Índice
O endro é uma das ervas aromáticas mais usadas na culinária escandinava. Aqui no Brasil ela é pouco conhecida mas, vale a pena a gente aprender sobre essa planta cheirosa e de boas qualidades.
Anethum graveolens é o nome botânico do endro que também pode ser chamado de aneto (italiano) ou dill (inglês), parente da cenoura e da salsinha, é uma das ervas anuais da família Apiaceae.
Na Europa e na Escandinávia o endro é usado na culinária e nas medicinas populares, tanto em verde (folhas e ramos) como em sementes (parecem com a da erva-doce que nós tão bem conhecemos).
A medicina do endro é antiga em diversos povos – iranianos, egípcios e gregos, hebreus e armênios usam essa erva tanto como tempero e remédios, como em seus rituais religiosos mais tradicionais.
O uso mais comum da infusão de endro é no tratamento de cólicas e intestino irritável. Mas, muitos outros usos são indicados nos diversos países onde esta planta cresce.
Os benefícios do endro para a saúde humana são resultantes da sua composição:
São esses componentes que respondem pelos benefícios medicinais desta planta os quais, segundo a literatura fitoterápica, incluem as seguintes ações e propriedades:
Para obter benefícios do endro na lista que coloco abaixo, recomendamos o uso do chá de endro (em infusão de folhas e flores ou decocção de sementes, caso precise de um efeito mais forte).
O óleo essencial de endro é muito aromático, ótimo para se usar na e tem algumas indicações de uso interno por sua forte ação antibacteriana (que evita a proliferação excessiva de bactérias patogênicas).
Use-o somente mediante prescrição médica.
Como tempero, o uso do endro, a priori, não deve causar problemas, excesso em sujeitos alérgicos ou com determinadas restrições alimentares. Mas o chá, bem como o extrato, o óleo essencial e outros tipos de medicamentos ou suplementos desta planta, devem ser usados mediante recomendação ou prescrição médica.
Você poderá fazer o chá de endro com as sementes (em decocção) ou com folhas e flores (em infusão). A infusão é muito mais suave, como se poderá supor mas, igualmente benéfica.
Para a infusão de flores e folhas prefira a erva fresca:
Para preparar o chá de sementes de endro:
ERVA-DOCE: 10 INDICAÇÕES DE USO E BENEFÍCIOS COMPROVADOS
O uso tradicional, antigo, do endro na culinária escandinava entra em todos os preparados de peixes e mariscos
Na Escandinávia, o endro fresco é extensivamente utilizado para temperar e marinar vários peixes e mariscos, frescos ou em conserva e como condimento de molhos que acompanham os pratos típicos.
Na Europa do Leste esta é uma erva que não pode faltar nas conservas de fermentação láctica feitas em salmoura (no chucrute, nos pepinos azedos, no pimentão de conserva) e em algumas bebidas.
As sopas de iogurte (Tarator, na Bulgária) sempre levam endro fresco como aromático e fica uma delícia.
Também é usado como tempero em saladas verdes, nas conservas de repolho e pepinos e na sopa típica russa, o borsch.
As sementes de endro são muito usadas como as de erva-doce, para aromatizar vinagres, bolos e pães e, na Índia, secas e moídas, são parte das receitas de curry e masala.
No Chile, um dos poucos países latino-americanos onde o endro é cultivado tradicionalmente, é comum usar o endro fresco para temperar carnes, peixes e batatas, grelhados e queijos.
Na culinária moderna, o endro também tem seu uso consagrado por ser uma erva aromática de sabor delicado mas, ao mesmo tempo “marcante”, e que imprime aos pratos temperados com ela, um toque gourmet especial.
Veja abaixo 3 dicas de como usar, hoje em dia, essa erva que, para nós, brasileiros, não é tão conhecida assim:
TZATZIKI: RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES
Por exemplo, faça um spaghetti e o tempere com abundante azeite de oliva, azeitonas pretas e endro picado finamente. Simples assim e, garanto, delicioso!
COMO PREPARAR HORTALIÇAS FERMENTADAS? UMA RECEITA DE CAROLINE BARRINGER
ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ
ERVAS DIVERSAS E RECEITAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER