Índice
A uva-passa tem origem na pré-história. Ao caírem as uvas das videiras, de forma natural, elas se secavam no solo, expostas ao sol. O homem dessa época, ao experimentar as uvas desidratadas pelo sol, percebeu que elas tinham uma agradável doçura, e então a uva-passa passou a fazer parte da sua alimentação.
Da pré-história aos nossos dias, a uva-passa continua conquistando nosso paladar, através de sua doçura. Mas não é todo mundo que gosta, aliás, essa é a fruta da discórdia natalícia pois tem sempre parente que pede para tirar a uva-passa das receitas.
Especialmente para estas pessoas que não gostam de uva-passa, vamos falar sobre os seus benefícios e propriedades porque essa é uma fruta muito rica, cheia de propriedades nutricionais e benefícios à saúde. Vale a pena mudar de ideia e passar a amar uva-passa!
Fique sabendo: uva-passa faz bem pra quê?
Por uva-passa se entende um tipo de uva menor, que passou por um processo de desidratação. Essa desidratação é uma forma de conservação da fruta.
O processo de desidratação resulta da exposição prolongada da fruta, no caso a uva, ao sol. Existem vários tipos de uvas-passas, que variam na cor, tamanho e sabor.
As uvas utilizadas para virarem passas, geralmente são de Portugal, Grécia, Itália e Espanha.
As variedades mais conhecidas são:
As uvas próprias para passas são as que têm as seguintes características:
Aproximadamente, 3,5kg de uvas rendem um quilo de passas.
Para diminuir a resistência da casca da uva no processo de desidratação, com a finalidade de acelerar a secagem, pode-se acrescentar, de forma opcional, a imersão da fruta em solução de 0,2 – 0,3% de hidróxido de sódio em ebulição por alguns segundos.
Caso não ocorra essa etapa, a secagem demorará um tempo maior. Em seguida, a uva é lavada com água fria antes da secagem ao sol ou desidratação artificial (ar quente).
Na produção industrial, a secagem pode variar de 15 a 45 horas. O teor de umidade final da uva passa varia entre 10 e 14%.
Veja, neste vídeo como é produzida a uva-passa na indústria?
No processo de desidratação, a uva-passa retém o açúcar e os nutrientes da fruta. Por isso, é muito saudável.
A uva-passa concentra vitaminas E e do complexo B, além de sais minerais como fósforo, potássio, zinco, magnésio, manganês, potássio, ferro e cálcio, também, um poderoso polifenol com ação anti inflamatória, o resveratrol.
100 gramas de uvas passas contêm, aproximadamente:
Esses dados foram fornecidos pelo Departamento de Agricultura do governo americano. Veja aqui a tabela nutricional completa da uva-passa.
Os benefícios da uva-passa contribuem para nossa saúde por várias razões:
A uva-passa é um alimento com muitas calorias e açúcares, se for ingerida em grande quantidade pode contribuir para o aumento do peso corporal.
Mas, se consumida com moderação, não provoca ganho de peso.
O açúcar da uva contribui para processo de desidratação dela. Quase 60% da composição da uva-passa é açúcar. Trocando em miúdos, mais da metade da uva-passa é açúcar, por isso, ela é bem calórica e energética, tem altos índices de carboidratos e açúcares, portanto, para quem não quer engordar, é indicado o consumo desse alimento com moderação e na medida certa, o que mais adiante será informado.
A uva-passa pode ser inserida em:
Leia mais: UVA-PASSA: OS BENEFÍCIOS E COMO CONSUMIR (10 RECEITAS)
Vejam neste vídeo uma receita de granola com uva-passa ensinada por Bela Gil.
A uva passa tem propriedade depurativa e pode ser consumida com água para desintoxicar o fígado.
Para isso, coloca-se meia xícara de uva passas em água quente. Depois de 15 minutos, lave-as em água limpa. Em seguida coloca-se as uvas-passas lavadas em um copo com água fervente. Deixa-se esfriar a temperatura ambiente por 24 horas.
Na manhã seguinte, bebe-se essa água e come-se as uvas passas em jejum (com o estômago vazio).
Depois, de 30 minutos pode se tomar o café da manhã
Essa limpeza e desintoxicação do fígado tem duração de um mês e é recomendável, fazer uma vez por semana.
Para melhorar o efeito dessa desintoxicação, é necessário comer alimentos saudáveis, abolindo alimentos industrializados, pão branco, frituras e alimentos gordurosos.
Comer 30 gramas de uvas-passas por dia é o máximo indicado, pois uma quantidade maior pode soltar o intestino.
Devido ao seu alto teor de fibras, ela tem efeito laxativo.
Outro aspecto é a alta concentração de açúcar e carboidratos que existem na uva-passa, provocando aumento da absorção de açúcares e excesso de calorias em nosso corpo.
Como vimos, a uva-passa, se consumida da forma adequada nos traz muitos benefícios, além de adoçar nosso paladar, com sua suave doçura.
Uva-passa branca, amarela ou preta? Todas fazem bem à saúde e contêm as mesmas propriedades nutricionais. Mas há diferenças!
As uvas-passas tradicionais, como vimos, são secadas naturalmente ao sol e não contêm aditivos ou conservantes.
As amarelas são desidratadas industrialmente e contêm dióxido de enxofre como conservante, o que lhe dá a cor característica.
Por esse motivo, prefira as pretas e, mesmo assim, ao comprar, leia o rótulo e escolha o pacote que contenha apenas uvas-passas (sem adição de açúcar, corante, conservante, etc).
No quesito conservação, leia a instrução na embalagem. Geralmente é pedido que seja conservado em local fresco e seco, mas a geladeira pode também ser uma opção depois do pacote aberto. A uva-passa se conserva bem por alguns meses.
Talvez te interesse ler também:
13 Opções Saudáveis para Substituir o Açúcar
O que é Harissa? Conheça o Sabor Picante e Aromático do Oriente
25 maneiras de tomar café e variar a bebida mais amada do Brasil
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER