Índice
Pomelo (Citrus paradisi) também chamada laranja-natal ou cimboa é a maior de todas as frutas cítricas. Sua árvore pode atingir até os 8 metros de altura e, cada fruta varia entre 1,5 a 2 kg de peso.
Originária no sudeste asiático, o pomelo é uma planta que se adapta bem a grande variedade de climas portanto, se você quiser, poderá ter um pé de pomelo no jardim da sua casa.
Do pomelo se come a polpa in natura ou em suco, se extrai o óleo essencial e, em alguns países, se fabrica uma bebida conhecida como refrigerante de pomelo que, dependendo do processo usado na sua fabricação, conservará, ou não, as propriedades curativas da fruta. No Uruguai, o refrigerante de pomelo é tão famoso quanto o nosso guaraná, aqui.
Na forma, o pomelo parece uma laranja muito grande, com a casca amarelada ou esverdeada. A polpa pode variar do amarelo pálido até o laranja e roxo, dependendo da variedade. As polpas arroxeadas correspondem a uma fruta mais rica em antocianinas e carotenóides. Todas as variedades de pomelo são bastante ricas em vitamina C, potássio e outros minerais.
O pomelo é menos doce do que a laranja, menos ácido do que o limão e um pouquinho mais amargo. É bom de se comer fresco, às colheradas, e aproveitar sua fibra, muito rica em pectina. O suco de pomelo pode ser combinado com o suco de outros cítricos caso você não se agrade do seu gosto puro.
Por sua riqueza nutricional – vitamina C, potássio e pectina, carotenóides e antioxidantes – o pomelo traz diversos benefícios à saúde de quem o consome rotineiramente.
Assim, esta fruta cítrica pode aportar positivamente para:
estimulação do sistema imunológico
melhora as funções digestivas
regulariza a pressão arterial
reduz cólicas
previne anemia
aumenta a resistência óssea
reduz os sinais de envelhecimento precoce
previne o câncer
protege a saúde do coração
pode te ajudar na perda de peso.
Em algumas regiões também é usada a semente de pomelo para diversos tratamentos como, por exemplo, a sinusite e outros problemas de pele, problemas gástricos (úlcera e parasitoses), problemas bucais (gengivite). Afirma-se que o extrato desta semente tem propriedades antissépticas interessantes.
Mas, como todo excesso é prejudicial de alguma forma, as pessoas que sofrem do fígado ou rins devem “maneirar” na ingestão de pomelo, justamente por conta dos seus elevados níveis de vitamina C e potássio. A mesma recomendação se faz àqueles que sofrem de hipotensão arterial.
LARANJA, DOCE, AZEDA, AMARGA, SAÚDE EM GOMOS PARA O CORAÇÃO, OLHOS E PELE
CHÁ DE CASCA DE LARANJA – REMÉDIO DOS BONS PARA ENXAQUECA, COLESTEROL E MUITO MAIS
FOLHA DE LIMÃO – O BEM QUE FAZ! A RECEITA DO CHÁ
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER