Índice
O molho tzatziki é um condimento típico da Grécia, feito à base de iogurte e pepino, que normalmente é aromatizado com alho e endro (dill). É ideal para se fazer no verão ou em dias quentes pois é um molho leve e refrescante, que pode ser servido como um patê para passar no pão ou como condimento para saladas.
Sinta o sabor da Grécia em casa e não deixe de se apaixonar por essa iguaria. Conheça a receita original e 5 variantes.
Sempre que possível, escolha como base um iogurte grego e ingredientes orgânicos.
Rale os pepinos com a parte grossa do ralador, sem as cascas e as sementes e coloque-os sobre um papel toalha ou pano de prato limpo para perder o excesso d’água. Pique o alho e o endro bem fininhos. Misture estes ingredientes com o iogurte grego, o azeite extra-virgem e bata tudo muito bem com uma colher. Acrescente o sal e o vinagre. Deixe repousar na geladeira por pelo menos meia hora e sirva.
Esta variante do molho tzatziki picante substitui o alho por pimenta e é ótima para quem não gosta do sabor forte do alho cru. Siga a receita original removendo o alho e adicionando uma ou duas pimentas picadas. Alternativamente, você pode incrementar o molho tzatziki (com ou sem alho) com pimenta-do-reino em pó ou com páprica em pó.
Para preparar o molho tzatziki versão vegana você pode simplesmente substituir o iogurte grego por iogurte de soja (ou qualquer outro iogurte vegetal). Atenção para não colocar iogurte de soja adoçado.
A adição de azeitonas pretas na preparação do molho tzatziki é ótima para variar tanto a receita original quanto a receita vegana. O ideal seria ter as azeitonas pretas gregas, tipo Kalamata. Mas use as azeitonas pretas e grandes que você tiver ou até mesmo qualquer outra. Basta cortá-las em rodelas ou picá-las finamente e adicioná-las à receita original. A quantidade fica a gosto mas 6 azeitonas pretas e grandes são suficientes.
fonte foto: sweetonyou.blogspot.it
Algumas variantes do molho tzatziki grego prevê a adição de suco de limão para dar a este molho um gostinho azedo característico. Basta substituir o vinagre da receita original pelo limão espremido na hora, inclusive colocando uma colher a mais se você aprecia limão.
Se você não tiver iogurte grego e souber fazer iogurte em casa, é melhor, pois o iogurte caseiro é mais denso que o iogurte comprado.
Dica grega: maravilha dos deuses é comer este molho com abobrinha e berinjela fritas. É muito fácil a receita.
Corte abobrinhas e berinjelas em rodelas finas e passe-as na farinha de trigo.
Tire o excesso da farinha chacoalhando tudo junto em um escorredor de arroz ou macarrão.
Frite estas verduras em óleo quente e sirva com o tzatziki. Mhmmmmm
Faz aí e comenta com a gente!
Talvez te interesse ler também:
GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES
INHAME: UM ALIMENTO MEDICINAL, CHEIO DE PROPRIEDADES E USOS
4 SEGREDOS PARA FRITAR COM SAÚDE
Fonte foto capa: judicialpeach.com
Categorias: Vegetariano e Vegano
ASSINE NOSSA NEWSLETTER