Índice
Sabia que é possível comer uma carne que é saborosa, sem ter que nenhum animal seja morto por isso?!
Essa carne é de origem vegetal, é proveniente do glúten de trigo e pode ser utilizada de várias formas, como: churrasco, assada, grelhada em espeto, refogada, como bife frito, no estrogonofe, além de 1001 outras maneiras.
Existem duas formas de se obter o glúten do trigo, uma é extraindo-o da farinha de trigo integral e usando água para isso, sendo um método mais demorado e trabalhoso. Já a outra forma é bem mais prática e simples, utilizando o glúten já extraído e que vem na forma de farinha e pode ser comprado em lojas de produtos veganos ou naturais, ou até em supermercado.
Neste conteúdo você irá saber mais sobre os benefícios do seitan e irá aprender como fazê-lo a partir da farinha de glúten e como utilizá-lo em receitas culinárias.
Confira, faça e se delicie!
O seitan é uma proteína do cereal, no caso o trigo, chamada glúten e que serve como base para a carne vegetal.
É um alimento utilizado desde a Antiguidade, tendo como prováveis origens a Índia e a China.
O método original para fazer o seitan consiste em primeiro fazer uma massa, como se fosse a de pão, porém sem o fermento, depois essa massa é lavada em água corrente para que sejam eliminadas as gorduras e os carboidratos dela, para então, a massa que sobrar ser cozinhada com molho de soja (shoyu) e adquirir consistência firme, um pouco elástica e um tanto fibrosa, permitindo que seja possível cortá-la em fatias, tiras ou cubos.
Na atualidade, temos o método mais fácil, usando o glúten pronto, um produto rico em fibras e sais minerais quem vêm em forma de farinha.
Depois de pronta, a carne de glúten tem a validade de 2 até 3 semanas, mas pode durar mais se for congelada.
Agora, seguem receitas para fazer a carne de glúten ou utilizar este ingrediente em deliciosas receitas.
Neste vídeo do canal VegeriRango, o culinarista vegano Flavio Giusti ensina de uma forma debochada, fácil e simples como fazer carne de glúten e bife vegetal com esse ingrediente. Veja como se faz no vídeo abaixo e antes disso, anote os ingredientes.
Dica: Você pode colocar os temperos na massa ou só deixar para adicionar na hora de cozinhar essa carne, porém, se for fazê-la no forno ou cozida no vapor, é melhor acrescentar os temperos quando estiver fazendo a massa.
Sugestões de outros temperos: cominho, pimenta do reino, ervas frescas, etc.
Neste vídeodo canal Vegtube, Eunice Batista ensina a preparar a carne de glúten de uma forma marinada e depois fritá-la, cozinhá-la em um caldo temperado, para por último assá-la guarnecida com tomate e pesto.
Veja o vídeo abaixo e anote os ingredientes da receita:
Pesto de algum vegetal de sua preferência e rodelas de tomate q/b (quanto bastem)
Esse outro vídeo do canal vegano Casal 100 Culpa mostra como usar a carne pronta de seitan para fazer um estrogonofe vegan! Anote os ingredientes e veja o vídeo abaixo.
Para aqueles que estão extremamente condicionados ao paladar da carne de origem animal, e querem parar de contribuir com o abate de animais para consumo alimentício, o seitan é uma boa alternativa para realizar essa transição e ir se adaptando à infinidade de ingredientes vegetais que torna possível comer de tudo sem precisar utilizar nada de origem animal!
Talvez te interesse ler também:
FRITURA FAZ MAL? QUANTO, COMO E POR QUÊ? INFORMAÇÕES E DICAS
JOKER CONTRA O ESPECISMO: JOAQUIN PHOENIX LEMBRA QUE SOMOS TODOS ANIMAIS, E NOS CONVIDA AO VEGANISMO
5 RECEITAS DE ESCONDIDINHO VEGANO: VARIANDO ESSE DELICIOSO PRATO BRASILEIRO!
Categorias: Alimentar-se, Vegetariano e Vegano
ASSINE NOSSA NEWSLETTER