Índice
O feijão marinho, ou feijão da marinha, é uma variedade de feijão branco e se diferencia de outros feijões por seu gosto mais suave, consistência mais macia, sabor levemente adocicado e por ter menos calorias.
Fique sabendo neste conteúdo as qualidades, versatilidade e benefícios desse feijão, além de receitas “mara” utilizando essa leguminosa.
Existem diversas variedades de feijão branco e, para que não ocorra confusão entre uma ou outra, conheça as diferenças e características dos principais tipos de feijões brancos.
Começando pela estrela desse conteúdo, o feijão marinho, também chamado de feijão ervilha ou feijão da marinha, este feijão é pequeno, oval e de cozimento rápido. Quando cozido, fica bem tenro e cremoso.
Por isso, é perfeito para:
Essa variedade tem sabor bem suave e é bem rica em fibras.
Este tipo de feijão é maior que o feijão da marinha e menor que o feijão cannellini italiano.
O feijão great northern tem o grão de tamanho médio, possui sabor suave com toque de nozes e tem polpa firme.
É ideal para o preparo de sopas e ensopados por manter maior consistência após o cozimento.
Esta variedade é comumente usada em cassoulets (uma receita de cozido típico da culinária francesa).
O feijão cannellini é o maior de todos desse grupo e tem o formato parecido com um rim.
É mais carnudo em comparação ao feijão da marinha ou great northern.
Tem um sabor de nozes e um tanto terroso, possui polpa macia e é frequentemente usado em pratos italianos como o minestrone (sopa italiana a base de legumes).
Esse tipo de feijão conserva bem a sua forma e textura após cozido, por isso, é perfeito para usar na composição de saladas, sopas e ensopados.
Também chamado de “feijão-manteiga”, esta variedade tem o grão pequeno, macio, cremoso, com uma textura rica, amanteigada e é mais amiláceo (tem mais amido) do que os outros feijões.
Por seus atributos, é comumente usado em sopas, ensopados, succotash (prato típico do índios norte-americanos a base de milho e feijão) e caçarola (doce típico italiano com consistência que é um misto de bolo e pudim).
Agora que sabe a diferença entre os feijões brancos, vamos nos aprofundar no feijão marinho.
O feijão-branco, nativo da América, é uma das variedades da espécie Phaseolus vulgaris.
O nome feijão da marinha surgiu em meados do século XIX, em virtude desse feijão ser o principal suprimento na marinha norte-americana.
Na Segunda Guerra Mundial, esse feijão serviu de alimento econômico e nutritivo para as muitas tropas, especialmente dos Estados Unidos, cuja base bélica estava alocada em Kingaroy, Queensland, na Austrália.
Esse fato estimulou o cultivo do feijão da marinha no território australiano. Por isso, Kingaroy é conhecida como a Capital Australiana do Feijão Assado.
O feijão da marinha, bem como os feijões brancos, apresenta vários benefícios, tais como:
Devido ao seu alto teor de saponina, este feijão ajuda a reduzir os níveis de colesterol, além de oferecer propriedades antibacteriana e antifúngica, e ter capacidade que inibir o crescimento de células cancerosas.
Essa leguminosa é fonte de vitaminas do complexo B, proteínas vegetais, aminoácidos, fibras, ferro, fósforo, cálcio e potássio, em contrapartida tem pouca gordura, sendo uma boa opção para quem quer evitar gordura e manter o peso.
Além disso, a presença da lecitina, um fosfolipídio, contribui para evitar o acúmulo de gordura no sangue, sendo uma boa alternativa alimentar para a prevenção da hipercolesterolemia (excesso de colesterol no sangue).
Esse tipo de feijão contém bastante fibras, que têm a função de limpar o sistema digestivo dos resíduos intestinais, prevenindo problemas digestivos e intestinais.
Outro benefício desse feijão é ser rico em glucodrinas, substâncias com propriedade de baixar o açúcar no sangue, por isso, é uma boa alternativa alimentar para diabéticos.
O feijão branco também contém molibdênio, um nutriente que favorece a saúde dos rins, fígado e intestinos, e ainda ajuda o corpo a se livrar dos sulfitos, que são aditivos químicos contidos em alimentos industrializados.
Essa propriedade pode beneficiar pessoas alérgicas a sulfitos, evitando reações adversas como dores de cabeça, aumento da frequência cardíaca ou sensação de fraqueza e desorientação.
Ademais, este feijão contém faseolamina, que tem a propriedade de bloquear parcialmente a ação a alfa-amilase, uma enzima que é sintetizada e liberada pelo pâncreas quando ocorre a ingestão dos amidos, um tipo de carboidrato.
Esta enzima é responsável por transformar os amidos em glicose. Com a inibição dessa enzima, os amidos não são digeridos e, em vez disso, são enviados diretamente ao intestino, onde são eliminados através das fezes.
Através desse mecanismo, a faseolamina auxilia no emagrecimento e beneficia pessoas diabéticas, pois diminui a quantidade de açúcar no sangue.
Inclusive, existem suplementos para dietas de emagrecimento formulados com faseolamina.
E para aproveitar as maravilhosas propriedades e benefícios do feijão marinho, seguem receitas saudáveis e criativas para você fazer com feijão marinho ou branco.
Este vídeo do canal Tá na Mesa Vegg traz 3 receitas com feijão branco.
Segue a lista de ingredientes de cada receita e em seguida o vídeo com o preparo destas 3 receitas.
Patê de feijão – Ingredientes
Cassoulet – Ingredientes
Creme de feijão com couve – Ingredientes
Este vídeo do canal VegTube ensina uma maionese bem cremosa feita com feijão branco e tofu. Ademais, super saudável!
Ingredientes
Este vídeo do canal Veganandcolors/Ana Cristina, apresenta 2 receitas com feijão branco, uma de cookies e outra de bolinho fit.
Cookies de feijão veganos e sem glúten – Ingredientes
Dicas:
Bolinho fit de feijão branco –Ingredientes
Dicas:
O canal Nhac GNT, apresenta neste vídeo a culinarista vegana Alana Rox ensinando um receita bem simples, que consiste em amassar o feijão branco e o inhame cozidos e temperar bem. Após isso, fazer bolotinhas e passar na farinha de linhaça dourada. Em seguida levar ao forno por uns 20 minutos para dourar.
Bem fácil, não é mesmo?
Ingredientes
Paula Lumi mostra, neste vídeo do seu canal Presunto Vegetariano, uma versão alternativa de homus que leva feijão branco na composição, ao invés de grão-de-bico, e é perfeita pra servir com pães, torradas, saladas e legumes cozidos.
Ingredientes
O canal VegTube apresenta uma receita de queijo vegano bem fácil de fazer, que só precisa triturar feijão branco, mandioquinhas cozidas no processador ou liquidificador, temperar e misturar com polvilho azedo e se quiser adicionar levedura nutricional, para dar um gostinho de queijo. Depois, é só grelhar, assar ou cozinhar.
Ingredientes
Tayná Mota – Vegana Bacana, nesse vídeo de seu canal ensina como preparar uma salsicha vegana deliciosa, barata e sem utilizar plástico PVC no cozimento, já que o mesmo quando aquecido e em contato com a comida pode ser prejudicial à saúde.
Ingredientes
Para tirar melhor proveito das propriedades do feijão marinho, confira as dicas e recomendações abaixo:
Embora esse feijão tenha menos ferro, esse mineral é mais bem aproveitado, porque este feijão tem menos fitato, um antinutriente que dificulta a absorção do ferro e outros minerais.
Mesmo assim, se for utilizar este feijão cru ou cozido deixe de molho de um dia para o outro para eliminar esse antinutriente.
Por seu sabor suave, o feijão marinho é um alimento muito versátil. Use a criatividade para utilizá-lo de muitas formas diferentes, inventando receitas fantásticas, do verão ao inverno, das sopas às saladas, passando pelos patês e pelos bolinhos fritos ou assados. Até doce dá para fazer com ele!
E você? Qual a receita que ficou com vontade de fazer primeiro? Conte para nós!
Para mais receitas veganas, talvez te interesse ler também:
Receita de bolo vegano de chocolate: fácil, barato e gostoso
Bolos Veganos: Receitas para Todos os Gostos
Sobrou Arroz e Feijão? 8 Receitas Veganas para Fazer com Sobras
Hambúrguer vegano: as MELHORES RECEITAS estão AQUI
Receitas Árabes: Esfirra, Falafel, Homus e muitos mais
Deliciosas Receitas de Pudins Veganos: sem ovo nem leite
Torta Viva: bem-estar, bom humor e contra a depressão. RECEITAS
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER