Índice
O damasco, cujo nome científico é Prunus armeniaca, pertence à família Rosaceae, da qual pertencem os seguintes frutos: pêssegos, cerejas e amoras.
Provavelmente, o damasqueiro é oriundo da Armênia, mas também pode ter sua origem na Sibéria e na China. Desde a antiguidade, há milhares de anos atrás, tem-se registros da existência do damasco. No Oriente Médio se intensificou o cultivo e a produção dessa fruta, para importação.
Saiba mas sobre as qualidades dessa fruta deliciosa
{index}
O damasqueiro tem as seguintes características:
O cultivo do damasqueiro, no Brasil, ocorre no Rio Grande do sul e nas regiões mais frias de Minas Gerais.
O damasco, também, é conhecido por outros nomes: abricó, apricó, abricô, abricoque, abricote, albricoque, alberge, alpece, alperce e alperche.
Esse fruto pode ser consumido fresco ou desidratado (seco).
Dá para utilizá-lo e preparar receitas com o damasco de várias formas como geleia, suco e doces em geral.
O damasco é muito suculento, saboroso e requintado, além de ser muito benéfico o seu consumo para nossa saúde.
O damasco possui betacaroteno, vitaminas A, C e fibras. A maior concentração de nutrientes ocorre na forma seca.
Devido às suas propriedade o damasco é bom para:
O damasco é um alimento funcional que contribui para o bom funcionamento de nosso organismo, prevenindo, principalmente, o surgimento de doenças cardíacas, problemas respiratórios e distúrbios visuais.
Mesmo com todos esses benefícios, é importante tomar alguns cuidados e consumir com moderação o damasco, pois, devido a algumas substâncias contidas nele, como o salicilatos, pode causar reações à pessoas que são alérgicas também à aspirina (ácido acetilsalicílico).
Outro esclarecimento é que a semente do damasco, quando doce, é comestível, porém, amarga, pois contém uma substância que produz ácido cianídrico que é venenoso.
O damasco in-natura tem poucas calorias, apenas 50 por 100 g. É um fruto fonte de fibra dietética, antioxidantes, vitaminas, e minerais.
A constituição nutricional do damasco contém numerosos fito-químicos benéficos para saúde, que previnem doenças do coração.
Esse fruto é rico em vitamina A e carotenoides. 100 g de damasco contém 64% dos níveis de ingestão diária necessária de vitamina A.
O damasco contém vitamina C, antioxidante natural e é uma boa fonte de minerais, tais como:
Veja aqui a tabela nutricional completa do damasco fresco, e aqui a do fruto seco.
E para aproveitar as propriedades, nutrientes e o sabor “delícia” do damasco,que tal uma receita de geleia com esse fruto?
Neste vídeo Adriana Avelar, do Canal Drica na Cozinha, ensina a fazer uma geleia de damasco com os seguintes ingredientes básicos:
Confiram, vale a pena aprender esta receita!
O damasco que tem história, até em passagens da Bíblia se tem registro dessa fruta. E, além disso, o damasco é herança, de eras e continentes.
Do Oriente ao Ocidente, do passado ao presente! Uma fruta dessa não dá para deixar de consumir!
Damasco na mesa é satisfação com certeza!
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER