Índice
A dieta low carb (ou de “baixo carboidrato“) tem ganhado cada vez mais adeptos que relatam em igual escala seus eficazes resultados na busca por perda de peso. Destaca-se justamente pela simplicidade do método e pela facilidade de se adaptar ao cardápio com baixo carboidrato que auxiliará no emagrecimento. Veremos o que é, quais alimentos permitidos e quais devem ser evitados.
A dieta Low Carb baseia-se basicamente na redução de ingestão de carboidratos. Em teoria, conforme se reduz gradativamente os níveis de carboidrato, aumenta-se a ingestão de alimentos de baixo índice glicêmico que serão mais lentamente absorvidos pelo organismo, não se transformando em gordura.
Nesta dieta, a alimentação também tem um foco especial no consumo de fibras, pois estas garantirão a sensação de saciedade, fazendo com que o corpo tenha menor necessidade de ingestão de alimentos.
Para que a dieta low carb seja eficiente e traga resultados minimamente satisfatórios, há determinados alimentos que devem ser evitados a todo custo. Este alimentos são repletos de elementos que podem favorecer o ganho de peso, portanto devem ser retirados da alimentação de quem pratica a dieta low carb:
• Adoçantes artificiais: aqui podemos citar a sacarina, o ciclamato, a sucralose e o aspartame
• Glúten: alguns grãos devem ser evitados na dieta low carb, tais como a cevada, centeio e o trigo. Consequentemente, seus produtos como as massas e os pães também devem ser evitados
• Açúcar: elemento extremamente danoso para a saúde, o açúcar deve ser evitado na dieta low carb. Isso inclui qualquer tipo de doce, sucos, refrigerantes, bolos, sobremesas e etc.
• Gordura trans: qualquer tipo de óleo que apresente gordura trans, tais como os óleos hidrogenados ou mesmo parcialmente hidrogenados
• Alimentos processados: isso deveria ser uma regra para todos, e não somente para quem está praticando a dieta low carb. Produtos processados e industrializados devem ser evitados por variados motivos, aqui podemos citar conservantes, sódio, aromatizantes e etc., todos elementos que fazem muito mal à saúde
• Produtos diet: produtos sob a bandeira de low-fat, com baixos níveis de gordura. Geralmente são biscoitos, cereais e outros lácteos.
Na dúvida, verifique o rótulo do produto para se certificar que não possua nenhum dos elementos acima. Caso o rótulo não seja claro, não adquira o produto.
Alimentos que podem ser consumidos
Nem tudo na dieta low carb é a respeito de privação alimentar, ao contrário do que o conceito possa sugerir. Aqui listamos os tipos de alimentos que são permitidos e podem ser aproveitados na dieta:
• Frutas: as frutas são recomendadas para que a dieta low carb se concretize, justamente pela alta quantidade de nutrientes e fibras. Aconselha-se a laranja, maçã, mirtilo, morango e pera
• Óleos: óleos saudáveis, fundamentais para o funcionamento do organismo como o azeite e o óleo de coco
• Legumes: na dieta low carb (e para todos que desejam uma vida saudável), recomenda-se o consumo de brócolis, cenouras, espinafre, couve-flor, ou seja, verduras e hortaliças à vontade.
• Sementes: a semente de girassol é altamente indicada. Além dela, sugere-se o consumo de nozes e amêndoas.
• Gorduras saudáveis como iogurte e queijos brancos.
• Ovos.
Em termos gerais, a dieta low carb é uma dieta saudável. Isso pode ser afirmado uma vez que se baseia na ingestão de alimentos naturais mas é sempre aconselhável procurar um médico antes de iniciar a fazer qualquer dieta.
Leia mais: DIETAS FAMOSAS E MUITO PERIGOSAS
Quem for saudável, ativo e não precisa perder peso, pode comer carboidrato de boa qualidade como:
• Tubérculos: batata, batata-doce, mandioca, etc.
• Grãos sem glúten: arroz, de preferência integral, aveia, quinoa, milho e tantos outros.
• Leguminosas: lentilhas, feijão-preto, feijão-carioca, grão-de-bico, etc.
Também são permitidos com moderação:
• Chocolate Amargo: com 70% mínimo de cacau.
• Vinho: seco e sem adição de açúcar ou de carboidratos.
O chocolate escuro é rico em antioxidantes, é muito benéfico à saúde quando consumido com moderação. No entanto, esteja ciente de que tanto o chocolate quanto o álcool irá dificultar o seu progresso de emagrecer se você comer / beber demais.
Orientações gerais sobre a dieta low carb
Para que qualquer dieta seja iniciada, é necessário que antes um médico ou profissional de saúde seja consultado. Não é recomendado que qualquer dieta seja iniciada de forma deliberada sem uma orientação médica. Além disso, estando em uma dieta ou não, devemos ser nos lembrar que o melhor alimento é o natural, fresco e feito em casa.
DIETA DUKAN: COMO FUNCIONA E O QUE COMER NAS 4 FASES
BRAIN FOOD: A DIETA BOA PARA O CÉREBRO, QUE NOS DEIXA MAIS INTELIGENTES
CONHECENDO AS PRINCIPAIS DIETAS: MACROBIÓTICA
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER