Índice
Hoje vamos falar sobre o Edamame, você conhece? Esse vegetal nada mais é do que a soja “verde”, ou seja, a soja que ainda não amadureceu. É um alimento super nutritivo e super gostoso, ideal para um aperitivo saudável acompanhado de um bom bate-papo com os amigos!
Com aparência de ervilhas, de cor verde e textura mole e macia, o edamame geralmente é consumido em sua forma “imatura” e sem a vagem. Possui os mesmos benefícios da soja madura, mas com a vantagem de ser menos calórico.
Além disso, faz bem para a saúde e ajuda na prevenção contra o câncer e no controle dos problemas hormonais causados pela menopausa.
Mas atenção! Pessoas que têm algum tipo de alergia à soja ou disfunções na tireóide devem consumir com alguns cuidados…
Quer saber mais?! Então aproveite as informações deste artigo e boa leitura!
O Edamame teve origem na China desde os anos 200 a.C. No Japão foi conhecido a partir do ano de 1.275, onde a palavra “edamame” significa “galho de feijão” (eda = galho + mame = feijão). Os coreanos também consomem o edamame e eles o chamam de “kong”, que é como definem a maioria dos grãos.
Nos Estados Unidos, o edamame é definido como grãos de soja que podem ser comidos frescos, e isso é possível devido à sua textura ser macia e o sabor suave, mesmo sendo colhidos ainda verdes.
Já no Brasil, que é o segundo maior produtor de soja do mundo, perdendo apenas para os EUA, o consumo do edamame ainda é relativamente baixo, pois o sabor não caiu totalmente no gosto do povo. No entanto, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias), desenvolveu uma versão da soja verde com um sabor mais suave e levemente adocicado, devido ao fato de não possuir a enzima que deixa o edamame amargo.
Por conta disso, o consumo de edamame vem aumentando gradativamente e ele já pode ser encontrado em feiras e supermercados, tanto fresco dentro das vagens, quanto em grãos descascados e congelados, tornando acessíveis seus benefícios e propriedades para toda a população.
Quem conhece a soja e já faz uso dela, sabe que ela possui vários benefícios para a saúde, devendo ter seu consumo restrito apenas por quem tem alergia ou ser consumida com moderação por quem tem disfunções na tireóide.
O diferencial da soja verde é que, além de todos os benefícios da soja madura, ela também auxilia no emagrecimento, pois tem mais proteínas e menos carboidratos, ou seja, menos calorias (cerca de 120 kcal em 100 gramas).
Além disso, o edamame é super indicado para quem pratica atividades físicas e para quem busca emagrecimento, pois é rico em diversos nutrientes que aceleram o metabolismo, auxiliam na digestão e evita a retenção de líquidos.
Dentre as vitaminas e nutrientes contidos no edamame temos:
Além de todas essas propriedades e benefícios, pesquisas garantem que o edamame auxilia na prevenção de tumores, aterosclerose, problemas cardíacos, reduz o colesterol ruim e aumenta o colesterol bom.
Agora que já vimos tudo e mais um pouco do porquê consumir o edamame, que é muito bom para a saúde, vamos aprender como consumi-lo? É muito simples!
A forma mais básica é fervê-lo em uma panela com água e sal por 5 minutos. Se preferir, pode cortar as pontas e cozinhar no vapor. O sal pode ser colocado tanto no cozimento quanto depois de cozido, salpicado por cima. Só não exagere no sal!
É possível consumi-lo como aperitivo, apenas os grãos, retirados das bagas. Para melhor entender, separamos 5 vídeos com receitas básicas, simples, para demonstrar melhor a facilidade no preparo desta leguminosa. Alguns vídeos possuem legendas, outros não, mas é possível assimilar o conteúdo.
Com o edamame cozido dá para fazer patês, molhos ou consumi-lo em saladas, junto com o arroz ou como tua imaginação permitir. Basta retirar a casca e usar somente os grãos, cozidos, como bem preferir.
Tirando o cachorrinho sobre a bancada onde são preparadas refeições, a senhora do vídeo apresenta uma versão super simples de preparar edamame e consumir como aperitivo acompanhando uma cervejinha! (Para quem gosta…) A receita japonesa vale a pena pois o Japão é um dos países que mais consomem esta iguaria.
Este vídeo ensina a fazer um molhinho a base de molho de soja, alho e gengibre, para mergulhar o edamame cozido, mergulhando a baga mas comendo apenas os grãos!
Este outro também ensina o modo tradicional, porém com a opção de congelar.
Por último, uma versão apimentada e com uma edição um pouco mais “sofisticada” de como preparar um delicioso aperitivo de edamame (também com a cervejinha no final para quem é fã de cerveja com aperitivo)! Parece realmente bom!
Quais as contraindicações do edamame?
Segundo a nutricionista Célia Mara Garcia, o consumo de edamame não é indicado para quem tem alguma sensibilidade à soja ou aos fitoestrogênios presentes nos grãos.
Ela recomenda ainda que o consumo de edamame seja feito em acompanhamento de uma boa quantidade de verduras verde-escuras que são ricas em iodo.
Dessa forma, além de promover o melhor aproveitamento dos benefícios da soja, a tireoide (glândula que necessita de iodo) não será prejudicada.
Reforçando o que disse a nutricionista: a soja em excesso sem a ingestão concomitante de iodo, pode sobrecarregar a glândula tireoide!
Tirando essas ressalvas, o consumo de edamame e soja madura é indicado para todos! Esperamos que gostem das dicas e aproveitem os benefícios desse vegetal… Até!
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER