Índice
Muito se fala sobre os usos e benefícios da creatina para o fortalecimento muscular. Porém, pouco se fala sobre outros benefícios que esse nutriente também poder promover à saúde. A creatina é encontrada em alimentos de origem animal, mas a boa notícia para quem é vegetariano ou vegano, é que existem fontes vegetais para promover a sua produção.
A creatina é um aminoácido encontrado principalmente nas fibras musculares, bem como no cérebro. Presente em alguns alimentos, é sintetizado pelo corpo em pequenas quantidades. O fígado, o pâncreas e os rins podem produzir cerca de 1 grama de creatina por dia. O corpo armazena creatina como fosfocreatina principalmente nos músculos, onde é usada como energia.
A maioria das pessoas obtém creatina em níveis muito inferiores aos encontrados nos suplementos de produzidos sinteticamente.
A creatina produzida pelo nosso fígado é sintetizada a partir de 3 aminoácidos (blocos de construção das proteínas):
Estes 3 aminoácidos podem ser obtidos através do consumo de alimentos vegetais como:
Ademais, o cranberry, pode fornecer uma pequena quantidade de creatina.
No começo da década de 90, o suplemento de creatina começou a ganhar popularidade para atletas e pessoas interessadas em melhorar seu desempenho físico durante exercícios repetidos de curta duração e alta intensidade.
A suplementação de creatina, por via oral, pode melhorar o desempenho físico e aumentar a massa muscular. Também pode ser usada para tratar certos distúrbios cerebrais e condições neuromusculares.
Sim, mas a maioria é de origem animal. Dependendo da marca, tipo de fabricação, apresentação do produto (se é em pó ou cápsulas) o suplemento de creatina pode envolver matéria-prima animal e testes em animais. Por isso, o recomendável é pesquisar por marcas veganas certificadas.
Como nem todos os suplementos de creatina são isentos de crueldade animal, em caso de dúvida, veja esta lista de marcas de creatina vegana:
A suplementação da creatina pode servir como impulso para ter mais energia e força no dia a dia, seja nas tarefas diárias ou atividades físicas, e pode beneficiar especialmente nos seguintes casos:
Os benefícios da creatina foram constatados não apenas por atletas, mas também por praticantes de atividades físicas leves e pela ciência.
Estes benefícios são:
O uso oral de creatina pode ajudar a melhorar a performance durante os treinos, levando a maiores ganhos de força, massa muscular e desempenho físico.
A creatina é frequentemente utilizada por atletas envolvidos em treinos intermitentes de alta intensidade HIIT, que requerem uma rápida recuperação durante o treinamento e a competição.
Combinada com atividade física, a creatina pode também beneficiar pessoas sedentárias que precisam recuperar massa muscular.
A creatina suplementada pode reduzir a frequência de desidratação, cãibras musculares e lesões nos músculos, ossos, ligamentos, tendões e nervos.
A suplementação de creatina pode melhorar o desempenho durante tarefas cognitivas, especialmente em adultos mais velhos ou pessoas com deficiência de creatina.
Suplementar a creatina pode ajudar a neutralizar os declínios relacionados à idade no músculo esquelético e na densidade mineral óssea.
O suplemento de creatina pode contribuir para a saúde de pessoas diabéticas porque auxilia no controle glicêmico.
O médico clínico geral Dr. Ivan Ramos, neste vídeo explica os benefícios da suplementação de creatina:
@dr.ivanramos Creatina é vida! 💪🏻
Geralmente, a suplementação da creatina é segura e não faz mal se tomada de forma adequada, doses apropriadas e com a prescrição de médico ou nutricionista.
Como acontece com qualquer suplemento dietético, é importante escolher um produto que siga as práticas de fabricação recomendadas e tenha certificado de qualidade.
A creatina pode não ser segura para pessoas com graves problemas renais preexistentes.
O uso da creatina junto com cafeína pode diminuir a sua eficácia. Por isso, é recomendado não consumir as duas substâncias em um mesmo momento.
Em pessoas com doença de Parkinson, o uso de creatina com uma quantidade diária de cafeína superior a 300 miligramas pode piorar a progressão desse distúrbio.
Agora, se sente que está faltando creatina em seu organismo, veja e confirme com o médico ou nutricionista, como tirar proveito da suplementação com creatina para o seu caso em específico.
Fontes:
Para mais conteúdos sobre cuidados com as saúde, veja:
Amido de milho: remédio caseiro de muito usos e benefícios
20 Benefícios do Abacaxi: revigorante, evita doenças, emagrece
Os benefícios do Suco Vermelho: uma ótima mistura para a saúde
Fontes veganas para aumentar a produção de colágeno e outros cuidados
Os melhores remédios naturais para combater cansaço e estresse
Categorias: Vegetariano e Vegano
ASSINE NOSSA NEWSLETTER