Índice
Este conteúdo traz uma alternativa vegana para o whey protein, um suplemento que serve para quem faz atividades físicas e ou musculação para fortalecer os músculos.
O wheyn protein é formulado a base da proteína isolada do leite e a alternativa vegana a esse suplemento é feita com proteína isolada de vegetais, portanto não envolve crueldade com os animais.
Assim como o whey protein, a proteína vegana é um pó composto por níveis concentrados de proteínas e aminoácidos. Existe uma diversidade de marcas de proteína vegana em pó, para atender a vegetarianos, veganos ou alérgicos à lactose.
Neste conteúdo você vai conhecer uma lista de marcas de proteínas em pó veganas de qualidade.
Confira essa informação e outras relacionadas a esse assunto.
A proteína vegana em pó nada mais é que um composto nutricional que serve de suplemento para complementar a necessidade diária de nutrientes importantes para dar força muscular e vigor ao corpo.
Esse suplemento é indicado para:
Este suplemento é produzido a partir de vegetais ricos em proteínas e pode ser utilizado para complementar a dieta alimentar ou favorecer o ganho de massa muscular.
Os ingredientes vegetais mais utilizados na composição desse suplemento podem ser:
Conheça outras fontes vegetais de proteínas em:
Em geral, a composição desse suplemento é isenta de glúten e pode ter a adição de aromatizantes naturais que conferem sabores a esse produto.
Os sabores podem ser:
Comumente, este suplemento é vendido em lojas de produtos naturais ou veganos, físicas e virtuais. Também, pode ser encontrado com mais facilidade em seções de suplementos veganos de grandes e-commerces.
Uma boa proteína vegetal é produzida a partir de grãos não-transgênicos e orgânicos, o que assegura a sua qualidade.
A proteína vegana à base de soja é considerada a mais completa, por conter maior número de aminoácidos. Entretanto, para ser bem saudável precisa que a soja seja orgânica.
Este suplemento também pode ser feito com a mistura de várias fontes de proteínas vegetais, garantindo um maior nível de proteínas e aminoácidos.
Para escolher um bom suplemento, observe se a quantidade da proteína, por porção do produto, é maior que a de carboidratos. Quanto mais alta a quantidade de proteínas e aminoácidos, melhor qualificado é esse produto.
Os aminoácidos vêm discriminados na fórmula do produto, como BCAA e também quanto mais alto for, melhor.
O BCAA é uma cadeia ramificada de aminoácidos, composta por leucina, isoleucina, valina que coopera para a síntese das proteínas, favorecendo o desenvolvimento da massa magra e aumentando a imunidade.
Em geral, a quantidade de BCAA, varia entre 3 e 6 gramas, por porção.
Outro ponto a se observar é o nível de sódio, o ideal é que não tenha ou seja bem reduzido. Caso tenha sódio, balanceie sua alimentação para que evitar o seu consumo em excesso, pois quando consumido além da conta pode desencadear pressão alta e problemas cardiovasculares.
A sugestão é usar este suplemento nos seguintes casos:
A proteína isolada vegetal em pó pode promover os seguintes benefícios:
A quantidade recomendada de ingestão desse produto é de cerca de 30g de proteína vegetal em pó por dia. Entretanto, essa quantidade pode variar de acordo com a realidade da pessoa, considerando:
Nestes casos é preciso consultar um médico ou nutricionista para avaliar melhor qual a quantidade ideal a consumir.
Um fator a se considerar nesta avaliação é se a pessoa já preenche a quantidade diária de proteínas e aminoácidos com a alimentação, para não sobrecarregar o organismo com estes nutrientes.
A plataforma de saúde e medicina Healthline fez uma avaliação das melhores marcas internacionais de vegan protein, baseando-se pelos seguintes critérios:
Fique de olho na formulação dos produtos que for comprar, conferindo seus rótulos.
Saiba mais em:
Com base nesses critérios, foi feita uma lista de marcas classificadas de acordo com o que cada produto oferece.
Segue a lista dessas marcas:
Fornece 30 gramas de proteína por porção e é feita com proteínas provenientes de ervilhas, feijão-marinho germinado, lentilha germinada, grão-de-bico germinado e sementes de cranberry.
É certificada como orgânica e tem sabor de baunilha que cai bem misturada com água ou leite de amêndoas.
Tem certificado pela NSF para esportes, o que significa que não contém níveis inseguros de contaminantes ou substâncias proibidas para atletas.
Oferece 20 gramas de proteína por porção e tem um sabor suave e achocolatado com cacau orgânico e leite de coco orgânico, adoçado com a fruta-de-monge, um adoçante natural e saudável.
É feita de proteína de ervilha, sementes de linho, quinoa, sementes de abóbora e sementes de chia.
Não contém glúten, soja, adoçantes artificiais e organismos geneticamente modificados (OGM).
Pode ser encontrada em vários sabores como: baunilha, amendoim com chocolate e menta com gotas de chocolate.
Proporciona 20 gramas de proteína por porção, é feito de ingredientes como sementes de chia, amêndoas, sementes de abóbora, amendoim e ervilha dourada.
É totalmente orgânico, não-OGM (livre de Organismos Geneticamente Modificados), vegano certificado e livre de glúten e soja.
Está disponível nos sabores: baunilha, chocolate e amendoim, que caem bem em shakes e smoothies.
Essa proteína em pó é a melhor na categoria sem sabor. Tampouco contém adoçantes e corantes artificiais.
É obtida de ervilhas amarelas cruas e contém 27 gramas de proteína por porção.
Tem certificação vegan, não contém glúten, e é produzida com práticas agrícolas ecologicamente éticas.
Além do mais, tem certificado do Informed-Choice, um programa de garantia de qualidade de suplementos esportivos, sendo um produto livre de impurezas, contaminantes e substâncias prejudiciais.
Confere 24 gramas de proteína e menos de 1 grama de carboidratos por porção, por isso é uma ótima opção para quem está buscando reduzir os carboidratos.
É feita a partir da proteína isolada de ervilha amarela e não contém OGM e soja.
Não tem sabor, o que favorece utilizá-la em diversas bebidas e sobremesas.
Além de ser certificada pela Informed-Choice, também possui a certificação de boas práticas de fabricação (GMP) da Natural Products Association, um programa que garante que as instalações seguem rígidos padrões de qualidade para a fabricação.
Ideal para aumentar a ingestão de proteínas pós-treino de atletas.
Possui 30 gramas de proteína por porção, e é feita a partir de uma mistura de fontes vegetais como ervilhas, sementes de abóbora, sementes de girassol e alfafa. Também tem em sua formulação extrato de cereja azeda, um ingrediente que tem a propriedade, comprovada cientificamente, de acelerar a recuperação muscular pós-treino.
Além do mais, tem certificação NSF Certified for Sport e é isento de OGM e vegano.
Proporciona 21 gramas de proteína por porção, contém uma variedade de vegetais orgânicos como: ervilha, arroz, cranberry, mirtilo, açafrão, romã e couve, o que favorece a inserção desse suplemento de várias formas na dieta alimentar.
Possui certificações de vegano, orgânico e livre de glúten e soja.
Disponível nos sabores chocolate, banana ou baunilha e adoçado naturalmente com extrato de fruta-do-monge e açúcar de coco.
Devido sua variedade de sabores e formulação, é um suplemento que atende bem ao paladar.
Cada porção contém 18 gramas de proteína, oriundas de ingredientes orgânicos, como: ervilhas, arroz integral, sementes de cânhamo e sementes de abóbora.
Além disso, possui 5 gramas de fibra por porção, por isso, é um produto que pode ajudar a promover a sensação de saciedade, controlar o açúcar no sangue e favorecer a regularidade intestinal. Ademais, ajuda a evitar doenças, como diz este estudo e esse outro estudo.
Este produto é certificado como: orgânico, vegan, sem glúten e feito sem quaisquer ingredientes artificiais.
Cada colher de sopa (10 gramas) deste suplemento sem sabor, contém 8 gramas de proteína e menos de 1 grama de carboidratos e apenas 35 calorias, sendo uma boa opção para quem quer aumentar a ingestão de proteínas, e ao mesmo tempo, perder peso.
É feito com apenas uma proteína isolada de ervilha vegetal, não contém OGM e é verificado como livre de glúten.
Este produto contém 720 calorias, 42 gramas de proteína e 12 gramas de fibra por porção, e foi formulada para ajudar a promover o ganho de peso.
É feito de ervilha fermentada não transgênica e proteína de arroz integral orgânico. Também contém grãos inteiros germinados, verduras orgânicas e óleo de coco orgânico.
Não contém glúten e é certificado pela Informed-Sport o que garante sua pureza e qualidade.
No Brasil, é possível encontrar marcas de proteína vegetal em pó conceituadas e mais acessíveis, que foram avaliadas e listadas pelo site de recomendação de produtos My Best.
Seguem as marcas e informações sobre cada uma delas:
Este suplemento tem 23 gramas de proteína por porção e é formulado com baixa concentração de carboidratos.
É feito com óleo de chia, rica em Ômega 3 e adoçado com estévia.
Esta marca de whey vegano promete textura e sabor mais agradáveis.
É encontrado nos sabores: morango, chocolate, banana, super berries e doce de leite
Esta proteína vegana possui 24 gramas de proteínas por porção de 30 gramas.
É adoçada com xilitol e estévia e tem como fontes de proteína a ervilha e o arroz, além da adição de cacau e é encontrada com o sabor de banana com canela.
Possui Certificação NON-GMO, que significa que o alimento não possui ingredientes geneticamente modificados.
Esta marca oferece 31,75 gramas de proteínas para cada porção de 36 gramas. Isso representa cerca de 88% de concentração proteica.
Além disso, é formulada com proteína do arroz, possui níveis baixos de carboidratos e de sódio.
É encontrada com os sabores cacau e coco.
A Best Vegan contém uma variedade de fontes de proteínas como: ervilha, arroz, semente de abóbora e chia, com a adição de leite de coco e amaranto.
A embalagem desse produto é feita de bioplástico de cana-de-açúcar e 100% reciclável.
Oferece 20g de proteínas para cada porção de 40 g.
Tem diversos sabores como: cacau, cocada, torta de maçã com canela, bolo de banana, tiramissu e muffin de morango com banana.
O produto Veggie Protein tem 22 gramas de proteínas provenientes da ervilha e da amêndoa orgânica e certificada.
Apresenta sabores de cacau e de banana com canela e vanilla (baunilha).
A proteína vegana da Real Nutrition é formulada com ervilha, arroz e batata, e tem a adição de sabor e propriedades do cacau.
Possui 22 g de proteínas a cada 35 g do produto,
Tem sabores de cacau ou baunilha com canela.
Esta proteína em pó é feita a partir da proteína da ervilha e do arroz, sendo livre de conservantes, corantes e aromas artificiais.
Outro benefício desse produto é que é formulado com baixo teor de sódio.
Contém 22 g de proteínas, a cada 30 g do produto.
Possui diversos sabores como: açaí e banana, cacau e maca peruana e alfarroba.
A proteína vegana da Souly é feita com proteína de semente de abóbora tostada, o que a torna rica em vitaminas e nutrientes como o ferro, zinco e manganês.
Este produto é 100% puro e agroecológico.
Contém 20 g de proteínas, a cada 34 g do produto e é formulado no sabor de semente de linhaça.
Este suplemento da Eat Clean é feito com a combinação das proteínas da ervilha com a do arroz e a adição de cacau.
Uma vantagem desse produto é de conter um mix de vitaminas, como o ácido fólico, a biotina e o selênio.
Tem sabores como banana, frutas vermelhas, caramelo salgado, verdes e sem sabor
Conta com 22 g de proteínas para cada porção de 30 g.
A marca de suplementos Max Titanium tem a versão vegana do whey protein, que é feita a partir das proteínas do arroz e da ervilha, com a adição de chocolate e com sabor de baunilha.
Não contém corantes, conservantes ou aromas artificiais.
Tem 24 gr de proteínas a cada porção de 40 gr do produto.
Como visto, existem diversas opções de proteínas veganas em pó. Por isso, é possível encontrar aquela que melhor atenda à necessidade de cada um, seja em relação ao custo-benefício, sabor, formulação, quantidade de nutrientes, ingredientes utilizados, versatilidade para uso e acessibilidade para compra.
Talvez te interesse ler também:
Para mais conteúdos sobre alimentação saudável, saúde e bem-estar, confira:
Fontes veganas para aumentar a produção de colágeno e outros cuidados
Alimentos ricos em zinco para previnir Covid e outras doenças
Tipos de alimentos: como a alimentação pode influenciar nossa energia
Potássio: para que serve, benefícios e em quais alimentos encontrar
Ocitocina: como elevar naturalmente o Hormônio do Amor
Como melhorar a absorção de ferro de origem vegetal na alimentação
Como a espiritualidade influencia nossos hábitos alimentares e vice-versa
Categorias: Vegetariano e Vegano
Publicado em 02/11/2021 às 12:50 pm [+]
Comecei a tomar proteína para ganhar musculo e amei o post, muito relevante!
Tenho muitaa dificuldade em ganhar peso e espero que isso me ajude