Índice
Bonsai é uma árvore adulta em miniatura, formada por podas, de copa e raízes, mantida com cuidados específicos em cada fase de crescimento, floração e frutificação. Mais do que um cultivo é um ritual de introspecção e aprendizagem da arte da paciência.
Um bonsai nascerá de uma semente que você semeou com todo o carinho e cuidado. Ou de uma muda já formada, comprada ou encontrada na natureza, que você trabalhou para que adquira forma e vitalidade mantendo um tamanho reduzido. E levará muitos anos para ser um bonsai de verdade. Então, se prepare para curtir o tempo de cuidar, de ver crescer, de entender as nuances, de colher os frutos ou as flores, e de novo, de cuidar, etc e tal.
Para quem está iniciando a arte do cultivo de bonsais existem 10 dicas básicas e fundamentais, como ensina o Bonsai Becker. Estas 10 dicas são:
Não exigente com solo e água, e bem adaptada ao clima da sua região
Estas definirão o que o seu bonsai vai precisar: mais ou menos sol, tipo de terra, tipo de adubação, muita ou pouca água, doenças mais frequentes, etc.
Dentro de casa o seu bonsai não vai viver saudável mas, pode ficar na varanda ou em sacadas.
Se o seu bonsai mora dentro de casa você deverá, todos os dias, expô-lo ao sol e ao ar livre por algum tempo. No caso do seu bonsai ser uma árvore de clima quente e sua região tiver inverno, leve-a para um local abrigado do seu jardim ou varanda. Bonsai precisa de luz e não aguentará, dentro de casa fechado, por mais de 3 dias.
Interrompa as adubações (que nos bonsai devem ocorrer com frequência) até que este se recupere, recomeçando com uma forma leve (sopinha para doente).
Os bonsais costumam morrer pela água, ou falta total que provoca a “murcha” irreversível de qualquer planta, ou excesso que apodrece as raízes.
Conforme a necessidade da espécie e respeitando o seu ciclo de vida. Essa prática é conhecida como “transplante” e nela se busca a troca da terra do vaso anterior, incorporando nutrientes e melhorando sua condição, o aumento do espaço útil para crescimento das raízes e a poda destas. A frequência dos transplantes varia conforme as necessidades das espécies: de 2 em 2 até de 6 em 6 anos é que se troca uma bandeja de bonsai.
Do seu bonsai sejam realizadas 2 meses antes do início da sua floração para não perder ramos produtivos cujas gemas você ainda não distingue.
Só devem ser feitas quando se faz a troca de bandeja, de uma menor para uma maior.
Essa é a arte, pois um bonsai se forma com os anos, muitos anos e pode te acompanhar a vida inteira, como é esperado nesta arte.
Neste link você encontrará um manual prático para cuidados com o bonsai, muito bem explicado. Recomendo a leitura.
Para começar sua prática de bonsai, caso você more na região sul ou sudeste do país, eu recomento que você compre uma muda formada, bonita, de caule grosso, de azaleia ou de bouganvillea, que são bastante rústicas, portanto, resistentes a erros e atropelos. Quem sabe você tem a sorte de encontrar uma muda de baixa estatura, até uns 20 cm, com essas condições.
Porque é muito mais difícil você formar uma muda para bonsai a partir de semente – a muda terá de ser trabalhada e cuidada até que atinja uma idade suficiente para começar a ser moldada mas, também este é um aprendizado interessante. Mas, se você mora no nordeste ou norte, procure saber que plantas bem adaptadas ao clima é que são usadas para se fazer bonsais, pois disso eu não sei, ainda.
Mas, você também poderá fazer um bonsai de pitangueira que fica lindo e não é tão difícil assim.
ORQUÍDEAS – COMO CULTIVÁ-LAS DENTRO DE CASA OU NO JARDIM (VIDEO)
EMPATIA, RESILIÊNCIA, TOLER NCIA: HABILIDADES EMOCIONAIS QUE DEVEMOS ENSINAR ÀS CRIANÇAS
COMO PLANTAR GOJI BERRY EM CASA
Categorias: Como plantar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER