Índice
Frutas, saladas, verduras e legumes são alimentos leves e nutritivos que você pode comer à noite, sem ficar estufado, com o estômago pesado. Dá uma olhada abaixo em algumas dicas boas sobre refeições noturnas.
Na correria do dia a dia, quando a gente chega cansado em casa e só quer tomar um banho e cair na cama, a tendência é pensar em comer uma coisa rápida (geralmente pronta) que compramos no supermercado. Por exemplo o macarrão instantâneo, um dos alimentos que mais contêm sódio, deveria ser evitado mas acabando vencendo pela sua praticidade, quando o melhor seria privilegiar alimentos nutritivos e leves, que ajudam a repor as energias gastas durante o dia e a dormir um sono reparador.
Mais ainda, a boa escolha é importante para aqueles que engordam facilmente, ou que sofrem de problemas gastrointestinais como refluxo, gastrite e úlceras pois, à noite, quando dormimos, nosso corpo também precisa descansar. Então, o melhor é não dar mais trabalho para a máquina, não é?
Um dito popular muito antigo, e muito certo, tem que ser lembrado aqui: tomar um café da manhã de rei, almoçar como um príncipe e jantar como um plebeu. Claro, isso tem a ver com qualidade e também com quantidade.
Leia mais: OS 8 ERROS MAIS COMUNS DO CAFÉ DA MANHÃ
Para uma saudável refeição noturna você fará muito bem em escolher elementos variados, que incluam todos os grupos nutricionais: carboidratos, fibras e proteínas, em quantidades equilibradas e que a deixem satisfeita.
Saladas verdes, frescas e cruas sempre são uma ótima opção de jantar.
Sugestões: Folhas verdes, rúcula, alface, agrião, acelga e espinafre misturadas com tomates-cereja, cenouras, rabanetes, etc.
Leia mais: 3 RECEITAS DE SALADAS DIFERENTES
Verduras cruas ou cozidas sempre são alimentos bons para a saúde, pois contêm poucas calorias e imensa quantidade de fibras e nutrientes.
Sugestões: brócolis, couve-flor, cenoura, chuchu, abobrinha, tomate… Cozinhar ao vapor os vegetais potencializa a quantidade de vitaminas.
Leia mais: CRUS OU COZIDOS? UM MINIGUIA PARA CONSUMIR MELHOR VÁRIOS TIPOS DE VEGETAIS
Frutas ao jantar também são uma boa opção.
Sugestões: salada de frutas com maçã, abacaxi, mamão, melão, laranja e abacate. E um pouco de aveia, linhaça, chia e amaranto para melhorar as fibras e os óleos graxos essenciais.
Leia mais: COMO DEVEMOS COMER FRUTAS? COM OU SEM AS CASCAS?
Especialmente no tempo frio as sopas de verduras, em pedaços ou batidas como creme, são gostosas e trazem saciedade, além de muito nutritivas.
Sugestões: faça uma sopa leve com os ingredientes que preferir, por exemplo, cenoura, chuchu, brócolis, couve, etc. Purês também são ótimas opções. Veja receitas abaixo:
Leia aqui: PURÊ DE BATATA: 7 RECEITAS ALTERNATIVAS AO PRATO TRADICIONAL
O brócolis, como outras flores da família das couves, é um dos mais nutritivos. Rica fonte de vitamina C e fibras alimentares o brócolis também é fonte de proteínas e betacaroteno, cálcio, ferro, zinco e magnésio.
A couve-flor é uma excelente fonte de vitamina C, ácido fólico, vitamina K e vitamina B-6. Vitaminas B1, B2, B3 e E além de ser fornecedora de magnésio, fósforo, cálcio, potássio e manganês.
Sugestões: brócolis ou couve-flor cozidos ao vapor e batidos com a própria água do cozimento, uma pitada de sal e algumas ervas finas para temperar. Junte um fio de azeite cru antes de servir.
Cenoura e abóbora são ricas em betacaroteno e fibras. Ideais para receitas de sopas, pães e bolos e também para ser consumida crua, no caso da cenoura.
Sugestões: basta bater no liquidificador em sua própria água de cozimento, as cenouras cozidas com lascas de gengibre. A abóbora combina com alecrim, portanto cozinhe-as com esta erva. Para que as receitas fiquem mais leves, use azeite cru antes de servir o prato ao invés de fazer refogados com cebola, alho etc.
Pupunha é um tipo de palmito.
Bifum é o macarrão feito de arroz.
Juntos ficam deliciosos, com seus temperos favoritos de ervas e ajudam a baixar o índice glicêmico, melhoram a digestão e dão a saciedade necessária.
Sugestões: faça um molho de tomate caseiro, para cobrir o macarrão misturado com palmito cortado em tirinhas. Tempere com salsinha, pimenta e nozes moídas.
O arroz 7 grãos é uma fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, rico em fibras e nutrientes como o magnésio, melhora a digestão e dá maior saciedade que o arroz branco comum puro. No arroz 7 grãos entra: arroz agulhinha, cevada em grãos, quinoa branca e vermelha, arroz negro, arroz vermelho, painço em grãos e trigo em grãos. O arroz integral também é um alimento leve e nutritivo.
Sugestão: cozinhe o arroz integral ou 7 grãos como se cozinha o macarrão (ou seja, em abundante água salgada). Tempere apenas com azeite de oliva cru por cima. Parece sem graça mas experimente. Na verdade é uma delícia sentir o gosto dos alimentos em vez de sempre temperá-los com cebola, alho, etc.
Panquecas integrais são uma boa opção para refeição noturna.
Sugestão: faça a panqueca (receitas abaixo) e recheie com tomate e orégano, um queijo fresco leve com fio de azeite ou guacamole.
Leia mais: RECEITAS DE PANQUECAS VEGETARIANAS E LIGHTS
Abacate é bom demais e ajuda a adormecer. Faça um guacamole gostoso amassando um abacate bem maduro e temperando-o apenas com limão, azeite e uma pitada de sal (veja receitas abaixo). Se preferir faça as variantes mas o guacamole tradicional talvez seja o melhor como refeição noturna. Use-o como molho para saladas ou em biscoitos leves como os de arroz por exemplo.
Leia também: GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES
Para quem não é vegetariano, o peixe pode ser uma opção a mais pois é um alimento leve e rico em ômega 3 e ômega 6. Mas, como dizemos sempre, é preciso variar as espécies consumidas e estar conscientes sobre a sua procedência.
Leia mais:
10 ESPÉCIES DE PEIXES SÃO RESPONSÁVEIS POR 24% DA PESCA MUNDIAL
* Mantenha uma boa hidratação bebendo água pura durante todo o dia
* Só vá se deitar depois de 3 horas da última refeição (principalmente se esta não tiver sido tão leve o quanto deveria).
* Evite café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e chá preto no período noturno para não atrapalhar seu sono.
10 ALIMENTOS ALCALINOS PARA COMER TODOS OS DIAS
10 ALIMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS QUE AJUDAM A EMAGRECER
CHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER