Índice
Frita, recheada, assada, grelhada, cozida, como purê, nhoque, no escondidinho… A batata é um ingrediente muito versátil e existem muitas formas de usar esse legume que além de estar disponível o ano todo, é barato, de fácil acesso e com ótimo rendimento.
Que tal aproveitar melhor a batata e fugir do básico? Quer conhecer receitas deliciosas e surpreendentes sendo a batata o ingrediente principal?
E lembre-se, além de versátil, em todas as receitas pode-se usar qualquer tipo de batata, inglesa, asterix, doce, baroa e outras.
Essa receita de churros de batata é diferente e deliciosa. Com muito queijo, essa massa de batata frita em óleo é uma forma perfeita de fazer churros salgado.
Anote os ingredientes e siga o vídeo do Canal Viver Sem Trigo por Paula Martins.
Essa receita clássica francesa é de comer com os olhos. Deliciosa, delicada e linda!
É parecida com a receita do churros só que é feita ao forno.
Ingredientes
Acompanhe o modo de fazer nesse vídeo do Canal Recipe 30. É muito fácil!
Hambúrguer é um coringa na manga e se for saudável e vegano, melhor ainda! Essa receita é do Tudo Receitas.
Ingredientes
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 250°C e separe todos os ingredientes.
Espere que o purê esteja morno para frio para misturar os demais ingredientes.
Enquanto isso, hidrate a linhaça com a água por 15 minutos, rale a cenoura no ralo fino e esprema todo o líquido que houver nela.
Misture todos os ingredientes muito bem até que forme uma massa uniforme e consistente a ponto de formar o hambúrguer. Se você perceber que sua massa está ainda muito líquida ou úmida demais, acrescente um pouco mais de aveia em flocos finos.
Modele os hambúrgueres e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos a 200-250ºC ou até que fiquem dourados. Pode congelar, os hambúrgueres antes de levar ao forno, se desejar.
Dica: a textura irá depender da qualidade da batata usada, da quantidade de água que ela possui, e também do líquido da cenoura.
Veja mais receitas de hambúrguer vegano em:
Essa versão de bacalhoada vegana de batatas. Fica divina, vale a pena.
Ingredientes
Modo de preparo
Corte os ingredientes em rodelas, considere que as rodelas de batata sejam finas porque os demais ingredientes ficam prontos bem rápido.
Em um refratário monte o prato intercalando as fatias de batata, palmito, tomate, pimentão e cebola.
Adicione as azeitonas de maneira uniforme e coloque bastante azeite. Salpique a gosto os temperos como sal, pimenta, sumo de limão, salsinha e nori, sempre dando um pouco de atenção para as partes entre as camadas.
Leve ao fogo pré-aquecido a 220°C de 30 a 40 minutos ou até que as batatas estejam macias.
As batatas dauphine, também conhecidas como batatas noisette, são bolinhas de batata com casquinha crocante e interior cremoso.
Essa receita é tão original que vai te remeter aos bufês de festa de casamento. Simplesmente sensacional!
Ingredientes
Modo de preparo
Descasque as batatas, corte em pedaços e cozinhe em uma panela com água e um pouco de sal, até ficarem macias, mas não ao ponto de se desmanchar.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorra e salteie por 3 minutos, ou até secarem, em uma frigideira com um fio de óleo.
Retire, espere esfriar e amasse até reduzir em consistência de purê. Reserve.
Agora é necessário preparar uma massa, que leva o nome de massa choux.
Para isso leve ao fogo em uma panela, a manteiga, a água e um pouco de sal. Quando ferver, retire e acrescente a farinha de uma vez só, mexendo vigorosamente até virar uma massa lisa.
Leve de novo ao fogo, desta vez ao fogo baixo, e fique mexendo até a massa desgrudar do fundo da panela. Retire para um prato e deixe amornar.
À parte, bata os ovos e, pouco a pouco, enquanto mexe, adicione à massa do passo anterior que deverá ficar lisa e cremosa, mas não muito mole. Junte a mistura anterior ao purê de batata e acerte o sal.
Misture muito bem, modele em bolinhas com cerca de 3 cm de diâmetro e frite em óleo quente, até dourar.
Preparado com batatas, esta tradicional receita judaica é deliciosa e vale a pena aprender.
Ingredientes
É muito simples. Rale as batatas, a cenoura e a cebola. Escorra bem a água desses legumes e misture os demais ingredientes. Siga o modo de fazer no vídeo do Canal Kasher Caseiro.
Já que estamos falando de pratos da culinária judaica, mais uma receita tradicional à base de batatas. Deliciosa.
Ingredientes para a massa:
Modo de preparo da massa
Junte todos os ingredientes, pode usar uma batedeira e deixe a massa descansar por 60 minutos. Depois é só passar a massa numa máquina de macarrão ou abrir bem fina no rolo.
Depois faça cortes na massa do tamanho que preferir, recheie com a mistura das batatas e as cebolas caramelizadas, modele os varenikes e cozinhe por um minuto em água fervente e doure numa frigideira com manteiga.
Siga o modo de fazer no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=FE5efgRgFhY
Ainda com pratos da culinária judaica, não podia faltar o Kuguel de Batata. Leve, delicioso e cheio de tradição.
Ingredientes
Modo de preparo
O preparo é fácil, mas tem alguns truques. Coloque o azeite para esquentar num pirex no fogo baixo, porque o segredo é formar uma crostinha bem crocante. Pique a cebola e misture com as batatas raladas, quebre os ovos, misture com os temperos com o sal, pimenta e noz moscada. Misture com as batatas e acrescente o restante do azeite. Leve a mistura ao pirex que já está aquecido e leve ao forno por 45 minutos.
Siga o modo de fazer no vídeo abaixo:
E para finalizar nossa experiência com a culinária judaica, que aprecia tanto a batata e a consegue transformar em pratos tão saborosos e diferentes, o beigale de batata, que parece um pão folhado recheado de batata.
Ingredientes para a massa:
Ingredientes para o recheio:
Preparo
Comece pelo recheio: Coloque em uma panela grande com água as batatas descascadas para cozinhar até que fiquem macias. Passe para uma bacia, amasse bem e tempere com sal e pimenta do reino. Pique as cebolas e coloque-as em uma frigideira bem quente, sem óleo nem sal. Refogue bem por quatro a cinco minutos. Quando começar a dourar, coloque um fio de óleo, abaixe o fogo e deixe fritando, mexendo sempre. Junte as cebolas às batatas amassadas e misture. Prove e veja se precisa de mais sal ou pimenta.
Agora a massa
Em uma bacia, misture a água com o óleo, o sal e o alho espremido. Vá acrescentando farinha de trigo e mexendo, até dar ponto de massa lisa e homogênea. Passe para uma bancada (primeiro salpique a bancada com farinha para não grudar). Abra bem a massa, salpique com maisena (sim, pura, aquela da caixa amarela), dobre a massa, salpique mais maisena, dobre de novo. Vá fazendo isso até não dar para dobrar mais. Isso fará com a massa fique super crocante. Agora, com um rolo de massa abra a massa deixando-a bem fininha. Você pode fazer o bolinho tradicional redondinho.
Dica: Corte em tiras largas, coloque o recheio e enrole como se fosse um strudel. Passe para uma assadeira untada. Com uma espátula ou uma faca, simule os cortes na medida que você desejar. Pincele com 1 gema. Leve ao forno pré aquecido, temperatura média, até dourar. Sirva quente.
Essa receita é do site Chabad.org
Já que estamos falando de culinária tradicional internacional, esta receita é um prato típico da Rússia, lembra panquecas, mas é feita à base de batatas e pode ser uma boa opção para variar o cardápio do café da manhã.
Ingredientes:
Preparação
Descascar as batatas e ralar no ralador pequeno. Descascar as cebolas e também ralar no ralador pequeno (ou bater no liquidificador). Misture as batatas com cebola, adicione o ovo, a farinha, sal, pimenta e misture bem até ficar homogêneo. É necessário fazer tudo rapidamente para a mistura não escurecer. Esquente óleo vegetal na frigideira e coloque a mistura de batata com uma colher de sopa em pequenos bolinhos amassados. Frite os drániki dos dois lados até dourar. Sirva quente.
Essa receita é do Curso Russo
Agora, uma receita tradicional alemã. Nesse bolinho de nome difícil, a batata é o ingrediente principal.
Ingredientes
Modo de preparo
Cozinhar as batatas com casca em água salgada por 20 minutos. Escorrer, deixar esfriar um pouco e descascar.
Espremer as batatas ainda quentes. Misturar o purê de batata com uma pitada de sal, a semolina, a fécula de batata e a noz-moscada.
Com as mãos úmidas, formar cerca de 20 bolinhos com 4 a 5 cm de diâmetro.
Cozinhá-las em água salgada a fogo baixo por cerca de dez minutos, até que bóiem na superfície.
Retirar os bolinhos com uma escumadeira, colocá-los numa travessa e servir como acompanhamento, de preferência com algum molho.
Essa receita é do DW.
Ainda na “pegada” internacional, essa tortilha espanhola é dar água na boca.
Ingredientes
Modo de preparo
Lave as batatas, descasque-as e corte-as em rodelas de espessura média. Frite-as em óleo quente e escorra antes de pegarem cor. Tempere e reserve. Refogue a cebola numa frigideira com azeite até murchar. Tempere e reserve.
Ponha os ovos numa vasilha, bata vigorosamente para misturá-los, tempere com sal e pimenta do reino (opcional). Junte a cebola e as batatas fritas nos ovos batidos e misture tudo bem..
Despeje a mistura na frigideira em que refogou a cebola (ou numa omeleteira) e leve ao fogo médio alto até começar a borbulhar nas bordas.
Vire a tortilla com a ajuda de um prato, quando começar a borbulhar. Despeje-a de volta à frigideira e deixe cozinhar mais um ou dois minutos. Tire do fogo, deixe descansar na panela por alguns minutos (sem tampar) e transfira para o prato de servir. Se a tortilla escorrer um pouquinho quando cortada, está perfeita!
Pode acrescentar pimentões verdes fritos à receita como na Andaluzia se costuma fazer. Use azeite nesta receita. Faz toda a diferença!
Ainda na culinária internacional, não poderíamos deixar de mencionar a Papa a la Huancaína, prato típico do Peru, país de origem da batata.
Ingredientes
Para quem mora ou conhece o estado de São Paulo pode não ser uma novidade, mas garanto que para os demais, essa é uma invenção inusitada.
Ingredientes
Modo de preparo
Cozinhe as batatas e uma batata reserve numa cocção um pouco mais firme, porque depois ela será ralada, porém deve estar cozida. Com as duas batatas mais amolecidas, faça um purê temperando com sal, pimenta e misturando a manteiga.
Montagem
Sobre a massa da pizza espalhe o molho de tomate, espalhe o purê, o queijo ralado. Com a batata que restou mais endurecida rale sobre a pizza, finalize com rodelas de tomate, azeitonas e orégano e leve ao forno à lenha ou convencional bem quente até dourar.
Essa pizza é um espetáculo.
Torta é básica, mas essa não é nada comum. Sendo a batata o ingrediente principal, vale a pena conferir.
Ingredientes da massa
Ingredientes do recheio
Modo de preparo da massa
Em uma tigela, misture a farinha, o sal, o curry e a manteiga cortada em cubos. Adicione os líquidos e amasse bem a massa com as mãos, de forma que fique lisa e homogênea. Faça uma bola com a massa e leve à geladeira por 30 minutos.
Modo de preparo do recheio
Lave bem as batatas com a casca e cozinhe-as em água fervente com sal até que fiquem em ponto “al dente”. Escorra, deixe esfriar e então descasque-as. Reserve. Pique as cebolas em cubos. Em seguida, aqueça uma panela e coloque o azeite. Refogue as cebolas até ficarem douradas. Reserve.
Montagem
Pré-aqueça o forno à 180°C. Enquanto isso, abra a massa em uma superfície lisa e acomode-a em uma forma desmontável média, untada e enfarinhada.
Corte as batatas em rodelas finas. Em seguida, espalhe-as por cima da massa. Coloque também a cebola refogada e reserve.
Em uma tigela, bata os ovos como para omelete. Junte então o creme de leite, o curry, o sal e a pimenta do reino. Misture bem e jogue esse preparo por cima das batatas.
Finalize com o queijo ralado por cima e leve a torta ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que o recheio fique bem cozido e dourado. Ao servir, salpique o gergelim. Consuma quente ou morna.
Essa receita é da Revista de Mulher.
Um pouco menos diferente, mas nada básico, vamos de pão de batata que pode ser feito com qualquer tipo do de batata, inglesa, baroa ou ainda a batata-doce, todas ficam deliciosas.
Ingredientes
Modo de preparo
Em uma travessa, misture a farinha, uma pitada de sal e o fermento para pão. Acrescente a água pouco a pouco, misturando na massa.
Quando a água estiver bem incorporada, acrescente as batatas cortadas em pedaços e continue a amassar durante bons 5 minutos. Cubra e deixe a massa crescer por 1 hora. Coloque então sua bola de pão sobre uma folha de papel manteiga e deixe crescer por mais 30 minutos.
Leve ao forno pré-aquecido a 240ºC por 15 minutos, então diminua a temperatura para 180ºC e deixe cozinhar por mais 15 minutos. Sirva ainda quentinho.
Para finalizar, vamos de doce de batata doce, mais conhecido em sua forma comercial como “marrom glace”.
Ingredientes
Calda
Finalizar com
Modo de preparar
Cozinhar as batatas descascadas até ficar bem mole. Escorra e amasse bem. Junte uma xícara de açúcar e misture bem. Reserve. Numa panela, coloque as três colheres de açúcar para caramelizar. Retire do fogo, acrescente a água quente e volte ao fogo para dissolver o açúcar, mexa bem. Retire do fogo e junte as batatas amassadas com açúcar. Reserve. Prepare a gelatina sem sabor, dissolvendo com um pouquinho da água morna e junte no doce, mexa bem e volte a panela ao fogo, mexa por alguns minutos. Despeje num marinex untado com óleo, leve à geladeira e depois de frio pode desinformar, cortar e servir. Bom apetite!
Talvez te interesse ler também:
23 usos alternativos para as batatas: saúde, beleza, casa e jardim
Batata gratinada: 3 receitas para a batata ficar perfeita e crocante
Não jogue casca de batata fora: veja lista de coisas para fazer com ela
Suco de batata-doce: benefícios e como fazer em casa
Receitas com abobrinha: ideias fáceis, econômicas e rápidas
O que fazer com sobras de pão? Dicas e receitas TOP
Sopa de Legumes, que delícia! Receitas Simples, Fáceis e Light
Creme de espinafre: receitas fáceis, saudáveis e super gostosas
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER