Índice
A abobrinha é um legume muito saudável e versátil, podendo ser consumida de diversas maneiras. Uma delas é o famoso espaguete de abobrinha, que tem sido o queridinho das dietas low carb, principalmente por ser uma ótima opção para saborear um espaguete sem glúten.
Para fazer só o espaguete de abobrinha é bem simples, pois basta apenas uma abobrinha e um ralador de legumes para conseguir a “massa”.
Os recheios e combinações, ficam por conta do freguês, mas nós separamos algumas receitas bem fáceis e saborosas como ideias para quem deseja incrementar este prato, ou mesmo para experimentar pela primeira vez!
Leia também:
Neste artigo vamos mostrar:
Não tem coisa mais fácil, pois para fazer o espaguete de abobrinha você precisa apenas de uma ou duas abobrinhas italianas médias (ou uma grande), lavadas e com casca. Também vamos precisar de um ralador de legumes ou um espiralizador (rala em formato de espiral). Se não tiver nem um, nem outro, tem também a opção de cortar com a faca mesmo, fazendo fatias bem fininhas. Só é preciso ter paciência e disposição!
Depois de ralar a abobrinha inteira, não é necessário cozinhar, como é feito com o espaguete normal. Basta refogar a abobrinha numa frigideira com um pouco de azeite e alho, que o resultado já fica espetacular!
Como exemplo, separamos um vídeo do Receitas do Chico José, ensinando o passo a passo para fazer o espaguete de abobrinha, utilizando o ralador de legumes.
Se você não tiver o ralador, não tem problema nem segredo. Você vai apenas precisar de uma boa faca afiada e uma boa tábua de cortar alimentos. Siga os seguintes passos:
Fonte foto: giallo zafferano
Se quiser variar um pouco o seu espaguete de abobrinha, experimente essa opção com cenoura e ervilhas. O processo é praticamente o mesmo e essa receita também é bem fácil e rápida de preparar.
Além da abobrinha, você vai precisar também de uma ou duas cenouras (dependendo da fome) e ervilhas frescas. No vídeo da VegTube, também é ensinado como preparar o espaguete, mas ao ralar, não utiliza-se o miolo da abobrinha no espaguete. O miolo pode ser cozido depois com tomate e cebola, servindo como opção de “mistura” vegana.
Nesse preparo, refoga-se primeiro quatro dentes de alho com azeite e a cenoura, depois de dois minutinhos, coloca a abobrinha e finaliza com ervilhas. O tempero é a gosto! Vejam o vídeo para acompanhar o passo a passo.
A Bete com carinho, ensina uma maneira bem rápida e prática de preparar o espaguete de abobrinha. Porém, ela utiliza uma abóbora (e não abobrinha), mas o resultado também é muito bom e serve de ideia para quem precisa preparar uma comidinha rápida e prática.
Basta refogar um dente de alho e meia cebola no azeite. Depois acrescente meio tomate picado, refoga mais um pouco e coloque também meia lata de molho de tomate. Tempere com orégano, uma pitada de sal e uma pitada de açúcar para retirar a acidez do molho de tomate.
Deixe ferver por alguns minutos e depois acrescente a abobrinha (ou abóbora) ralada. Se preferir, acrescente um pouco de pimenta ou o tempero de preferência.
Mexa um pouco e deixe cozinhar por apenas dois minutos! (Não deixe cozinhar muito para não desmanchar). Acrescente um pouco de cebolinha, salsinha ou coentro para finalizar e é só servir. Simples, rápido e gostoso (como a Bete mesma diz)!
Essa receitinha é da famosa e divertidíssima Dani Noce, que ensina um macarrão de abobrinha vegano e fit, como ela mesma diz. Esse preparo é um pouquinho mais elaborado, mas não é tão difícil.
Para essa receita você vai precisar de:
Modo de preparo:
Coloque os tomates cortados em 4 partes e sem sementes em uma forma e tempere com sal e pimenta a gosto. Corte o topo das cabeças de alho e embale cada uma no papel alumínio e coloque na forma junto aos tomates para assar em forno pré-aquecido em 160º. Deixe assar por 30 minutos, retire os tomates e deixe as cabeças de alho no forno até completar 1 hora, para formar uma pastinha.
Depois que o alho assa, ele perde o gosto forte e dá uma certa caramelizada, não sendo necessário colocar açúcar depois para equilibrar o pH do molho de tomate. Coloque os tomates assados e o alho (sem casca) no processador e bata tudinho até formar uma pastinha e reserve.
Comece a preparar a abobrinha, utilizando uma mandolina ou ralador de legumes para ralar a abobrinha. Feito isso, corte os cogumelos em quadradinhos (apenas os maiores), para deixar mais ou menos tudo do mesmo tamanho).
Aqueça uma frigideira grande, coloque as 2 colheres de sopa de azeite e os cogumelos para refogar. Tampe a frigideira para os cogumelos soltarem um pouco de água e depois destampe para a água que formou secar. Acrescente 8 tomatinhos cereja e deixe cozinhar até eles murcharem. Coloque a abobrinha, misture tudo e acrescente o molho de tomate. Ajuste o sal e a pimenta e deixe o molho engrossar um pouco. Acrescente folhinhas de manjericão no preparo do prato e bom apetite!
Essa é uma opção bem parecida com as anteriores, porém o Wesley do Receitas que amo, utiliza mostarda e ketchup no molho.
Para essa receita você vai precisar de:
Vejam o modo de preparo no vídeo, é super simples!
Sentiu falta de uma proteína nessas receitas? Calma que temos uma sugestão de bolonhesa feita com carne de soja! Fica super parecido com a bolonhesa tradicional e é uma ótima alternativa vegana, veja só:
Modo de preparo:
Hidrate a soja com água quente, deixando de molho por 15 minutos. Escorra a água para ficar soltinha.
Em uma panela, refogue a cebola e o alho, acrescente a proteína de soja e mexa um pouco. Acrescente o shoyu e misture bem. Tempere com sal e pimenta do reino, acrescente o cheiro verde e o tomate pelado. Deixe cozinhar por 10 minutos e está pronto!
Depois de preparar esse molho bolonhesa de soja, é só jogar por cima do espaguete de abobrinha e ser feliz (e saudável)!
Esperamos que tenham gostado dessas receitas e até a próxima!
Talvez te interesse ler também:
10 RECEITAS COM ABACATE. VEGANAS, SALGADAS E DOCES
ASPARGO: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E RECEITAS
PLANTAR ABOBRINHA É UMA COISA ENGRAÇADA, FÁCIL, GOSTOSA
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER