Índice
Ele não é lá muito conhecido por aqui, mas a gente vai contar tudo sobre esta iguaria: aspargo!
O aspargo (Asparagus officinalis) é muito popular no continente europeu, porque é uma planta típica de temperaturas mais frias. É verdade que o preço dele é elevado no Brasil, o que o torna uma iguaria. Em média, o quilo do aspargo custa de R$ 25 a R$ 30. Mas, de vez em quando, vale a pena degustá-lo, não apenas pelo seu sabor mas, também, por suas propriedades nutricionais.
A nutricionista Samanta Brito conta que “o aspargo tem uma concentração generosa de antioxidantes, como compostos fenólicos e flavonoides”, além de ser fonte de vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio, ferro, selênio, ácido fólico e manganês.
Ele ainda tem carotenoides, como o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina, os quais previnem contra várias doenças, entre elas a osteoporose.
Para quem é vegano, o aspargo contribui na substituição de fontes de cálcio, como os laticínios.
Aspargos também são ricos em vitaminas A e C, glutatina e em minerais como zinco, manganês e selênio, sendo um antioxidante natural, já que esses nutrientes fazem uma renovação celular eficiente e eliminam toxinas do organismo.
Como fonte de ferro e ácido fólico (vitamina B9), é capaz de prevenir anemia, depressão e algumas doenças cardiovasculares.
Já a sua alta concentração de fibras melhora o funcionamento do intestino e dá sensação de saciedade, ajudando em dietas de emagrecimento. Sem falar em seu baixo teor calórico, visto que 100 gramas do alimento contêm apenas 20 calorias.
Outra vantagem do aspargo é que ele é diurético, por conter glúcidos e saponina, dois compostos que fazem eliminar toxinas pela urina. Detalhe: o odor da urina fica forte após comer aspargos. Isso é normal.
Por causa dessa propriedade diurética, o aspargo é um ótimo aliado para quem sofre com pressão alta, pois contribui para regular a pressão arterial com a eliminação do excesso de sódio do organismo.
Há uma variedade enorme de aspargos para ser consumida: fresco, em conserva, branco e verde e até roxo. Por aqui, é mais fácil encontrar o verde.
De acordo com o site português CRI, existem muitas variedades de aspargos, como o aspargo inglês, que não tem o talo muito grosso; o aspargo italiano, que tem uma cor violeta e é menos saboroso; e o francês, que é uma variedade com talos menos grossos e uma ponta de cor violeta clara. Na Holanda, Alemanha e Bélgica são comuns os aspargos brancos, cultivados de uma maneira que não desenvolvem a clorofila. Os brancos crescem sob a terra, enquanto os verdes sobre a terra. Por este fazer fotossíntese, é mais nutritivo do que aquele. Já o aspargo violeta, comum na Itália, tem mais açúcar e menos fibras.
Os aspargos gostam do frio. Por isso, é preciso armazená-los na geladeira para serem mantidos frescos. Eles ficam bons durante 3 ou 4 dias guardados em vasilhas. Não devem ser armazenados embalados, a fim de que suas pontas não quebrem.
Antes de preparar qualquer receita com aspargos, você deve realizar algumas etapas.
A primeira é lavá-los em água corrente, já que eles são plantados em terrenos arenosos. O WikiHow sugere segurar o legume debaixo da água por um tempo. Caso a areia estiver nas pontas, encha uma vasilha grande com água fria, mergulhe os aspargos na água até remover toda a areia.
Depois, corte as partes mais claras e duras do talo, para deixar os aspargos do mesmo tamanho. Segundo o site Sabor Básico, eles devem ser cozidos em uma panela estreita e alta. As partes macias devem ficar para fora da água. O cozimento dura, em média, de 5 a 10 minutos, a depender da espessura dos aspargos. Os talos podem ser, depois, aproveitados em caldos e sopas.
Vamos às receitas!
Essa receita do GShow é simples e deliciosa.
INGREDIENTES:
MODO DE PREPARO:
Em uma frigideira, aqueça o azeite e coloque os aspargos e o alho.
Adicione uma pitada de sal e pimenta. Misture e tampe a panela.
Mexendo de vez em quando, deixe cozinhar até que os aspargos estejam al dente (cerca de 10 minutos), ou cozidos a seu gosto.
INGREDIENTES:
Confira o passo-a-passo no vídeo a seguir:
Essa quiche é muito saudável, pois é feita com amaranto.
INGREDIENTES:
Massa:
Recheio:
MODO DE PREPARO:
Massa:
Misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Em seguida, coloque a mistura sobre uma assadeira de fundo removível e leve ao forno, em temperatura média, por cerca de 20 minutos. Não esqueça de fazer furos na massa com um garfo.
Para o recheio, é só misturar tudo e colocar sobre a massa já assada. Retire a casca dos aspargos com a ajuda de um descascador de legumes. Corte-os de forma longitudinal e coloque-os sobre o recheio. Por fim, acrescente o parmesão ralado.
Retire do forno até a massa ficar firme e dourada. Deixe esfriar por 10 minutos e sirva. Confira o vídeo dessa receita:
INGREDIENTES:
Massa:
Recheio:
Cobertura:
MODO DE PREPARO:
Recheio:
Numa panela, coloque a manteiga, deixe-a derreter e coloque o alho amassado para tostar. Em seguida, acrescente a cebola até dourar. Coloque o tomate e tempere com pimenta e sal. Acrescente o milho e os aspargos e, por fim, o cheiro verde.
Coloque o amido de milho para engrossar o recheio. Deixe ferver um pouco para “sumir” o amido de milho.
Massa:
Misture o amido de milho e a farinha no próprio pirex onde você vai formar a massa. Misture os dois ingredientes e ao mesmo tempo esparrame-os na forma, já dando o formato da massa.
Cobertura:
Coloque os ovos inteiros no liquidificador junto com a nata e o queijo. Bata até misturar bem.
Sobre a massa, coloque o recheio e, por último, a cobertura.
Leve ao forno a 180 graus por 40 minutos.
Confira essa receita no vídeo:
Existem muitas receitas para você fazer com aspargos. Esse alimento é delicioso e vale muito a pena consumi-lo para aproveitar todos os seus benefícios!
Talvez te interesse ler também:
SUCO DE ESPINAFRE É SUPER NUTRIENTE! VEJA 5 RECEITAS!
CHÁ DE ALCACHOFRA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E COMO FAZER
CREPIOCA: 5 RECEITAS INCRÍVEIS COM VÍDEO
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER