Índice
E então começamos um novo ano, e com ele todos os objetivos são renovados. Seja para você que deseja começar uma nova alimentação, mais saudável, ou para você que sabe que a saúde não pode esperar e que todo dia é dia para comer de maneira equilibrada. Já falamos da importância de comer alimentos da estação e a seguir daremos algumas dentre as principais indicações dos alimentos dessa época do ano, que estão mais propícios ao consumo, pois estão além de mais nutritivos, são mais econômicos também.
Esse fruto teve origem no continente americano, desde o Peru até a parte sul dos EUA. Pertence ao mesmo grupo de melão, pepino, abóbora, entre outros – cucurbitáceas – além de pertencer ao gênero de abóboras. As abobrinhas devem ser colhidas verdes.
Entre seus maiores benefícios temos o fato de ser pouco calórica, ter muita niacina e vitaminas do Complexo B.
Para escolher bem a abobrinha, selecione frutos mais firmes, de casca sem imperfeições e bem brilhante, com no máximo 20 cm de comprimento. Se forem menores, serão ainda mais macias e ricas em sabor.
Se você optar por comprar abobrinhas em supermercados ou lojas de alimentos deverão estar embaladas e sob refrigeração. Observação importante: deve estar totalmente seco, pois a presença de líquido indica que o alimento já não é próprio ao consumo. O cabo do fruto ajuda a conservá-lo por mais tempo.
Lasanha vegetariana com abobrinha. Clique aqui para ver outras receitas de lasanha vegetariana.
Ingredientes
10 folhas de lasanha
3 abobrinhas médias
300 g de provolone ralado
Um litro de molho branco bechamel (receita acima)
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
20 flores de abobrinha (opcional)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
um dente de alho
sal a gosto
Corte as abobrinhas em rodelas de meio centímetro aproximadamente (não muito fina nem muito grossa) e leve-as para saltearem em uma frigideira antiaderente com o azeite e o dente de alho inteiro. Leve as folhas de lasanha para cozinharem em água fervente e salgada e escorra.
Distribua sobre um refratário uma concha de bechamel e coloque as folhas de lasanha alternando com as abobrinhas e suas flores lavadas e cortadas, o provolone e o parmesão ralado. Faça outras camadas até acabarem os ingredientes e por último o molho com o parmesão e as flores para enfeitar.
Cupuaçu
Da família do cacau é um estimulante das defesas naturais do organismo, além de fortalecer o próprio organismo contra infecções. diminui a pressão arterial, aumenta a libido, diminui o LDL (colesterol ruim) e muitos benefícios para a pele e os cabelos. É extremamente rico em antioxidantes, causando a diminuição nos níveis de colesterol do corpo e melhorando a função cerebral, ao mesmo tempo em que neutraliza radicais livres. Rico em vitaminas do complexo B, A e C.
Figo
É rico em potássio, cálcio,fósforo, cobre e ferro, sendo indicado no tratamento de doenças, como as do fígado e da vesícula biliar. Apresenta significativa ação digestiva, antioxidante, laxante, cicatrizante e calmante, o que é muito importante para combater casos de prisão de ventre, esgotamento físico,estresse, faringite, bronquite e dores de estômago. O figo também é anti-inflamatório, combatendo infecções na pele.
Graviola
Combate a prisão de ventre e ajuda a emagrecer, em razão das fibras que ajudam a regular o intestino e diminuir o apetite. Além disso, ainda: combate diabetes; alivia dores de reumatismo; ajuda a tratar doenças de estômago, como úlcera e gastrite; diminui a insônia e baixa a pressão arterial.
Tudo uma delícia não é mesmo? Então vamos começar o ano com sabor e saúde, aproveitando o melhor que a natureza tem para nos oferecer a cada época do ano 🙂
Leia também: 5 receitas de hambúrguer vegetal
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Alimentar-se, De Estação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER