Índice
Vamos combinar: muitos nutricionistas desaconselham a dieta cetogênica porque é muito restrita e de grande “efeito rebote”. Na verdade, a dieta em si não é de todo ruim, mas difícil de fazer e perigosa porque o nosso corpo simplesmente adora carboidratos. Sendo assim, quando a dieta cetogênica acaba, o perigo de engordar muito é grande. Mas não é só isso…
Uma outra crítica à dieta cetogênica é justamente relacionada ao consumo excessivo de gordura de origem animal, o que sobrecarregaria o fígado e os rins. Nós falamos sobre isso aqui algumas vezes:
Mas, e se trocássemos a gordura animal, pela gordura boa vegetal? Eis que surge a cetogênica vegana.
A dieta cetogênica vegana é uma variação da dieta cetogênica tradicional que é restrita em carboidratos e rica em gorduras, mas adaptada para atender aos princípios veganos, ou seja, excluindo todos os alimentos de origem animal.
Na dieta cetogênica vegana, os alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e laticínios, são eliminados, e a dieta é baseada principalmente em alimentos vegetais ricos em gorduras saudáveis, proteínas vegetais e pobres em carboidratos:
O objetivo da dieta cetogênica vegana é induzir o estado de cetose, onde o corpo utiliza a gordura como fonte primária de energia em vez de carboidratos. Ao limitar a ingestão de carboidratos, o corpo é forçado a quebrar a gordura armazenada em cetonas, que são usadas como combustível para as células.
Alguns dos potenciais benefícios relatados da dieta cetogênica vegana incluem perda de peso, aumento da saciedade, melhor controle do açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 e melhora da função cognitiva. Há também quem diga que é uma dieta anti-inflamatória.
No entanto, é importante notar que a dieta cetogênica vegana pode ser desafiadora de seguir, pois restringe muitos alimentos comuns, especialmente para os veganos que já evitam produtos de origem animal.
Os principais alimentos nesse tipo de dieta incluem:
Aqui estão exemplos de alimentos que devem ser significativamente reduzidos ou evitados:
Mas , como acontece com qualquer dieta, é importante consultar um profissional de saúde ou nutricionista antes de iniciar a dieta cetogênica vegana para garantir que ela atenda às suas necessidades nutricionais e de saúde específicas. Também é fundamental manter uma dieta equilibrada e variada para garantir que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas ao seguir esse tipo de plano alimentar.
Em uma dieta cetogênica vegana, algumas nutrientes específicos podem precisar de atenção e, eventualmente, de suplementação, devido às restrições alimentares envolvidas. Esses nutrientes incluem:
Essa é uma pergunta importante, pois a dieta cetogênica é radical e, se prolongada no tempo, só fará mal. Por isso, a necessidade de um acompanhamento nutricional.
Outra coisa é quando e como terminar a dieta, voltando a inserir carboidratos bons de maneira gradual para que o corpo não se desespere, afinal, carboidrato é meio que uma droga: é importante (por isso, a cetogênica não pode ser muito prolongada), mas carboidrato é gostoso, nosso corpo adora e “vicia” porque é fonte de energia rápida.
Dependendo do caso, uma dieta cetogênica pode ser recomendada de 3 a 10 dias ou a um mês. É fundamental ser acompanhado por um nutricionista.
A dieta cetogênica pode causar os seguintes efeitos indesejados:
Parece difícil, mas não é tanto. Veja algumas dicas para ter uma ideia do que seria um menu cetogênico vegano. Clique nos links, pois são receitas:
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Dieta da maçã: desintoxica o corpo e emagrece
10 alimentos que aceleram o metabolismo
Ciência Explica a Dificuldade e os Riscos de Ter um Abdômen Tanquinho
Categorias: Vegetariano e Vegano
ASSINE NOSSA NEWSLETTER