Índice
Os molhos são uma ótima pedida para trazer sabor e levantar o prato. Uma salada pode parecer simples, mas a mera adição de um molho, pode deixar a comida especial e muito mais saborosa.
Molho agridoce, é um termo genérico que pode ser atribuído a diversos tipos de preparação, seja a base de vinagre ou vinho e açúcar, seja de variadas formas, conserva, geleia, picles, chutney, compota, relish e por aí vai.
Não existe uma receita única nem tampouco um único tipo de preparação.
Originalmente, acredita-se que o molho agridoce tenha surgido na China, numa mistura simples de vinagre e açúcar.
A partir daí, surgiram milhares de formas de preparação, conforme a culinária local.
No ocidente, tornou-se comum misturar frutas às preparações, tanto que quando se fala em agridoce, logo pensamos numa mistura “do doce com o salgado”.
Bem, e é quase isso, se levado ao pé da letra.
Mas o que importa é que um bom molho pode transformar a comida, além de servir como uma forma bem eficaz de aproveitar melhor os alimentos e conservá-los. Até porque, os melhores molhos, geralmente, se transformam em excelentes formas de aproveitar e conservar os alimentos.
Se está se perguntando por onde começar, a melhor coisa a fazer é escolher os produtos que mais gosta.
Depois, pode se aventurar e tentar sair da zona de conforto e preparar um molho mais elaborado, cheio de contrastes e que impressionam o paladar.
A seguir, algumas ideias de receitas de molho agridoce, lembrando que os ingredientes podem ser alterados, as formas e texturas podem ser variadas.
Uma boa dica é usar geleia de fruta com base de molho. Misturar geleia com vinagre ou vinho e especiarias, pode trazer um resultado surpreendente. Use a imaginação!
Em primeiro lugar, como não poderia faltar, o básico mais potente, molho teriyaki de origem oriental.
Ingredientes
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo até ferver, reduzir e engrossar, cuidado para não ferver demais e virar caramelo, lembre-se que ele engrossa muito ao esfriar.
Se você não tiver o saquê, pode fazer sem ele que também fica bom.
Como a base de um molho agridoce supostamente original é o vinagre e o açúcar, nada melhor que iniciar por onde tudo começou.
Aqui é a imaginação quem manda e, seguindo a temática agridoce, seguem algumas sugestões.
Ingredientes
Modo de fazer: junte todos os ingredientes numa panela e cozinhe por 15 minutos em fogo médio. Coe e guarde numa garrafa esterilizada.
Muitas frutas podem ser usadas para dar sabor ao vinagre. Utilize vinagre tinto para frutas vermelhas e vinho branco para frutas mais claras.
Ingredientes
Modo de fazer: leve tudo para ferver, por 15 minutos. Deixe esfriar, coe e armazene numa garrafa.
Esse vinagre é maravilhoso na salada, acrescente cubos de melão e vá à loucura.
Em uma panela aqueça
Deixe levantar fervura até o açúcar derreter.
Desligue.
Numa garrafa, monte um espeto intercalando uma pitanga e uma casca de laranja, cubra com o vinagre e sele.
Esse vinagre rende um molho de sabor agridoce surpreendente.
Numa panela, aqueça
Quando levantar fervura, desligue, coe e guarde numa garrafa de vidro esterilizada.
Aqui trazemos duas receitas bem básicas. Mas ambas muito gostosas. Quem disse que o básico não pode ser bom?
E para começar, nada melhor que uma receita bem simples, fácil e rápida.
Receita 1
Junte tudo em um recipiente à parte e acrescente
Leve o molho ao fogo baixo até engrossar na espessura que desejar.
Receita 2
Coloque no liquidificador
Misture bem e deixe descansar.
A partir daqui as receitas são mais elaboradas, mas o resultado vale a pena. Esse é um molho picante que vai te surpreender.
Ingredientes
Modo de fazer: derreta a manteiga, adicione as maçãs e deixe cozinhar lentamente até ficar macia. Após, coloque os demais ingredientes e mexa bem.
Deixe ferver e cozinhe por 20 minutos, após, escorra e guarde num vidro esterilizado.
Rende 1,5 kg.
Esse molho é simplesmente sensacional. Perfeito para agradar os paladares mais exigentes e encantar com a potência de sabor e sofisticação.
Ingredientes
Como preparar: Corte os figos ao meio ou em quatro, dependendo do tamanho, junte todos os ingredientes numa panela e aqueça até o vinagre começar a borbulhar, reduza a chama e cozinhe por 20 minutos ou até o vinagre reduzir. Guarde num pote esterilizado. Guardar na geladeira.
Na hora de servir, dê uma leve aquecida para readquirir a viscosidade do molho.
Ainda no figo, essa fruta é um excelente condutor de sabor e fica maravilhoso em pratos salgado, além de ser muito sofisticado.
Nessa versão, você vai precisar de:
Modo de preparar: corte os figos e numa panela aqueça a fruta com o mel, junte o vinho e a pimenta picadinha e cozinhe até o molho começar a engrossar. Coe para retirar os pedaços de figo e guarde num pote ou garrafa de vidro.
Esse molho pode ser feito como base utilizando qualquer geleia. É fácil, rápido e pode fazer diferença no prato.
Ingredientes
Modo de fazer: Junte a geleia, o aceto balsâmico, o vinagre de vinho tinto, o mel, o caldo de tomate e o gengibre. Misture tudo.
Leve ao fogo brando em uma frigideira até desmanchar a geleia.
Misture à parte a maizena com a água.
Acrescente ao molho e misture sem parar com uma colher de pau até que o molho fique espelhado e no ponto de calda rala e está pronto.
Esse molho é especial porque a cor fica simplesmente divina. De comer com os olhos.
Ingredientes:
Modo de fazer:
Retire os caroços das ameixas e corte em pedaços pequenos.
Numa panela, leve ao fogo a água, o açúcar e a pitada de sal, ferva até obter uma espuma brilhante. Junte as ameixas, a canela e deixe ferver até que as ameixas estejam macias e escuras, mas sem desmanchar completamente. Se precisar, acrescente um pouco de água para dar o ponto de engrossar.
Retire do fogo, adicione o vinagre aos poucos, experimentando para que fique no sabor ideal para o seu paladar.
Coloque o molho em vidros esterilizado.
Esse molho é um pouco trabalhoso, mas vale a pena. Encanta no sabor e na cor, mas é nos nutrientes que ele é campeão. Por ser a base de beterraba, ele é muito saudável e altamente nutritivo, servindo, inclusive, como complemento vitamínico para pessoas com anemia.
Ingredientes:
Modo de preparar: Corte as beterrabas pela metade e se tiver umas muito grandes, corte em 4 pedaços. Disponha as beterrabas em uma frigideira grande e funda que tenha tampa. enquanto cozinha as beterrabas adicionando a água e 1/2 colher de chá de sal, tampe a frigideira, e deixe cozinhar.
Quando começar a borbulhar, levante a tampa para ver se está fervendo. Abaixe o fogo, tampe de novo e deixe cozinhar até que fiquem macias, porém firmes.
O tempo de cozimento é de mais ou menos 40 minutos.
Remova as beterrabas e coloque em uma travessa para esfriar.
Com uma colher de pau mexa o molho que restou no fundo da panela que cozinhou as beterrabas e deixe reduzir em fogo baixo por uns dois minutos mais ou menos. Adicione o vinagre e o açúcar mascavo e deixe apurar por 2 minutos.
O molho está pronto. As beterrabas cozidas você pode utilizar como melhor desejar.
Os ketchups são condimentos doces e picantes, geralmente feito à base de vegetais e frutas, vinagre, açúcar e especiarias, ou seja, à base de molho agridoce.
Para fazer um ketchup de tomate, você vai precisar de
Deixe ferver por duas horas, mexendo ocasionalmente para não queimar.
Passe a mistura por uma peneira para retirar as sementes, retorne a panela e acrescente
Ferva lentamente até engrossar.
Esse relish é um molho agridoce maravilhoso e fica excelente na salada ou sobre assados, pode ser legumes, por exemplo.
Ingredientes:
Modo de preparar: Com um descascador de legumes retire a casca da laranja e corte em tiras de 5 cm e reserve. Separe os gomos das laranjas. Aqueça o azeite, refogue a cebola, junte a maçã, as sementes e refogue. Junte os gomos de laranja, as cascas e o vinagre e cozinhe por 50 minutos em fogo brando.
Deixe esfriar e guarde na geladeira. Esse relish dura até 6 meses.
O chutney pode ser feito com praticamente qualquer fruta ou legume. Trata-se de um molho com a consistência mais firme, mais parecido com uma geleia em alguns casos.
Mas a forma de uso e preparo, não deixa de ser um molho e nesse caso, na melhor forma agridoce, afinal leva vinagre, fruta e açúcar como base.
O segredo é cozinhar bastante, deixando apurar, até obter uma consistência espessa, como a de geleia.
Outra coisa a se considerar é a ousadia para misturar sabores, quanto mais contraste, melhor.
Ingredientes:
Modo de fazer:
Coloque a cebola e os tomates numa tigela, polvilhe sal e reserve por algumas horas antes do preparo. Escorra e transfira para uma panela, junte a maçã e a uva-passa e cozinhe até as frutas estarem macias, junte os demais ingredientes e cozinhe por 45 minutos. Armazene em potes.
Dica de como intensificar os sabores: Escolha as especiarias, cominho, coentro, cravo, pimentas e pimentões, gengibre, páprica, sementes de mostarda e alho.
Essas são a base de tempero do chutney.
Soque os condimentos num pilão antes de usar.
Esse molho é muito saboroso e pode servir de recheio de quiche, por exemplo.
Modo de preparo: Derreta o creme vegetal em uma panela e adicione a cebola. Caramelize a cebola. Para saber o ponto, basta olhar o fundo da panela, irá se formar um fundo marrom/castanho na panela (isso não é queimado, não se preocupe). Não deixe ficar preto o fundo da panela, para isso cozinhe em fogo baixo mexendo sempre.
Misture a água com o shoyu, coloque uma pequena quantidade na panela, apenas para desgrudar o fundo marrom/castanho e misture bem.
Dissolva o amido de milho no líquido restante e adicione a panela.
Deixe em fogo baixo, mexendo sempre até que engrosse.
Verifique o tempero. Sirva quente.
Esse picles é maravilhoso e se transforma num molho agridoce divino.
Ingredientes:
Modo de preparar: Coloque os limões dentro de uma tigela com água e deixe de um dia para o outro.
Escorra a água e corte os limões em pedações pequenos, descartando a parte superior e inferior e as sementes para que não amargue.
Cubra-os com sal para retirar a umidade por algumas horas. Com a água que irá soltar dos limões com sal, coloque numa panela com as sementes e o açúcar, deixe ferver e assim que levantar fervura desligue e junte a pimenta.
Quando esfriar, junte os limões picados e coloque em potes esterilizados.
Esse chucrute é saudável, daqueles acompanhamentos rápidos e nutritivos, fica excelente como molho de sanduiche e pastel.
Ingredientes:
Modo de fazer: aqueça o azeite, junte a cebola e refogue. Depois junte o repolho, o vinagre, a sidra, o sal, o açúcar e deixe ferver.
Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, adicionando água se precisar. Armazene em um pote esterilizado.
Talvez te interesse ler também:
Bolo De Maçã: 11 Receitas Fáceis e Saudáveis
Pizza para Todos – Receitas Fáceis e Versáteis para Fazer em Casa
5 RECEITAS de Patê de Azeitona Para Você se Deliciar
Categorias: Receitas saudáveis
Publicado em 01/01/2021 às 7:30 pm [+]
showww