Índice
O abacate é uma fruta originária da América Central, lá conhecida como “aguacate ou palta”, com sabor refrescante e consistência cremosa que pode integrar várias receitas muito gostosas e saudáveis. Também pode ser consumida crua, em saladas como o guacamole e em batidos com leite, em sorvetes ou pura, assim, na colher. Por suas qualidades é usada em tratamentos de beleza e integra varias formulações cosméticas.
Se comparado com outras frutas, o abacate tem elevados níveis de omega 3 sendo, portanto uma gordura muito saudável. E mais, também é uma fruta riquíssima em minerais e vitaminas. Suas propriedades nutritivas o fazem recomendável a pessoas de todas as idades e é principalmente benéfico às pessoas que têm dificuldade com o controle de colesterol.
Veja, a seguir, 10 benefícios do abacate que talvez você ainda não conheça
O abacate é rico em fibras e provoca sensação de saciedade sendo muitas vezes, recomendado em regimes de controle de apetite. No entanto, por ser bastante calórico, recomenda-se seu uso moderado para pessoas que estão acima do peso.
Por seus elevados índices de ácido fólico, o abacate é recomendado para mulheres grávidas pois este, o ácido fólico, é muito útil na formação do bebê, diminuindo os riscos de malformações. Também é recomendado em caso de mulheres com dificuldade de engravidar.
Sua riqueza neste poderoso antioxidante o torna muito ativo como anti-inflamatório natural, em casos de artrites pois, ajuda na reparação das cartilagens deformadas ou erodidas.
O abacate é riquíssimo em antioxidantes e gorduras mono-saturadas que, junto com a vitamina E, ajudam o coração a se manter saudável. A quantidade de gorduras mono-saturadas do abacate ajudam na redução das taxas de colesterol total e do equilíbrio dos fatores LDL e HDL. Rico em magnésio e potássio, com baixo teor de sódio, o abacate é muito recomendado a pessoas que sofrem de hipertensão ou problemas cardiovasculares.
A ingestão de abacate ajuda na absorção dos nutrientes de outros vegetais e frutas, melhorando de 2 a 15 vezes a absorção dos antioxidantes da alimentação. Por isso, é ideal você incorporar abacate em suas saladas e outros alimentos.
A grande riqueza em vitamina E que o abacate tem, e que funciona como antioxidante, ajuda a reduzir os efeitos dos fatores climáticos e de poluição na sua pele diminuindo as rugas e marcas de estresse.
O abacate tem elevado conteúdo de magnésio que ajuda no funcionamento do intestino, dos nervos e músculos, melhorando o sistema imunológico e possuindo suave efeito depurativo.
Com o abacate o sistema imunológico é fortalecido pelo seu conteúdo de carotenos, magnésio e luteína. Esta função é tanto da fruta em si quanto das suas sementes que podem ser usadas na prevenção de doenças infecciosas originárias de vírus e bactérias.
A semente do abacate tem um óleo natural semelhante ao azeite de oliva, que é utilizado para fins cosméticos. No cabelo é muito útil para a manutenção do brilho natural e a prevenção de caspa.
O abacate contribui para a manutenção de um fluxo sanguíneo saudável no cérebro e a redução da pressão arterial. Pela sua composição rica em vitaminas hidrosoluveis do grupo B, o abacate também ajuda ao bom funcionamento do sistema nervoso. O potássio que contem é fundamental para a transmissão e geração do impulso nervoso assim como para a atividade muscular.
Leia também:
ABACATE: PORQUÊ COMER UM POR DIA
METADE DE UM ABACATE POR DIA MANTÉM A FOME BEM LONGE
4 RECEITAS NATURAIS PARA MÁSCARAS FACIAIS
CONHEÇA 10 ALIMENTOS QUE PURIFICAM O FÍGADO
Fonte fotos: freeimages.com
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER