Índice
E mais uma vez, voltamos ao tema: já parou para pensar no que você anda comendo? Mas estamos perguntando, justamente naqueles períodos de intervalos durante o dia, não nas grandes refeições… mais difícil lembrar e se policiar, não é mesmo?
Como anda a qualidade da alimentação na hora lanche? Bem, segundo pesquisas recentes, entre 2013 e 2014, foram apuradas as bebidas e alimentos mais consumidos na hora do famoso “lanchinho”, ou “snacking”, como é conhecido em vários países.
Nas redes sociais, por exemplo, é possível traçar um interessante panorama sobre esses lanches rápidos. Segundo essas fontes, os momentos de lanche são vistos como pausas de lazer, ou seja, o que quer dizer que o consumo de salgadinhos industrializados – ou snacks – são a imensa maioria dos casos – até quando as pessoas postam fotos em seus perfis, para provocar os amigos e/ou seguidores. Não à toa, são as refeições mais divulgadas em redes sociais, diferentemente de café da manhã, almoço ou jantar.
Salgadinhos são associados, sobretudo ao sabor para 37% das pessoas; prazer – na opinião de 25%; e boa forma – embora todos os 16% que partilham dessa vertente, saibam no fundo, que mesmo as opções lights, não são boas para a saúde.
O top 10 dos lanches preferidos, seria, então:
1. salgadinho (20%);
2. iogurtes (16%);
3. lanches completos (14%);
4. chocolates (11%);
5. bolachas/biscoitos (8%);
6. sorvetes (6%);
7. pizza (5%);
8. bolos, frutas e pipoca (4% cada);
9. chips e similares e batata frita (3% cada);
10. brigadeiros, balas e chicletes e cereais/aveias (3% cada).
Em relação às bebidas:
1. refrigerantes (48%);
2. iogurtes (18%);
3. café (11%);
4. chá e sucos (6% cada);
5. milk shake e leite (3% cada);
6. achocolatados (2%).
Curiosamente, mesmo que a preocupação com a vida saudável e a alimentação esteja presente em grande parte das opiniões, isso parece excluir a hora do lanche. Nas redes sociais, o que faz sucesso é justamente o que é mais calórico, e algo que possa compensar uma falta ou desejo.
Para quem come algo um pouco mais saudável como frutas e iogurtes, o faz sempre misturando com leite condensado, achocolatado e outros.
No GreenMe Brasil, em vários momentos já indicamos a importância de lanches saudáveis. Uma das opções mais queridas da galera é a famosa pipoca, que é nutritiva e repleta de antioxidantes – previnem o envelhecimento precoce do organismo – ou ainda as sementes oleaginosas, que contêm as gorduras do bem, protetoras do coração, como ômegas 3, 9 e selênio, sem esquecer das frutas, especialmente as de estação.
É preciso que todos tenham atenção à qualidade da rotina alimentar, para que todos tenhamos uma vida mais saudável e protegida de doenças como a obesidade. No caso de crianças, o cuidado deve ser ainda maior.
Leia também: 10 alimentos que deveríamos comer todos os dias
Fonte foto: freeimages.com
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER