Índice
Você sempre ouviu falar que alimentos veganos são os mais saudáveis, certo? Pois um recente estudo trouxe à tona uma questão importante sobre a dieta vegana ou plant based: a associação entre alimentos ultraprocessados de origem vegetal e o aumento do risco de doenças cardiovasculares, como infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Alimento vegano- hambúrguer vegano ©Roam In Color/Unsplash
Realizado pela USP – Universidade de São Paulo, em parceria com a School of Medicine do Imperial College London, No Reino Unido, o estudo analisou dados de saúde de 118.397 pessoas para entender melhor os efeitos desses alimentos na saúde cardiovascular.
Muitas pessoas acreditam que todos os alimentos de origem vegetal são igualmente saudáveis. No entanto, essa suposição pode ser enganosa. Enquanto alimentos frescos e minimamente processados, como frutas e vegetais, são conhecidos por reduzir o risco de doenças cardíacas, alimentos ultraprocessados de origem vegetal podem ter o efeito oposto. Esses produtos incluem hambúrgueres veganos industrializados, substitutos de laticínios e outros alimentos prontos ou pré-cozidos, que passam por diversos processos industriais e contêm aditivos potencialmente prejudiciais.
O estudo utilizou dados da Biobank do Reino Unido, o maior registro de saúde do país, e incluiu participantes com idade média de 55,9 anos. Os participantes responderam a questionários sobre suas dietas, especificando os alimentos consumidos nas últimas 24 horas, repetindo o processo quatro vezes entre 2011 e 2012.
Os resultados mostraram duas informações cruciais:
O estudo destaca que o problema não reside na origem vegetal dos alimentos, mas nos processos industriais aos quais são submetidos. Alimentos ultraprocessados são frequentemente ricos em açúcares, gorduras e aditivos que não estão presentes em alimentos minimamente processados. Exemplos incluem snacks, doces, pizzas congeladas e bebidas açucaradas.
Para categorizar os alimentos, o estudo utilizou a classificação Nova, desenvolvida pela Universidade de São Paulo. Esta classificação distingue quatro tipos de alimentos:
O estudo não nega os benefícios de uma dieta baseada em plantas, mas enfatiza a importância de escolher alimentos frescos e minimamente processados. Alimentos ultraprocessados, mesmo de origem vegetal, podem aumentar os riscos de doenças cardiovasculares.
O estudo Implications of food ultra-processing on cardiovascular risk considering plant origin foods: an analysis of the UK Biobank cohort foi publicado na revista científica The Lancet.
Leia também:
Como Obter Cálcio com uma Dieta Vegana e Manter os Ossos Fortes
Dieta vegana reduz risco cardíaco em apenas 2 meses, revela estudo com gêmeos
Tragédia: Influenciadora Vegana Morre de Fome
Categorias: Vegetariano e Vegano
ASSINE NOSSA NEWSLETTER