Índice
Os cuidados com os bebês são sempre cercados de muitas dicas e superstições. Todos têm uma receita infalível para vários problemas que os pequenos enfrentam. Por exemplo, muita gente não pode ver um neném soluçar que recomenda “Coloca uma fita vermelha na testa, que passa”. Mas será que isso funciona mesmo? E por que o soluço acontece com tanta frequência em bebês? Confira abaixo o que faz as pessoas soluçarem e que dicas podem ajudar a evitar esse incômodo problema.
O soluço acontece graças a alguma irritação ocorrida no nervo frênico, que começa no pescoço e passa pelo coração e pulmões para chegar ao diafragma. Ele ajuda na respiração e qualquer perturbação nele pode resultar em soluços.
Nesse caso o que ocorre é uma espécie de pane, que causa uma falta de sincronia do diafragma e da glote (estrutura que fica na laringe e que se fecha para passagem de comida e se abre para passagem do ar). Veja o vídeo abaixo.
A dificuldade na passagem do ar para os pulmões provoca o barulho característico do soluço. Nos bebês, há ainda o agravante de que o sistema nervoso deles é imaturo e o nervo frênico ainda não é capaz de controlar perfeitamente o diafragma.
Comer demais, beber coisas geladas, quentes ou gasosas pode causar soluço, pois fazem o estômago inchar, prejudicando o bom funcionamento do nervo frênico e contraindo o diafragma. Sentir frio também pode provocar soluço. Quando os soluços são muito frequentes e longos, pode ser que exista uma doença por trás, como problemas de vesícula, esôfago ou estômago.
Geralmente, o soluço não é perigoso. Nos bebês, a frequência deles diminui bastante por volta dos 3, 4 meses. O mais importante é observar se eles são muito constantes, ou se são acompanhados de outros sintomas, como regurgitações e choro. Soluços que não passam por indicar doenças neurológicas ou gástricas, como refluxo ou gastrite.
Além disso, como o ar entra com muita força nos pulmões nos episódios de soluço, pode provocar dores musculares na barriga e na cabeça.
Como fazer o soluço passar? E como fazer passar nos bebês?
No caso dos bebês, algumas medidas podem ajudar nas crises de soluço. Conheça abaixo algumas delas:
Bebês podem ter menos episódios de soluço, se tomadas algumas medidas, como:
Para as maiorzinhas e adultos, a melhor forma de prevenir soluço é evitar os excessos – seja de comida ou bebida – e manter-se aquecido.
Além das medidas descritas acima, como:
Existem outras formas de evitar o soluço, principalmente para as crianças maiores e adultos:
Veja também:
REFLUXO EM BEBÊS: O QUE É, SINTOMAS E DICAS PRECIOSAS
Categorias: Como fazer
ASSINE NOSSA NEWSLETTER