois seque-as e guarde-as em um envelope para usá-las quando quiser, também é uma ótima dica para presentear quem gosta de jardinagem.

limoni_vaso

Com as sementes na mão

O período de germinação pode se prolongar por 4 a 6 semanas ou mais, dependendo do clima e da temperatura externa. É pois, necessário ter paciência e regar o seu vaso regularmente, mantendo a superfície da terra sempre úmida. Para tanto, é aconselhável utilizar um spray.

Cultivando os limões

Durante o período de crescimento, a planta do limão deve ser regada regularmente para manter a terra sempre úmida, mas evitando a formação de água estagnada no vaso, o que poderia comprometer a força das raízes.

Como deve ser preparado o vaso

O vídeo abaixo ensina a preparar o vaso com um bom esquema de drenagem, inclusive utilizando camisetas velhas para fazer um filtro. No vídeo ele usa uma muda, se você preferir compre uma muda, mas ver a planta crescer da sementinha, embora requeira paciência, e até mesmo sorte, é muito gratificante. A receita da terra pode ser na quantidade de: 10% areia, 40% substrato e 50% de terra vegetal. Além disso, é aconselhável evitar vasos de plástico que se esquentam muito: prefira vasos de pedra ou argila.

À sua planta de limão deve ser garantida a exposição ao sol por pelo menos 6-8 horas por dia, especialmente durante a primavera.

Espere para ver a mudinha dar o ar da graça! e longa vida à ela!

Talvez te interesse ler também:

ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE: 13 FORMAS DE USAR O LIMÃO PARA LIMPAR A CASA

SUCO DE LIMÃO COM GENGIBRE: DÁ ENERGIA, EMAGRECE E REFRESCA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...