Índice
O ferro é um dos minerais mais importantes para o organismo, pois funciona como uma espécie de combustível levando oxigênio para as células, gerando energia e força para todo o corpo. Além disso, o ferro atua na produção de células vermelhas do sangue. Sua falta causa a tão conhecida anemia, a deficiência nutricional mais comum entre a população.
As mulheres são as mais afetadas pela deficiência de ferro, principalmente as crianças, adolescentes, jovens em idade reprodutiva e durante a gestação.
É senso comum acreditar que as melhores fontes de ferro estão nos alimentos de origem animal, no entanto o que ocorre é que eles são mais facilmente absorvidos do que os de origem vegetal. Mas é perfeitamente possível ter uma dieta vegetariana ou vegana, sem sofrer carências de ferro.
Por isso, saiba abaixo quais os melhores alimentos e medidas a serem adotadas para nunca deixar faltar esse importante mineral no organismo.
A vitamina C ajuda na absorção do ferro e está presente em
Leguminosas, como tofu, soja e lentilha, castanhas e sementes, vegetais verde-escuros e frutas secas contém altas quantidades de ferro e devem ser consumidas com regularidade.
É melhor distribuir os alimentos ricos em ferro durante as refeições a consumi-los todos de uma vez.
O cozimento enriquece o alimento com ferro, pois nesse processo há quebra de ligações moleculares e maior disponibilidade do mineral.
Essa medida pode ajudar a aumentar a oferta de ferro, pois o aquecimento solta partículas do mineral nos alimentos.
Itens como beterraba, cacau em pó, espinafre, cereais não refinados, conservantes (principalmente o ácido etilenodiaminotetracético – EDTA) prejudicam a absorção de ferro e devem ser consumidos com moderação.
Alimentos como açúcar refinado e farinha branca são pobres em ferro e devem ser substituídos pelas versões integrais e mais naturais.
Aquele cafezinho depois do almoço deve ser evitado, pois atrapalha na correta absorção de ferro pelo organismo. O mesmo vale para os chás.
É muito comum que adeptos do ovo-lacto-vegetarianismo busquem fontes de cálcio e proteína em laticínios, mas essa escolha pode não ser boa, tendo em vista que elimina ou reduz as possibilidades de incluir alimentos que, além de serem fontes de ferro, são também boas fontes de proteína e cálcio, como as leguminosas, castanhas e sementes.
Leia também: ANEMIA: 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA SUPRIR A CARÊNCIA DE FERRO
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER