Índice
Engana-se quem pensa que preparar massa de macarrão caseiro é uma tarefa difícil. Os ingredientes básicos para preparar essa massa são basicamente farinha de trigo e ovos! No entanto, existem algumas variações e truques, tanto no preparo da massa, quanto na forma de abrir e cortar. Vamos aprender?
Quem não gosta de uma boa massa, não é mesmo? Nem precisa ser italiano para apreciar um bom macarrão e quando ele é caseiro então? Hummmm… É uma delícia! Mais fresquinha, mais saudável e mais saborosa!
Porém, se você tem restrições alimentares como eu que não posso mais comer alimentos que contenham glúten, ovo, leite e soja, fiquem tranquilos que, graças a Deus, já existem versões para atender a essa demanda.
Nesse artigo vamos aprender 8 versões de massa caseira:
{index}
MAS, ANTES VAMOS ÀS DICAS PARA FAZER MASSA DE MACARRÃO CASEIRO:
Para ilustrar cada uma dessas massas caseiras, separamos alguns vídeos bastante didáticos que ajudarão a mostrar como é fácil fazer macarrão caseiro. Porém, antes dos vídeos, anotem essas dicas que a maioria deles ensina:
PRONTO! DICAS DADAS, VAMOS ÀS RECEITAS!
(Equipamento para abrir e cortar)
No vídeo abaixo do “Tô bem na cozinha”, é ensinado o passo a passo detalhado de como preparar uma massa tradicional, bem como a maneira correta de abrir e cortar em diferentes formatos. Neste caso é preciso ter a máquina. Mas para quem ama macarrão, vale a pena comprá-la!
Aqui neste vídeo, o Master Chef Aloísio ensina uma maneira mais prática de preparar a massa caseira, que não precisa de máquina. É tudo à mão. Ele também ensina uma opção de molho com sálvia na manteiga. Com a sua massa dá pra fazer ravioli ou talharim. Confira:
Nesse outro vídeo, a Drica ensina uma versão de massa misturando a farinha de trigo com semolina, para ficar uma massa um pouco mais encorpada. Essa massa serve inclusive para preparar lasanha, bastando cortar no formato desejado:
E aqui chegamos em uma das versões que se encaixa com o meu perfil atualmente: massa de macarrão caseiro sem ovos! Isso é possível? Sim! Basta utilizar apenas a farinha, água e sal! Sigam o vídeo:
Também é possível preparar massas caseiras integrais. Para isso, basta substituir a farinha de trigo normal, pela integral. Vejam o resultado:
Se você quer dar mais sabor à massa caseira e deixá-la ainda mais nutritiva, saiba que é possível misturar alguns vegetais no preparo. Nesse caso, a Thaís Nogueira ensina a preparar uma deliciosa massa fresca de espinafre. No início do vídeo ela dá dicas de como preparar o espinafre antes de utilizá-lo na receita. Siga a receita completa:
Da mesma forma que no vídeo anterior, selecionamos também um vídeo que mostra como fazer outros tipos de massas coloridas. Não, você não vai misturar todos os legumes de uma só vez… (risos)
É colorida porque ele ensina a fazer a massa caseira de cores diferentes: verde (espinafre), laranja (cenoura com açafrão) e vermelha (beterraba).
Nesse vídeo, Maurício Rodrigues também dá sugestões de incorporar outros ingredientes na massa para favorecer a coloração, bem como a substituição da farinha tradicional pela própria farinha do vegetal escolhido. Veja as super dicas dele e leve cor à tua mesa:
E aqui, mais uma opção de massa caseira para atender não só a minha demanda, mas a de muitas pessoas que se encontram na mesma situação que a minha: Massa fresca SEM GLÚTEN! (No meu caso vou tentar misturar a sem ovo com a sem glúten para ver se dá certo!)
Paula Martins é conhecida por sempre adaptar receitas tradicionais para as versões sem glúten. Para conseguir substituir a farinha de trigo, ela fala que é necessário fazer um mix de farinhas com: farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce.
Além disso, para dar elasticidade à massa, ela precisa usar goma xantana e CMC, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou para festa (no caso do CMC). Vejam o vídeo e divirtam-se com a risada gostosa dela no final:
E aí? Gostaram dessas dicas? Eu adorei e confesso que fiquei até com fome só de ver esses vídeos! Esperamos que vocês também gostem, façam o teste com cada uma dessas massas e aproveitem o momento de descontração que é o ato de cozinhar!
Preparar o seu próprio alimento, além de fazer bem para a saúde, faz bem para a mente também, pois é uma verdadeira terapia. Como sugere a Paula Martins no último vídeo, aproveite para relaxar, abrir um vinho e preparar a massa com calma e sem pressa. Nada que é feito com pressa fica bom, desfrute o momento… Carpe diem!
Talvez te interesse ler também:
COMER MACARRÃO À NOITE FAZ BEM: REDUZ ESTRESSE, COMBATE INSÔNIA E NÃO ENGORDA
COMENDO MACARRÃO E PIZZA, ITÁLIA CONSEGUE SER O 3° PAÍS MAIS MAGRO DO MUNDO!
25 DE OUTUBRO É DIA MUNDIAL DO MACARRÃO. VAMOS COMEMORAR?
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER