Índice
Para quem não conhece essa brilhante descoberta, vem esse conteúdo contar aos quatro ventos que veganos também comem suspiro, além de outros alimentos que utilizem clara em neve, sem precisar utilizar ovo. Isso é possível, graças à AQUAFABA.
A aquafaba, nada mais é que a água do cozimento do grão-de-bico, que devido a sua propriedade espumante, tem o mesmo efeito da clara em neve do ovo.
Aquafaba – do latim aqua (água) + faba (feijão, grão)
As vantagens desse substituto vegetal da clara de ovo são que:
E de quebra é econômico, pois ao cozinhar o grão-de-bico, aproveita-se sua água do cozimento para fazer a aquafaba, evitando desperdício.
Além de todas essas vantagens a aquafaba substitui as claras em muitas receitas doces e salgadas.
Possui nutrientes, como amidos, proteínas e outros sólidos solúveis vegetais.
Tem propriedades emulsionante, espumante, gelatinizante e espessante.
Primeiro se cozinha o grão-de-bico para fazer algum delicioso prato com esse ingrediente. Existem várias receitas para isso. Abaixo uma lista de receitas disponíveis no site Cantinho Vegetariano:
Foto: Pavlova de mirtilos vegano
Ingredientes:
Modo de fazer:
Agora, confira as opções culinárias que podem ser feitas, com esta clara vegetal.
Foto: suspiro vegano
Obs: Pode-se utilizar a água do grão-de-bico, sem o açúcar, para receitas salgadas como: omeletes veganos, falafel, tortas, bolinhos, suflês, entre outros.
Veja alguns vídeos mostrando como se faz a aquafaba e os suspiros veganos, com mais informações e explicações adicionais
A culinarista carioca Sílvia Hippert, do Canal Sim, Eu posso Isso, mostra e explica direitinho como realizar essa façanha!
Nestas receitas, ela utilizou um ingrediente a mais: o Cremor Tártaro.
A aquafaba foi descoberta por Joël Roessel, um francês vegano de 33 anos, apaixonado por culinária entre outras atividades.
Sua invenção teve origem da pesquisa e experimentação, visando obter um ingrediente substitutivo da clara em neve do ovo.
No final de 2014, a partir da primeira espuma consistente, obtida da água do cozimento de feijões vermelhos, sua investigação foi evoluindo até a descoberta que a água espumante do grão-de-bico seria a melhor alternativa e, assim, surgiu a aquafaba.
No começo de 2015, um jovem chamado Goose Wohlt, resolveu testar a invenção de Joël Roessel e comprovou a eficácia da aquafaba, em um merengue feito por ele.
Goose Wohlt publicou e compartilhou essa receita no grupo do Facebook What fat vegans eat. Desde então essa novidade se espalhou pela Internet.
Veganos, e pessoas com restrição alimentar do mundo inteiro, deram pulos de alegria por poder fazer e degustar suspiros, merengues e outras deliciosas receitas, sem precisar de ovo!
A partir dessa descoberta e de sua divulgação, ficou possível realizar muitas receitas sem precisar tirar os ovos da galinha e perpetuar a exploração delas!
Viva Joël Roessel e Goose Wohlt! Agora, o céu é o limite!
Agora, não tem mais essa que vegano não come isso ou aquilo ou que não é possível comer omelete e suspiro sem usar ovos! Quantas delícias dá para fazer e comer, de forma saudável e nutritiva, sem prejudicar a vida das galinhas e seus pintinhos, não colaborando para perpetuar o sofrimento destes seres, tratados como objetos pela indústria granjeira!
Façam a opção pela alimentação vegana e perceberão que a PAZ começa no prato!
Categorias: Vegetariano e Vegano
ASSINE NOSSA NEWSLETTER