Índice
Além das células, nosso corpo é constituído por culturas de bactérias. Quando se encontra saudável e em equilíbrio, nosso organismo é morada de bactérias benéficas, conhecidas como probióticos. As bactérias benéficas reforçam nosso sistema imunológico, ajudam na digestão dos alimentos, promovem saúde, bem-estar e energia. Conheça algumas receitas veganas para aumentar estas bactérias do bem em teu organismo.
Os probióticos beneficiam ainda o bom humor e até a saúde mental, já que o funcionamento do intestino tem tudo a ver a saúde do cérebro.
As bactérias prejudiciais se instalam quando ocorrem descuidos com a saúde e desequilíbrios no organismo, então o corpo adoece, desenvolvendo infecções, inflamações, problemas digestivos, alergias alimentares e diversas outras doenças.
As bactérias benéficas podem ser encontradas naturalmente no organismo, mas também pode-se obtê-las através dos alimentos. Costuma-se dizer que produtos lácteos (à base de leite de origem animal) são fonte de probióticos, mas na realidade geralmente são produzidos com aditivos e leite pasteurizado, o que por si só faz com que reduza suas propriedades benéficas. Além disso existem excelentes fontes de probióticos à base de vegetais.
Essas fontes probióticas vegetais podem ser: os vegetais fermentados, o Iogurte Vegetal, o Rejuvelac, o Tepache, o Kombucha, o Kefir de Água, o Kimchi, o Chucrute e o Picles, entre outras.
Já os Prebióticos alimentam as bactérias benéficas e são alimentos como: cebola, aspargos, alho, banana e outros.
Uma boa alternativa de Probiótico que pode ser feita de forma caseira, simples e econômica é o Kefir.
Acompanhe o vem a seguir para saber mais informações sobre o Kefir e mais formas veganas de cultivo.
O Kefir é uma bebida fermentada feita com “grãos” de Kefir, culturas altamente benéficas de bactérias que promovem boa digestão, saúde intestinal, imunidade, além de beneficiar o cérebro e melhorar o humor.
Existem dois tipos de Kefir: o Kefir de leite, feito com o produto de origem animal e o Kefir de água, que é a opção vegana, também conhecido como Tibico. Este fermentado é composto por diversos nutrientes, tendo destaque a vitamina B12 e outras vitaminas do complexo B.
Os grãos de Kefir podem ser adquiridos através de doações ou comprados pela Internet. Existem diversas comunidades físicas e virtuais que promovem a doação de grãos de Kefir.
A maneira básica de se cultivar o Kefir é em uma mistura de água e açúcar mascavo, deixando-o fermentar de 1 a 2 dias, em seguida coar e consumir. E, para manter a “criação” do Kefir, inicia-se um novo processo de fermentação com os mesmos grãos que, com o tempo irão se multiplicar e, consequentemente, se manterá continuamente a produção desta bebida probiótica, podendo, até, doar os grãos excedentes.
O Tibico é conhecido também como Kefir de Água ou Cogumelo Chinês. Existem indícios que o Kefir de Água teve suas origens no Tibete. Houve uma ocasião que os monges tibetanos deram, como presente, à Madre Teresa de Calcutá, os grãos de Tibico, que por sua vez, levou os grãos de Kefir para o México e, com seu uso, quis salvar a população pobre e carente, que vivia em lugares de poucos recursos, onde faltava médicos e medicamentos.
O Kefir de Água tem sido utilizado, também, nas proximidades das montanhas do Cáucaso, de onde os grãos de Kefir de leite tiveram origem.
Em várias culturas, os grãos de Tibisco tem sido fermentados com limão, uvas passas ou açúcar.
O cultivo do Kefir Vegano pode ser feito com água, suco natural ou leite vegetal.
O Kefir cultivado com essas três substâncias possuirá uma microflora diferente do Kefir cultivado no leite de origem animal, por isso não terá a mesma textura e nem o mesmo sabor.
O cultivado do Kefir das receitas que serão ensinadas neste conteúdo, será feio em água com açúcar mascavo ou demerara, água de coco ou leite de coco e você fará o cultivo com esses ingredientes, conforme sua preferência.
Aviso importante: o Kefir cultivado em leite de vaca só se nutre de lactose, portanto para ele fermentar e se manter saudável só dará certo se for cultivado com o leite de origem animal (vaca, cabra etc…) e, dessa forma deixa de ser vegano, por isso, ao adquirir os grão de Kefir precisa ser o cultivado em água (Tibico).
O Kefir de Água (Vegano) se alimenta da glicose, então sua fermentação acontece quando entra em contato com água adoçada ou algum suco de fruta doce, como coco, uva, e outras.
Ingredientes
Forma de Preparo
Mas é possível variar a fermentação, utilizando a água ou o leite de coco, sendo assim, pode-se dizer que são formas veganas de se cultivar o Kefir, o que o torna mais nutritivo e saboroso.
Outra variação de cultivo do Kefir, pode ser realizada através de uma segunda fermentação, com uma mistura de água de Kefir e suco de frutas, obtendo uma bebida gaseificada natural, semelhante a um refrigerante, só que com a vantagem de ser saudável. Dessas formas, o cultivo da cultura de Kefir Vegano é feito de maneira diferente do convencional, que é realizado com leite de origem animal, geralmente de vaca.
Para quem não sabe, a indústria leiteira, ao extrair o leite da vaca e de outros animais, provoca confinamento, exploração e sofrimento, tanto da mãe, como do filhote que é tirado dela, para que seu leite sirva ao consumo humano.
O destino do filhote é virar carne de vitela e da fêmea, vaca leiteira, perpetuado esse ciclo de exploração e morte.
Este conteúdo traz essa informação do Kefir cultivado em água com açúcar mascavo, água de coco ou leite caseiro de coco, justamente, para mostrar que é possível fazer o cultivo vegetal deste tradicional probiótico.
Se for cultivar o Kefir com água de coco, utilize a água de coco in natura e não a de caixinha.
O Kefir com água de coco irá oferecer propriedades em dobro, já que a água de coco, por si só, é altamente enzimática, hidratante, rica em aminoácidos e minerais.
Forma de Preparo
Coloque os grãos de Kefir dentro em um pote de vidro esterilizado e seco.
Adicione a água de coco.
Cubra com pano limpe e leve para efetuar a fermentação.
Deixe em local escuro por 24 horas.
Coe e conserve na geladeira.
Outra opção bem saudável e saborosa de cultivar Kefir é no Leite de coco. Aprenda como fazer o Kefir Vegano com Leite de Coco. Segue a receita:
Ingredientes
Forma de Preparo
Coloque os ingredientes em um vidro esterilizado e seco.
Cubra com um pano limpo e deixe fermentando por 24 horas, em local escuro.
Conserve em geladeira.
Outra maneira de preparo é adicionar soro do Kefir ao leite de coco para gerar os grãos de Kefir Vegano.
Pode-se utilizar o Kefir com leite de coco em receitas de iogurtes, sorvetes, doces, vitaminas, smoothies, entre outras.
Para conseguir os grãos de Kefir de água, tem este grupo no Facebook, chamado Kefir kombucha probióticos vegetarianos e veganos troca doação piqueniques, no qual existem membros que oferecem doação de Kefir de Água.
Foi apresentada neste conteúdo mais uma alternativa para quem quer levar uma vida mais saudável e contribuir para que os animais fiquem livres da crueldade imputada por nossos condicionamentos cultural, social e alimentar.
A Paz, a Justiça, o Equilíbrio, a Renovação e a Liberdade se concretizam com nossa escolhas e nossos hábitos!
Go Vegan!
Talvez te interesse ler também:
ORA-PRO-NÓBIS: BENEFÍCIOS, CULTIVO E COMO USAR
DELICIOSAS RECEITAS DE PUDINS VEGANOS: SEM OVO NEM LEITE
GO VEGAN: SINAL VERDE PARA O VEGANISMO EM BRUXELAS
Categorias: Vegetariano e Vegano
ASSINE NOSSA NEWSLETTER