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A maior empresa de alimentos do mundo, a Nestlé, está se adequando ao aumento pessoas que estão reduzindo ou abolindo os produtos de origem animal em todo o mundo.
Por esta razão, a Nestlé criou novas linhas de produtos, como:
Estes produtos, por enquanto, estão disponíveis somente em alguns países europeus.
A empresa vem promovendo essas linhas alimentícias de origem vegetal, como alimentos plant-based, sustentáveis e nutritivos. Além desses produtos, a empresa tem outras linhas à base de plantas para carne, peixe e frutos do mar, e também possui substitutivos lácteos à base de plantas, como alternativas ao leite, misturas de café, cremes, bebidas de chocolate e malte, sorvete e confeitaria vegana.
A Nestlé alega que quer criar uma proteína vegetal para “substituir todas as proteínas animais que existem”.
Mas a pergunta que não quer calar é: até que ponto essa notícia é bacana? É legal ter opções veganas de peixes e ovos nos supermercados ou isso é greenwashing? Greenwashing é aquele produto pintado de verde para parecer ecológico, sustentável ou ético com os animais.
O fato de uma empresa tão conhecida ampliar seus produtos, a base de vegetais, sinaliza que há uma preocupação de atender a crescente demanda de consumo de produtos de origem vegetal.
Está é uma tendência de mercado que reflete o aumento de pessoas que estão se conscientizando a respeito do que a produção e o consumo de alimentos industrializados de origem animal tem provocado, como: o sofrimento aos animais, prejuízos à saúde humana e impacto destrutivo ao meio ambiente.
Por outro lado, temos que atentar para o fato que o termo plant based vem sendo muito usado como chamariz para atrair o consumidores que evitam produtos de origem animal ou que o aboliram de vez.
Outro fator a se levar em conta é que um produto industrializado é sempre um produto industrializado, ou seja, não é natural, puro e saudável como aquele que compramos na feira de forma in-natura e o cozinhamos em casa.
Nesse contexto, fica o alerta de não nos empolgarmos com a sedução das grandes marcas, vivendo só de produtos prontos e ou instantâneos e deixando de nos alimentar de forma saudável, com alimentos isentos de aromatizantes, corantes ou conservantes, sem falar na questão insustentável das embalagens: plástico, caixas tetra-pak, latas de alumínio, que embalam esse produtos.
Seja como for, no caso de precisar comprar um produto industrializado, o recomendável é que priorize as marcas totalmente veganas, desde a origem até o final da cadeia produtiva e que não utilizam testes em animais para certificar seus produtos.
Se caso for difícil em sua localidade encontrar essas empresas e não der para comprar pela internet, então, recorrer à opção das linhas veganas das grandes empresas é a única opção nestas situações.
Partindo deste caso, comprar os produtos de origem vegetal das grandes empresas é uma forma de fazer com que invistam em mais produtos sem nada de origem animal. Se ninguém comprar, estas param de produzir.
Um exemplo disso, é que opções sem carne da Nestlé têm se mostrado populares até agora.
Em um evento realizado em Londres, o CEO desta empresa, Mark Schneider, disse que os hambúrgueres, salsichas vegan da linha Garden Gournet da Nestlé, estão tendo um “crescimento de vendas de dois dígitos.”
Ao longo dos anos, a Nestlé vem sendo alvo de criticas de ambientalistas e ativistas que alegam que esta empresa usa cadeias de suprimentos e práticas antiéticas.
Inclusive, a empresa foi acusada de usar trabalho infantil, exploração antiética de água, desmatamento severo, além de crueldade com animais através dos testes para seus produtos.
Frente à essa imagem tão negativa, Mark Schneider explicitou que quer que a empresa reconquiste a confiança do consumidor.
“Como princípio, a única maneira de obter confiança é conquistando-a.
E não há atalhos lá.
E eu acho que você tem que saber disso com o tempo, com produtos bons, honestos e convincentes.
E também o comportamento corporativo com o qual as pessoas se sintam bem e isso é algo com o qual estamos profundamente comprometidos. ”
É por isso que, por exemplo, é tão importante, especialmente aqui para uma comunidade vegana, que sejamos claros sobre os ingredientes e que, você sabe, a lista de ingredientes é curta e são ingredientes naturais muito básicos.”
Apesar dessa nova proposta da Nestlé, ainda é preciso ficar atento. Não somos marionetes de consumo, não caímos em estratégias de marketing, priorizamos alimentos saudáveis, naturais, éticos, sustentável, ecológicos e cruelty-free. Dessa forma, promoveremos um consumo, produção e comércio mais conscientes e justos.
Levando esse princípio em conta, que tal fazer seu ovo vegano, camarão vegano e atum vegano?
Vamos às receitas!
Carol Destro, neste vídeo do seu canal Carol Vida Vegan, ensina como fazer um ovo frito vegano idêntico ao de origem animal:
Ingredientes da Gema
Ingredientes da Clara
Ingredientes para fritar
Neste segundo vídeo, do canal Beijo Vegan, é ensinada a receita de camarão vegano, a base de palmito:
Ingredientes
Camila Victorino, neste vídeo, do seu canal Pensando ao Contrário mostra como fazer atum vegano para comer como sanduíche:
Bem agora, é só pesar tudo na balança e agir com escolhas de consumo, nas quais prevaleça o bom senso, priorizando os benefícios para a saúde, outros seres e ao planeta.
Neste vídeo Fábio Chaves, fundador do site vegano Vista-se, anuncia o lançamento dessas linhas da Nestlé. Assista e deixe sua opinião.
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Categorias: Vegetariano e Vegano
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